Como usar a máquina do tempo do Internet Archive [Wayback Machine]
Com bilhões de páginas da internet preservadas, a Wayback Machine do Internet Archive serve como uma máquina do tempo da rede; saiba mais
Servindo para referências e pesquisas, essa máquina do tempo oferece uma verdadeira viagem pelos mais de 30 anos da World Wide Web. É possível buscar por nomes de sites, palavras-chave e até mesmo datas mais específicas de uma publicação. A Wayback Machine do Internet Archive é uma forma de resgatar a história da internet; saiba como usá-la nas linhas a seguir.
Diferente de jornais e revistas, a internet é essencialmente efêmera. Ou seja, pode ser deletada, alterada ou simplesmente desaparecer em qualquer momento. Não há artefatos que podem ser guardados para manter a informação exatamente como era, podendo ser perdida completamente da história.
É pensando nisso que o Internet Archive faz uso da Wayback Machine. Em essência, essa opção resgata capturas e até páginas inteiras publicadas no passado, mesmo se já tiverem sido excluídas. Assim, qualquer usuário pode conferir e, porque não, relembrar de um tempo de outrora que não volta mais.
Para situações mais pertinentes, há a eventualidade de apresentar esses arquivos como provas de fatos ou afirmações. Sempre com coerência, claro.
Tempo necessário: 2 minutos
Para usar a Wayback Machine do Internet Archive, basta abrir o site e realizar a sua pesquisa.
- Clique
Ao visitar o site principal, você pode digitar o que procura na caixa da Wayback Machine ou clicar no logotipo para abrir a página própria da ferramenta;
- Faça a busca
Depois que digitar uma palavra-chave ou URL do que procura, clique na tecla ENTER. Uma série de opções vai surgir, escolha uma;
- Abra as capturas
As opções apresentadas são desde o próprio site a capturas e vídeos resgatados ao longo do tempo. É possível verificar até mesmo o mês e o ano da publicação. Clique em qualquer opção para começar a viajar pelo tempo.
Não. O site não permite que usuários sem os devidos direitos de propriedade façam cópias das páginas visitadas.
Sim, mas apenas é permitido fazer uma captura por vez. O site não oferece a opção de usuários comuns salvarem sites completos com seus links.
Há a possibilidade dos crawlers (rastreador de sites) da organização simplesmente não conhecerem o site buscado. Também é possível que a página pesquisada usasse algum tipo de proteção ou senha, impedindo a sua captura. Por último, pode ser que os donos tenham pedido para que o próprio Internet Archive excluísse o site dos arquivos.
Você já usou a Wayback Machine do Internet Archive? O que acha dessa ferramenta?
Com informações: Internet Archive.