O que é o Patreon?
Com o Patreon, os criadores podem se conectar aos fãs com mais facilidade e oferecer diferentes tipos de assinatura com benefícios
Criado em 2013, o Patreon foi criado com a intenção de conectar criadores com o público. A plataforma funciona como um serviço de assinatura em que os fãs podem se tornar patronos e, em troca, ganham acesso a materiais exclusivos.
O que é e como funciona o Patreon?
O Patreon é um serviço de assinatura em que os membros escolhem quanto desejam pagar para apoiar determinados criadores. Ele se diferencia de outros crowdfundings como o Kickstarter principalmente porque permite que as pessoas apoiem um projeto já existente.
Você encontra diferentes tipos de criadores no Patreon, como YouTubers, podcasters, músicos e escritores.
Benefícios da assinatura no Patreon
A assinatura funciona como um incentivo para que as pessoas continuem a produzir e, como recompensa, os membros têm acesso a conteúdos extras e exclusivos. Existem diferentes categorias de níveis que variam de acordo com o valor pago, mas isso fica a critério do criador.
Apesar do site oferecer a opção de níveis, certos criadores podem escolher ter apenas um, sem variar o preço e as recompensas — assim, eles não terão que lidar com variados tipos de benefícios. Para descobrir as categorias de assinaturas oferecidas, basta visitar a página que você deseja apoiar na plataforma.
O preço da assinatura é determinado pelo dono do Patreon em questão, então não há um padrão — algumas podem começar até em $1/mês. Geralmente, quanto mais alto o nível e valor, mais benefícios e exclusividade. O pagamento pode ser feito mensalmente ou por cada novo post lançado.
Interface do Patreon para os criadores
O Patreon também tem uma seção exclusiva para ajudar os criadores a administrarem as assinaturas. Nessa página, por exemplo, é possível ver lembretes de quando as recompensas deverão ser entregues para cada nível. Também existe uma ferramenta de chat para conversar diretamente com os membros.
O criador só é pago quando solicita o saque para a conta bancária. Enquanto não fizer isso, a plataforma continua guardando e monitorando o dinheiro recebido por cada assinatura.
Com informações: Patreon e Business Insider.