Como saber se uma notícia é falsa no WhatsApp? Saiba usar a ferramenta de pesquisa do mensageiro

Checar uma notícia ajuda a identificar fake news no WhatsApp e impede que conteúdos falsos e de desinformação sejam compartilhados na plataforma

Igor Shimabukuro Victor Toledo

Você pode usar o atalho de pesquisa na web do WhatsApp para verificar se uma informação é falsa ou verdadeira, bastando tocar no ícone de lupa de uma mensagem encaminhada com frequência.

O recurso do mensageiro facilita ao usuário saber se uma mensagem é fake no WhatsApp, o que evita a propagação de desinformação na plataforma.

A seguir, saiba como checar a veracidade de uma mensagem encaminhada com frequência no WhatsApp, e entenda mais sobre o recurso de pesquisa na internet do mensageiro.

1. Entre no WhatsApp ou WhatsApp Web

Inicie o aplicativo móvel do WhatsApp em seu dispositivo (Android ou iOS) ou acesse web.whatsapp.com e faça login no WhatsApp Web.

2. Abra o bate-papo desejado do WhatsApp

Entre na conversa individual ou de grupo do WhatsApp em que recebeu uma mensagem encaminhada com frequência.

3. Use o recurso de checagem do WhatsApp

Toque no ícone de lupa ao lado do conteúdo recebido para saber se uma mensagem no WhatsApp é fake ou não. Vale destacar que apenas mensagens encaminhadas com frequência vão mostrar o ícone de lupa.

4. Confirme a opção “Pesquisar na Internet”

Vá em “Pesquisar na Internet” para ser encaminhado ao Google e saber se uma noticia é fake no WhatsApp.

5. Cheque a menasgem do WhatsApp na web

Pesquise sobre o assunto recebido e redefina a pesquisa (se necessário) para checar a veracidade da mensagem. Caso observe que trata-se de uma notícia falsa, vale contestar a mensagem no chat do WhatsApp para evitar o compartilhamento de fake news na plataforma.

É possível denunciar uma notícia falsa no WhatsApp?

Sim. Basta tocar e segurar em uma mensagem recebida, abrir o menu de três pontos (se necessário) e escolher a opção “Denunciar” para denunciar uma notícia falsa no WhatsApp. Outra alternativa é entrar no menu de configurações do mensageiro, acessar “Ajuda”, tocar em “Fale conosco” e detalhar sua denúncia sobre uma fake news.

O que fazer se a ferramenta de lupa do WhatsApp não aparecer ao lado da mensagem?

O ícone de lupa ao lado de uma mensagem encaminhada com frequência no WhatsApp é apenas um facilitador para checagem de veracidade. Mas caso não localize o recurso de pesquisar na internet, você pode:

  • Fazer a checagem manual: use um mecanismo de busca para checar a veracidade da mensagem e proteger o WhatsApp de possíveis disseminações de fake news;
  • Contestar a mensagem: pergunte para o autor do encaminhamento sobre a fonte da informação.
  • Não compartilhar a mensagem: evite encaminhar a mensagem recebida no WhatsApp para outras pessoas antes de checar a informação.

A ferramenta de pesquisa do WhatsApp pode ser usada em mensagens com mídia, como imagens e vídeos?

Não, já que a ferramenta de pesquisa de mensagens no WhatsApp funciona apenas com conteúdos de texto. O ícone de lupa pode aparecer em mídias encaminhadas com frequência, mas você apenas será encaminhado para a página inicial do Google.

Tratando-se de fotos, vídeos ou áudios, recomenda-se fazer uma checagem paralela para confirmar se a mídia encaminhada no mensageiro é verdadeira ou falsa.

É possível verificar várias mensagens de uma vez no WhatsApp com a pesquisa na web?

Não. A pesquisa na web do WhatsApp redireciona você à busca do Google para aquela mensagem específica. Isso significa que você terá de fazer o processo de pesquisa na internet em cada uma das mensagens que você recebeu e que foram encaminhadas com frequência.

O WhatsApp notifica o contato da mensagem de que usei a pesquisa na web?

Não. O recurso para pesquisar mensagens na internet oferecido pelo WhatsApp serve para que destinatários confirmem a veracidade de conteúdos recebidos por conta própria. Mas o mensageiro não fará nenhum tipo de notificação, já que a confirmação via Google consiste em uma tarefa opcional e individual.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.