O que é e para que serve o modo avião?
Um aparelho celular pode realmente derrubar uma aeronave? Entenda como funciona o modo avião e suas principais aplicações além dos transportes
O modo avião é um recurso presente em celulares, tablets e computadores que desliga todos os recursos de conexão externa. Foi criado como uma medida de segurança, por medo que tais dispositivos pudessem derrubar aviões durante os voos. Aprenda a seguir mais sobre o modo avião e se um celular pode derrubar um avião ou não.
O modo avião é um recurso de celulares e outros dispositivos como notebooks, que desliga por completo os sistemas de telefonia celular, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS.
Como todas essas conexões usam ondas eletromagnéticas para se comunicar com suas respectivas estações-base, cultivou-se o medo, ainda no início, da telefonia celular. Temia-se que um grande número de aparelhos ligados na aeronave poderia interferir nos sistemas de navegação e controle de um avião, ao ponto de derrubá-lo.
O Modo Avião foi introduzido pelos fabricantes como um meio-termo: ele evitou que celulares fossem sumariamente banidos dos voos e também deixou os usuários satisfeitos, que podem continuar usando-os para ler, ver vídeos, ouvir músicas e jogar.
Por que usar esse recurso?
O modo avião pode ser bastante útil em para economizar energia. Afinal, como as conexões de transferências de dados estão desligadas, o aparelho não gasta bateria tentando se conectar a um transmissor.
Se você costuma jogar, o modo avião pode ser uma alternativa para evitar comerciais em jogos de celular. Títulos que funcionam de maneira offline, muitas vezes apresentam anúncios. Com o modo avião habilitado e as conexões de rede cortadas, muitos jogos deixam de apresentar propagandas. Ficou curioso? Nós explicamos com mais detalhes nestas dicas de como aproveitar o modo avião no celular.
Como ativar o modo avião no celular?
Como ativar o modo avião no Android
Existem duas maneiras de ativar o recurso. A mais simples:
- Toque na parte superior da tela próximo ao relógio e puxe para baixo;
- No menu seguinte basta tocar no ícone do avião.
A outra maneira é através do menu “Configurações”:
- Acesse “Configurações“;
- Depois “Conexão e compartilhamento”
- No menu seguinte basta habilitar a opção “Modo Avião”.
* O passo a passo foi feito em um Poco X3 NFC, portanto podem haver algumas mudanças em como encontrar a função, dependendo do fabricante do seu celular Android.
Como ativar o modo avião no iOS
- Toque no menu “Ajustes”;
- Na tela seguinte basta tocar no botão “modo avião”.
Um celular pode derrubar um avião?
Não. Até hoje, nenhum caso reportado de celular interferindo nos sistemas de navegação de um avião foi reproduzido em laboratório, e apenas uma ocasião documentada existe: datada de 1999, ela envolveu um aparelho de DVD e um Boeing 727, que já era um avião antigo na época (o primeiro voo foi em 1963).
Na verdade, tudo emite radiação eletromagnética o tempo todo, até nós mesmos. Sistemas sensíveis, como os embarcados em aviões, hospitais, bases militares e outros são, por design, projetados para resistir a pulsos muito mais potentes (em casos extremos, até de explosões nucleares). Definitivamente, não será um iPhone que irá derrubar um 787.
Com o tempo, companhias aéreas começaram a liberar o uso de celulares durante o voo, mesmo durante pousos e decolagens. Atualmente, o Wi-Fi está liberado, principalmente porque as operadoras de voo entenderam ser possível oferecer acesso à rede durante a viagem. Na maior parte das operadoras os únicos momentos em que os aparelhos celulares precisam estar com Wi-Fi desligado são nos momentos de pousos e decolagens.
Você pode utilizar seu celular como um dispositivo multimídia e ouvir músicas, assistir vídeos que tenha baixado para seu aparelho, acessar documentos, fotos e até mesmo jogar games offline. Seu celular continua servindo como um dispositivo multimídia, a única diferença é que estará desconectado das redes.
Embora não exista uma comprovação que sinais de telefonia e Wi-Fi possam interferir em aeronaves modernas, não significa que não existam regras a serem cumpridas. Entenda como funcionam as regras das principais companhias aéreas que operam no Brasil.