Como usar a inteligência artificial do WhatsApp? Saiba como funciona a Meta AI no mensageiro

Meta AI é o novo assistente de inteligência artificial do WhatsApp, capaz de responder a perguntas, editar mídias e gerar novos conteúdos

Igor Shimabukuro Lucas Lima

Para usar a Meta AI no WhatsApp você deve tocar no ícone do assistente de IA (localizado no topo da página inicial do mensageiro) ou mencionar @Meta AI em uma conversa individual ou de grupo. No entanto, você só poderá interagir com a Meta AI caso o recurso já tenha sido disponibilizado em seu WhatsApp.

A Meta AI é um assistente de inteligência artificial da Meta que foi construído com o modelo de IA Llama 3. Com funcionamento similar ao do ChatGPT, a ferramenta de IA generativa é capaz de criar novos conteúdos ao responder a prompts de entrada (solicitações) dos usuários.

Você pode fazer perguntas ou pedir sugestões à Meta AI. Além disso, a ferramenta de IA do WhatsApp também é capaz de editar fotos, criar montagens, traduzir textos de fotos, ou mesmo gerar instruções a partir de mídias e ou entradas de texto.

A seguir, saiba como usar a Meta AI, e descubra as capacidades do novo assistente de inteligência artificial do WhatsApp.

Como usar a inteligência artificial do WhatsApp

1. Abra o app do WhatsApp e toque no ícone da Meta AI

Inicie o aplicativo do WhatsApp em seu dispositivo Android ou iOS. Em seguida, toque no ícone da Meta AI no canto superior direito (iOS) ou no canto superior esquerdo (Android). Será preciso aceitar os Termos de Uso da IA do WhatsApp para ser redirecionado ao chat com a ferramenta.

2. Faça perguntas e solicitações no chat com a Meta AI

Use o campo de texto para enviar perguntas e solicitações para a Meta AI do WhatsApp ou toque nas sugestões predefinidas. Você também pode solicitar a criação de novos conteúdos, requisitar traduções de texto ou enviar mídias para edição.

Como usar a Meta AI em grupo ou conversas do WhatsApp

1. Inicie o WhatsApp e abra um chat individual ou de grupo

Abra o app do WhatsApp em seu celular (Android ou iOS). Em seguida, toque em uma conversa individual ou de grupo para conversar com a Meta AI em bate-papos.

2. Menciona @Meta AI e faça a pergunta para o assistente

Mencione @Meta AI, marque o assistente de IA, e faça sua pergunta na mesma mensagem para adicionar a Meta AI no grupo do WhatsApp ou no chat individual. O assistente então vai retornar com a resposta automaticamente.

3. Siga a conversa mencionando a Meta AI do WhatsApp

Mencione novamente @Meta AI em novas mensagens para continuar a conversa. E tenha em mente que será preciso usar o @ do assistente de IA sempre que for enviar uma mensagem para ele.

O que a IA generativa do WhatsApp pode fazer?

Construída no modelo de IA Llama 3, a Meta AI é uma ferramenta de IA generativa que ainda está sendo aprimorada. Mas até o momento, o assistente de inteligência artificial do WhatsApp tem capacidade para:

  • Responder a perguntas: a Meta AI do WhatsApp é capaz de responder a perguntas, sugerir passos e definir termos com base nas solicitações do usuários;
  • Conversar de forma natural: a ferramenta de IA generativa pode manter uma conversa natural com o usuário do WhatsApp;
  • Criar novos conteúdos: o assistente de IA do WhatsApp pode gerar textos, poesias, scripts e até imagens com base em descrições fornecidas pelos usuários;
  • Editar fotos: a Meta AI pode editar fotos enviadas pelos usuários, com capacidade para ajustar cores ou remover/adicionar pessoas e elementos de uma imagem;
  • Traduzir textos: a ferramenta pode traduzir textos enviados pelo chat ou textos de uma imagem;
  • Reconhecer imagens: a Meta AI é capaz de reconhecer imagens e sugerir orientações ou respostas relacionadas ao objeto identificado.

Por que a Meta AI não aparece no meu WhatsApp?

A Meta AI pode não ter chegado ao seu WhatsApp ainda por ser um recurso que está em fase de liberação gradual. Vale destacar que a ferramenta de inteligência artificial generativa foi lançada somente em alguns países, e pode estar indisponível para você no momento, mesmo que outros brasileiros já contem com o recurso.

E por conta do lançamento gradual, você deve atualizar o WhatsApp sempre que um novo patch for liberado. Ao fazer isso, você estará preparado para receber a Meta AI assim que a ferramenta for disponibilizada para seu WhatsApp.

Posso iniciar a conversa com a IA do WhatsApp pelo número?

Não. Você só pode iniciar uma conversa no WhatsApp com a Meta AI ao tocar no ícone da ferramenta, fazer perguntas na barra de pesquisa, ou mencionar @Meta AI em uma conversa individual ou de grupo com outras pessoas.

Minha conversa com a IA no WhatsApp pode ser lida pela Meta?

Sim. A Meta pode ler e armazenar todas as mensagens, solicitações, mídias e avaliações enviadas à Meta AI no WhatsApp, seja para aprimorar a ferramenta de IA ou para gerar respostas mais assertivas a você. No entanto, você pode solicitar que informações compartilhadas com a Meta AI sejam apagadas por meio deste link.

Mas vale destacar que a Meta AI só coleta dados de mensagens enviadas para ela ou que contenham @Meta AI no corpo do texto. Demais bate-papos e ligações têm criptografia de ponta a ponta, e só podem ser lidos pelos respectivos remetentes e destinatários.

É possível desativar a Meta AI no WhatsApp?

Não, já que trata-se de um recurso integrado ao WhatsApp e que não pode ser desabilitado. No entanto, você pode limitar a interação com a Meta AI ao arquivar o chat com a ferramenta no mensageiro, ou ao ignorar o ícone do assistente na tela inicial do WhatsApp e não mencionar @Meta AI nas conversas.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.