Como recuperar um Facebook hackeado

Se você acredita que seu Facebook foi hackeado ou que alguém tomou controle do perfil, veja como se proteger e ter a conta de volta

Melissa Cruz Cossetti Janaína Dantas
• Atualizado há 1 ano e 10 meses

O golpe de phishing engana usuários com páginas falsas de recursos digitais, sugerindo login em que, na verdade, não se acessa nenhum serviço, mas funciona muito bem como uma isca para um usuário digitar o e-mail e a senha de seus perfis, incluindo os de redes sociais como o Facebook. Se você acredita que sua conta foi invadida ou que alguém tomou controle dela, veja como recuperar o perfil hackeado e aprenda a se proteger.

Logotipo do Facebook
Aprenda como recuperar seu Facebook hackeado. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Sintomas de que seu Facebook foi hackeado

  • A senha ou e-mail foram alterados e você não consegue fazer login;
  • A data de nascimento ou o nome foram alterados;
  • Solicitações de amizade foram enviadas para pessoas que você não conhece;
  • Mensagens que você não escreveu foram enviadas no Messenger;
  • Posts que não foram criados por você foram compartilhadas no feed de notícias.

Além do roubo da conta, você também pode estar infectado por malware (vírus). Os sintomas são semelhantes, mas associados ao seu computador ou smartphone. Veja como fica o comportamento da rede social ou dispositivo em casos assim:

No Facebook

  • Sua conta está publicando spam ou enviando mensagens não desejadas de apps;
  • Acesso estranho ou suspeito a locais que aparecem em seu histórico de conta;
  • Você vê mensagens ou posts em seu registro de atividades que não enviou;
  • Sua conta foi usada para seguir pessoas e curtir páginas que você não quer.

No seu computador ou celular

  • Seus aplicativos funcionam mais devagar;
  • As tarefas demoram mais do que o normal para serem concluídas;
  • Você vê novos aplicativos que não lembra de ter instalado;
  • Você vê pop-ups estranhos ou outros anúncios sem abrir um navegador.

No navegador (PC ou celular)

  • Você observa pop-ups estranhos ou outros anúncios;
  • Sua ferramenta de busca ou página inicial foi alterada;

Se isso está acontecendo na sua conta ou nos seus aparelhos conectados à internet, certamente sua conta e/ou seu celular ou computador estão infectados. Você pode ter baixado algum aplicativo ou permitido acesso ao login e senha, sem ter percebido.

Antes de recuperar sua conta no Facebook, você precisa:

  1. Atualizar e/ou redefinir o seu navegador;
  2. Passar o scanner do seu antivírus em busca de ameaças.

Como recuperar um Facebook hackeado

Se identificou que sua conta, de fato, foi hackeada, acesse o link facebook.com/hacked.

Se você conseguir se conectar usando o seu perfil, verá as seguintes opções. Escolha uma delas para continuar.

O Facebook vai fazer um tour em suas últimas atualizações e sugerir que você troque a sua senha, confirme as últimas mudanças na conta e torne o seu acesso mais seguro com recursos como verificação em duas etapas e revisão de locais em que se conectou.

Se você não consegue se conectar, pode comunicar que sua conta está comprometida — será necessário informar e-mail ou número de celular para que o Facebook procure o seu perfil. Após achá-lo, insira uma senha (atual ou antiga) e siga as instruções da tela.

Dez dicas para não ter seu Facebook hackeado novamente

  1. Não use sua senha do Facebook em outro local/site/aplicativo de terceiros;
  2. Nunca compartilhe sua senha com outra pessoa;
  3. Evite usar seu nome ou palavras comuns, sua senha deve ser difícil de adivinhar;
  4. Use os recursos extras de segurança (como a verificação em duas etapas);
  5. Certifique-se de que suas contas de e-mail são seguras com senhas fortes;
  6. Saia da sua conta no Facebook ao usar um computador compartilhado;
  7. Se você esquecer de fazer logoff, pode sair da sua conta remotamente;
  8. Use um bom software de antivírus no seu PC e celular para evitar malware;
  9. Pense antes de clicar em qualquer site ou baixar qualquer coisa no seu dispositivo;
  10. Troque sua senha periodicamente sempre que desconfiar de algo fora do comum.

Minha conta foi banida do Facebook. E agora?

Se o seu Facebook foi hackeado e logo depois banido, infelizmente você não conseguirá recuperá-lo novamente. Isso, porque após ter uma conta banida, você não terá acesso à página de recuperação do perfil citada acima.

O Bruno Ignácio, autor no Tecnoblog, passou por esse processo e também se frustrou ao descobrir que não há um suporte do Facebook em casos assim.

Tudo começou quando ele recebeu, ainda de madrugada, vários e-mails com alertas de segurança em relação a sua conta. Como tinha autenticação de dois fatores, número de celular vinculado e um segundo e-mail de segurança, a situação não gerou tanta preocupação. Assim, logo após seguir os protocolos de recuperação, Ignácio já tinha trocado a senha e recuperado o acesso ao seu perfil.

No entanto, logo que tentou logar novamente na plataforma, recebeu o aviso de que a conta havia sido suspensa por atividades que iam contra a política da rede social. Ou seja, durante o tempo em que os invasores ficaram com a conta, eles postaram conteúdos que violam os Padrões do Facebook. 

“Aparentemente nenhum dos meus amigos na rede viu nada, porque o banimento aconteceu muito rápido. Foi uma questão de mais ou menos uma hora até eu ver os e-mails e recuperar a conta”, relata o jornalista.

Foi então que começou a jornada para conseguir o perfil de volta. Porém, como eu disse, quem é banido não tem mais acesso à página de recuperação. Ele também tentou pedir para que algum colega reportasse ao Facebook que a conta dele tinha sido hackeada, mas como o perfil não é mais encontrado, não tem como outra pessoa informar a invasão.

A alternativa, nesse caso, é pedir uma segunda análise sobre o banimento. “Mas é só um botão mesmo, não tem um formulário ou uma simples caixa de texto para você se defender”, conta Ignácio.

Ele também tentou contato com o suporte do Facebook para explicar que não tinha postado nenhum conteúdo ilegal e que tudo havia sido feito porque a conta estava hackeada, mas como o atendimento da plataforma é totalmente automatizada, também não houve nenhuma evolução por esse caminho.

Depois de um tempo, Ignácio recebeu uma resposta automática do Facebook sobre a segunda análise: conta desativada. De fato, não há como recuperar.

Aviso de conta desativado após segunda análise
Aviso de conta desativada após segunda análise. (Imagem: reprodução/Facebook)

Por isso, é importante seguir todos os procedimentos de segurança sugeridos acima. Os processos vão dificultar a vida do hacker e evitar grandes dores de cabeça.

Relacionados

Escrito por

Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.