Como ocultar um app no iPhone? Saiba esconder aplicativos com biometria ou código pelo iOS

Ocultar um app no iPhone significa ampliar a segurança do telefone ao esconder aplicativos em uma pasta secreta protegida com o Face ID, Touch ID ou código

Lupa Charleaux Lucas Lima

É possível ocultar um app no iPhone ao usar a função “Exigir Face ID” – ou “Exigir Touch ID” – no smartphone da Apple. Essa função está disponível para os aparelhos com o sistema operacional iOS 18 ou superior.

Ao usar essa ferramenta, o aplicativo é movido para a pasta “Ocultos” na Biblioteca de Apps. Assim, é necessário fazer uma autenticação biométrica ou inserir um código para acessar a pasta secreta do iPhone.

Esconder um aplicativo no iPhone é um ótimo meio de aumentar a segurança e privacidade de apps de banco e informações sensíveis. Visto que não é possível encontrar os aplicativos ocultos no iPhone sem ter o código de desbloqueio.

Conheça o passo a passo para ocultar e desocultar um aplicativo no iPhone.

Como ocultar um app no iPhone

1. Segure o toque no app que você deseja ocultar

Na Tela de Início do seu iPhone, segure o toque em cima do ícone do aplicativo que você deseja ocultar até abrir um menu de ações rápidas.

2. Selecione “Exigir Face ID” para ocultar o app no iPhone

Toque na opção “Exigir Face ID” – “Exigir Touch ID” ou “Exigir Código”, dependendo do dispositivo – para iniciar a ação para ocultar o aplicativo no iPhone.

3. Toque em “Ocultar e Exigir Face ID” para esconder o app no iPhone

Escolha a opção “Ocultar e Exigir Face ID” e faça a autenticação biométrica ou com código. Depois, toque no botão “Ocultar app” para esconder o aplicativo no iPhone.

Assim, o ícone do app é ocultado da Tela de Início e movido para a pasta “Ocultos” na Biblioteca de Apps.

4. Encontre a pasta “Ocultos” no iPhone

Na Tela de Início, deslize o dedo na tela para esquerda para abrir a Biblioteca de Apps do iPhone. Então, toque na pasta “Ocultos”, no fim da página, e faça a autenticação para ver a pasta secreta do iPhone.

5. Abra o aplicativo oculto no iPhone

Após abrir a pasta “Ocultos”, toque em cima do app escondido e, por fim, use o Face ID, Touch ID ou código para abrir o aplicativo no iPhone.

Como desocultar um app no iPhone

1. Acesse a pasta “Ocultos” na Biblioteca de Apps

Deslize o dedo na tela do iPhone para esquerda na Tela de Início para abrir a Biblioteca de Apps. Em seguida, toque na pasta “Ocultos” e realize a autenticação para ver os aplicativos escondidos.

2. Segure o toque em cima do app oculto do iPhone

Segure o toque em cima do aplicativo que você ocultou no iPhone até abrir um menu de ação.

3. Selecione “Não Exigir Face ID”

Toque em “Não Exigir Face ID” – “Não Exigir Touch ID” ou “Não Exigir Código” – para remover a autenticação. Então, use a biometria ou código para remover o app da pasta “Ocultos”.

Importante: o aplicativo desocultado não retorna automaticamente a Tela de Início do iPhone. É preciso adicionar o atalho novamente.

O que acontece quando um app é ocultado no iOS?

O app oculto no iOS se torna “invisível” dentro do iPhone. O aplicativo desaparece da Tela de Início e é movido para a pasta “Ocultos” dentro da Biblioteca de Apps, podendo ser acessado apenas com a autenticação com Face ID, Touch ID ou código.

O app ocultado do iPhone não aparecerá na busca ou sugestões do telefone, além de ter as notificações bloqueadas. Entretanto, é possível ver informações sobre o Tempo de Uso, Uso da Bateria por App e o histórico de compras na App Store.

Posso receber notificações de apps ocultos do iPhone?

Não, você não receberá notificações de apps ocultos no iPhone. Ao ocultar um app, você torna o aplicativo basicamente invisível e impede a exibição de qualquer tipo de alerta durante o uso do telefone.

É importante dizer que, mesmo oculto, o app pode continuar realizando tarefas em segundo plano, como sincronizar dados ou atualizar informações. No entanto, você não recebe notificações dessas ações.

Consigo ver a lista dos aplicativos ocultos no iPhone?

Sim, você pode ver a lista de aplicativos ocultos do iPhone acessando o app “Ajustes”. Abra o menu “Apps”, selecione a opção “Apps Ocultos” no fim da página e use o Face ID, Touch ID ou código para ver as informações.

Por que não consigo ocultar um aplicativo no iPhone?

Há alguns pontos que impedem você de ocultar um aplicativo no iPhone. Os mais comuns são:

  • Aplicativos do iOS: certos apps básicos, como Mensagens, Câmera e Ajustes, não podem ser escondidos no iPhone. Somente os aplicativos baixado da App Store tem opção para serem ocultados;
  • Apps padrões: aplicativos definidos como um navegador padrão pelo usuário, como o Safari, não podem ser ocultados;
  • Restrição de idade: é necessário que o usuário tenha mais de 13 anos para usar a função para esconder apps, devido ao controle parental do iPhone;
  • Versão do iOS: somente iPhones com o iOS 18 têm o recurso para ocultar aplicativos. Isso inclui modelos como iPhone 11, iPhone XS, iPhone XR e iPhone SE (2ª geração) e todos os aparelhos lançados posteriormente.

Dá para esconder aplicativos no Android?

Sim, é possível ocultar aplicativos no celular Android. Entretanto, a forma exata para esconder os apps pode variar conforme a versão do sistema operacional e a marca do smartphone.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.