Como instalar mods no GTA 5

Aprenda a instalar mods no GTA 5 e solte a imaginação em um dos maiores sucessos da Rockstars Games

Diego Melo
• Atualizado há 1 ano e 10 meses

O GTA 5 não tem suporte oficial a mods, mas isso não impediu que a comunidade de jogadores de criasse suas próprias modificações para o game. Se você também quer aproveitar recursos e conteúdos adicionais como novos carros, lugares ou até mesmo modificações completas, confira um guia de como instalar mods no GTA 5.

Alterne entre os personagens que você deseja controlar em GTA 5 (Imagem: Divulgação / Rockstar)
Alterne entre os personagens que você deseja controlar em GTA 5 (Imagem: Divulgação / Rockstar)

Como instalar mods no GTA 5

Antes de instalar uma modificação no GTA 5, vale lembrar que a Rockstar não oferece suporte oficial e nenhum tipo de mod. Isso significa que seu jogo corre o risco de “quebrar” caso instale alguma modificação com defeito. Já no GTA Online, é melhor nem tentar, pois a utilização de mods é proibida e você pode ter sua conta banida.

Vários mods de GTA 5 dependem de uma biblioteca de código chamada “Script Hook V”, que facilita a criação das modificações para o modo single player. O plugin também vem com um trainer, ou seja, uma ferramenta que dá acesso a vários cheats para o jogo, como dinheiro infinito, super velocidade e habilidade de se teleportar por Los Santos.

  1. Baixe o Script Hook V neste link;
  2. Extraia o arquivo ScriptHookV.dll e dinput8.dll para a pasta principal do jogo, na qual está o arquivo GTAV.exe;
  3. Se quiser usar o trainer, também extraia no arquivo NativeTrainer.asi para a mesma pasta;

O arquivo dinput8.dll é um ASI Loader, ou seja, um programa responsável por carregar as modificações criadas com a extensão .asi.

Como instalar mods no GTA 5 / Divulgação / 5mods
Exemplo de mod no GTA 5 (Imagem: Divulgação/5mods)

Outra opção para instalar mods no GTA 5 é o OpenIV. O programa foi desenvolvido para rodar mods no Grand Theft Auto IV, tendo sido atualizado para oferecer suporte para GTA V e também para Red Dead Redemption 2.

  1. Baixe o instalador do OpenIV neste link;
  2. Após a instalação, abra o OpenIV e clique em GTA V;
  3. Informe a localização da pasta do jogo. Se for do Steam, normalmente fica em /steamapps/common/Grand Thef Auto V.  A versão da Epic Games geralmente está localizada na pasta “Epic Games”, dentro de “Arquivos de Programas”;
  4. No menu do programa, clique em “Tools” e depois em “ASI Manager”;
  5. Instale as opções de loaders disponíveis.

Após a instalação do ASI Loader escolhido, você também pode instalar um plugin para habilitar mods que usam scripts criados na linguagem de programação LUA. Para isso:

  1. Baixe o GTAV LUA Plugin neste link;
  2. Extrai o conteúdo do arquivo .zip na pasta do jogo;
  3. As modificações que usam essa ferramenta devem ser copiadas para a pasta “addins”, dentro da pasta “scripts”.
Como instalar mods no GTA 5 / Divulgação / 5mods
Personalize praticamente tudo no jogo (Imagem: Divulgação/5mods)

Como baixar mods no GTA 5

Por fim, faça o download da modificação desejada e siga as instruções para a instalação, a depender do mod. Geralmente, basta descompactar os arquivos na pasta do jogo e usar algum atalho dentro do game para ativar os recursos. Um bom site para baixar mods do GTA 5 é o 5mods.

Por exemplo, para instalar o Menyoo PC, um dos trainers mais baixados do 5mods:

  1. Acesse a página do Menyoo PC e faça o download do mod;
  2. Extraia os arquivos na pasta do GTA V;
  3. Abra o jogo no modo single player e aperte F8 para acessar as opções.

Ainda no 5mods, há conteúdos personalizados de praticamente qualquer coisa, desde melhorias gráficas e correções de bugs até veículos, armas e lugares inspirados em coisas reais. No entanto, instale os mods com moderação, pois eles podem ter incompatibilidades entre si e tornar seu jogo instável.

Com informações: RockPaperShotgun

Relacionados

Escrito por

Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).