Como tirar a primeira via do título de eleitor pela internet
Ano de eleições? Evite multas, restrições e impedimentos legais. Descubra se ainda dá tempo de tirar 1ª Via do Título de Eleitor
No Brasil, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, idosos acima de 70 anos e para analfabetos. Se você já tem idade para votar e ainda não emitiu o documento, continue aqui comigo. Abaixo vou mostrar como tirar o título de eleitor pela internet. Se preferir, pode acompanhar o passo a passo também pelos nossos Stories.
Tempo estimado: 4 minutos
Para comprovar que é você mesmo que está fazendo a solicitação, é necessário enviar 4 fotos: uma segurando um documento de identificação, uma da frente e outra do verso dele, e uma do comprovante de residência.
Homens que tenham entre 18 e 45 anos também precisam enviar o certificado de quitação de serviço militar. Para agilizar o processo, aconselho a primeiro capturar essas imagens. Depois, é só seguir o passo a passo:
- Acesse o sistema TítuloNet
Para tirar seu título de eleitor pela internet, em seu navegador, abra o link cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento;
- Informe um estado para atendimento
Clique na seta ao lado de “Selecione” para ver as opções do menu suspenso e escolha a sigla do estado que reside atualmente; em seguida, toque em “Próximo”;
- Inicie o processo de emissão
Selecione a opção “Não tenho” em “Titulo de eleitor”; informe os dados pessoais como nome e data de nascimento e clique em “Próximo”;
- Envie os documentos para análise
Primeiro, preencha as informações complementares que o sistema pede; depois, role a tela até a área “Documentos” e clique em “Selecionar arquivo” para enviar as imagens solicitadas. Após anexá-las, clique em “Próximo” novamente.
Anote o protocolo que aparecerá na tela. Com ele, você conseguirá acompanhar seu requerimento depois. Se não houver nenhum impedimento, como imagens elegíveis, o título de eleitor será gerado e você poderá utilizar a versão digital do documento no e-título.
Documentos necessários para emissão do título
Como dito anteriormente, para tirar seu título de eleitor é necessário ter os seguintes documentos em mãos:
- RG;
- Comprovante de residência;
- Certificado de quitação de serviço militar (homens);
Além disso, também é possível enviar para o Tribunal Superior Eleitoral a certidão de casamento e de nascimento. Porém, não é obrigatório para emissão do título.
Se você não possui mais seu título de eleitor, o TSE permite que faça a emissão da segunda via do documento pelo e-Titulo. Basta baixar o aplicativo no celular, informar seus dados e responder algumas perguntas de segurança.
Caso você more fora do Brasil, também é possível tirar seu título de eleitor pela internet. Basta iniciar o requerimento pela página do TSE e apresentar os documentos solicitados. Após a emissão, você fará parte da Zona Eleitoral ZZ, destinada a brasileiros que residem no exterior.
O Cadastro Eleitoral precisa ser realizado em até 150 dias antes do pleito. Em 2022, o prazo vai até 4 de maio. Depois disso, nenhuma solicitação é permitida pelo TSE.
Não. Você consegue votar só com o app. Mas atenção: caso ainda não tenha foto, será necessário apresentar um documento de identificação no dia da votação.
No Brasil, o título de eleitor é obrigatório para pessoas com idades entre 18 e 70 anos. Jovens de 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 e analfabetos também podem votar, porém, é facultativo. Além disso, se você mora fora do país, faz parte da Zona Eleitoral ZZ, sendo possível participar apenas de eleições presidenciais.