Quando a TV analógica será desligada na sua cidade

Governo adiou transição para TV digital pelo menos três vezes.
Para o desligamento do sinal, pelo menos 93% dos domicílios precisam captar TV digital.

Paulo Higa
• Atualizado há 1 ano e 10 meses
telefunken

Você já migrou para a televisão digital? O Ministério das Comunicações definiu, em junho de 2014, o cronograma do desligamento do sinal analógico em cada município. Com a transição, que está sendo aguardada especialmente pelas operadoras, a frequência de 700 MHz será liberada para o 4G. No Brasil, as redes móveis de quarta geração usam atualmente as faixas de 1.800 MHz e 2.600 MHz.

Os primeiros a terem o sinal de TV analógica desativado serão os moradores de Rio Verde, município de 197 mil habitantes localizado em Goiás que foi escolhido para ser a cidade piloto. Isso aconteceria no dia 29 de novembro de 2015, mas o cronograma acabou sendo adiado pelo governo. O atraso também afetou as grandes capitais, como Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro, que teriam o sinal desligado ao longo de 2016.

Se o desligamento da TV analógica não atrasar novamente, este é o cronograma:

https://infogram.com/desligamento-da-tv-analogica-1g57pr45v9od201

As demais cidades, que teriam o sinal analógico desativado até 2018, não tiveram as datas de desligamento divulgadas. Agora, a expectativa é que a transição completa ocorra até 2023.

O governo adiou a morte da TV analógica pelo menos três vezes. No início, a previsão era que a transição para o sinal digital ocorreria integralmente em 2016. Depois, o Ministério das Comunicações havia previsto que Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro teriam o sinal desligado já na primeira metade de 2015, o que não vai acontecer.

Mas antes disso…

aviso-tv-analogica

De acordo com o Ministério das Comunicações, é necessário que no mínimo 93% dos domicílios do município estejam aptos a captar o sinal de TV digital no momento do switch-off.

Pelo menos 360 dias antes da data prevista para o desligamento do sinal analógico no município, a Anatel deverá promover uma campanha publicitária na TV aberta para informar a população. Na região metropolitana de São Paulo, a partir de 21 de maio de 2015, as emissoras passaram a exibir periodicamente um símbolo no canto da tela para informar que o telespectador está vendo a programação pela TV analógica.

Além disso, é a Anatel que será responsável por distribuir set-top-boxes gratuitamente para famílias cadastradas no Bolsa Família. Esses conversores deverão suportar recursos de interatividade (por meio do Ginga) e acessibilidade. Na cidade-piloto de Rio Verde, os primeiros conversores já começaram a ser distribuídos. Os interessados precisam fazer um pré-cadastro no telefone 147 para retirar o conversor, que será pago pelas operadoras que venceram o leilão da faixa de 700 MHz.

Publicado originalmente em 23 de junho de 2014. Atualizado em 1 de fevereiro de 2016 devido ao adiamento no cronograma.

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.