Esqueceu a senha do celular? Saiba como redefinir o aparelho para desbloquear o Android

Restauração de fábrica é a única solução para casos em que a senha do celular Android foi esquecida; para o procedimento, é importante ter acesso à Conta Google vinculada ao aparelho

Igor Shimabukuro Lucas Lima

Se você esqueceu a senha do celular Android (Samsung, Xiaomi ou Motorola), terá que fazer a redefinição de fábrica no aparelho. Você pode fazer a restauração de forma remota, por meio do serviço Encontre meu dispositivo, do Google.

Tenha em mente que você precisará de um outro dispositivo (celular ou PC) para acessar a página do Encontre meu dispositivo, e das credenciais da Conta Google cadastrada no aparelho bloqueado.

A redefinição apagará todos os dados do celular cujo PIN da tela de bloqueio foi esquecido. Contudo, você poderá restaurar um backup salvo na Conta Google durante a reconfiguração do aparelho.

A seguir, saiba como redefinir um aparelho Android, caso tenha esquecido a senha de desbloqueio do celular.

1. Acesse a página Encontre meu dispositivo

Acesse a página google.com/android/find/ pelo navegador em outro dispositivo, e toque na opção “Fazer login”. Na tela seguinte, faça login com a mesma Conta Google usada no celular do qual esqueceu a senha do Android.

2. Localize o celular bloqueado para restaurá-lo

Localize o dispositivo do qual esqueceu a senha do celular, e toque na opção “Fazer redefinição de fábrica”. Leia atentamente as informações do pop-up aberto e vá em “Próxima”.

3. Faça login com a Conta Google e vá em “Redefinir”

Faça novamente o login com a Conta Google cadastrada no celular bloqueado, e toque em “Redefinir” no pop-up aberto.

4. Confirme a restauração do celular bloqueado

Escolha a opção “Limpar” para restaurar e desbloquear o celular com a senha esquecida. Após ligar o dispositivo restaurado, faça login com a mesma Conta Google vinculada anteriormente, e configure um novo PIN ou padrão de segurança.

É possível recuperar a senha sem formatar o celular?

Não. A formatação de um aparelho Android (Samsung, Motorola, Xiaomi, entre outros) é a única forma de desbloquear um celular com senha esquecida, devido a implementações de seguranças do Google para proteger os dados do usuário.

Por mais que o processo envolva a exclusão de todas as informações do celular, evita que terceiros não autorizados acessem a Conta Google e dados pessoais de um dispositivo furtado ou perdido, por exemplo.

Consigo desbloquear o celular com a senha esquecida sem usar o Encontre Meu Dispositivo?

Sim, por meio do hard reset no celular Android. Para o processo, você deve desligar o celular, fazer uma combinação de comandos nos botões físicos (geralmente pressionando o botão de aumentar volume e liga/desliga de forma simultânea), executar a opção “Wipe data” ou “Factory reset”, e escolher “Reboot now”.

Importante destacar que os comandos nos botões físicos do aparelho podem variar, dependendo do modelo. E ao ligar o dispositivo após a limpeza, você deverá fazer login com a Conta Google vinculada anteriormente para reconfigurar o celular.

O que fazer se eu não lembro a Conta Google para redefinir o celular?

Você terá que recuperar a senha da Conta Google ou o e-mail usado para redefinir o seu celular. Basta acessar a página g.co/recover pelo navegador, e fazer os processos de confirmação de identidade para recuperar as credenciais da conta.

Tenha em mente que você precisará da Conta Google cadastrada no celular bloqueado, seja para restaurá-lo com o serviço Encontre meu dispositivo, ou para acessar o dispositivo após a redefinição de fábrica.

Consigo desbloquear um iPhone caso tenha esquecido a senha?

Sim, mas o processo apagará os dados do dispositivo. Se você esqueceu a senha do iPhone, terá que recuperá-lo via iCloud ou iTunes, e usar as credenciais do ID Apple vinculado ao aparelho para desativar o Bloqueio de Ativação e prosseguir com a reconfiguração.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.