O que é o Threads do Instagram? Saiba como funciona a rede social da Meta para conversas

Entenda mais sobre o Threads, a rede social do Instagram focada em conversas e que funciona como uma alternativa ao X/Twitter e Bluesky

Igor Shimabukuro Lucas Lima
• Atualizado há 3 meses

O Threads é uma rede social desenvolvida e lançada pelo Instagram em 2023. A plataforma tem como principal objetivo oferecer um espaço para que usuários compartilhem atualizações de texto e participem de conversas públicas.

A plataforma faz parte do segmento de microblogging. Isso quer dizer que o Threads rivaliza com outras redes sociais como X (antigo Twitter), Bluesky e Mastodon.

A seguir, saiba para que serve o Threads, conheça a origem da plataforma, entenda como funciona e quais são os recursos da rede social.

O que é o Threads e para que ele serve?

O Threads é uma rede social com formato de microblogging para visualização, interação e compartilhamento de conversas públicas. O ingresso na plataforma requer uma conta no Instagram, que é a empresa responsável pelo desenvolvimento do Threads.

Com funcionamento similar ao de serviços como X (antigo Twitter) e Bluesky, o Threads permite que você crie textos de até 500 caracteres, com opção de incluir links, fotos, carrosséis, vídeos e mensagens de voz. Também é possível curtir, responder, republicar ou compartilhar tópicos de discussão.

O que significa Threads?

O termo “Threads” significa “Tópicos“, em tradução livre. E a nomenclatura faz jus ao funcionamento da plataforma, uma vez que as publicações funcionam como tópicos públicos de discussão e engajamento voltados para os usuários da rede social.

Qual a origem do Threads?

O Threads foi oficialmente lançado no dia 5 de julho de 2023, com direito a um anúncio público divulgado pela Meta. A estreia concretizou o plano da big tech de desenvolver uma rede social para rivalizar com o X, cujos rumores já circulavam desde março do mesmo ano.

Em um primeiro momento, o Threads foi inaugurado gradualmente em regiões como Américas (incluindo o Brasil), Ásia e Oceania. Mas a plataforma só chegou à União Europeia cinco meses depois, em dezembro, devido às regulamentações de serviços online do bloco.

O Threads passou da marca de 30 milhões de usuários em menos de 24 horas. Parte desse sucesso se deu pelo impulsionamento do próprio Instagram, já que usuários não precisariam criar outra conta para acessar a plataforma.

Além disso, na época o Twitter enfrentava diversas polêmicas na gestão de Elon Musk, incluindo a cobrança do selo de verificados, reestruturação de anúncios e reativação de contas suspensas. Sob essas circustâncias, diversos usuários decidiram migrar do X para as plataformas concorrentes.

E foi explorando esse gap de mercado que o Threads conseguiu atrair milhões de usuários de forma acelerada, ao trazer uma rede social com formato similar ao de players rivais, mas com interface intuitiva e integração com o Instagram.

O Threads pertence ao Instagram?

Sim. A própria página oficial do Threads menciona que a rede social é um aplicativo desenvolvido pela equipe do Instagram. Contudo, é preciso lembrar que a Meta Platforms é a controladora do Instagram, o que consequentemente a torna também dona do Threads.

Quando o Threads foi lançado no Brasil?

O Threads chegou ao Brasil em 5 de julho de 2023, na mesma data do lançamento global da plataforma. Diversos brasileiros conseguiram ingressar na rede social no dia da estreia, e a Meta expandiu o acesso por moradores do país nos dias (e semanas) seguintes.

Como funciona o Threads do Instagram

O Threads funciona como um microblogging voltado para atualizações de texto de até 500 caracteres e discussões de tópicos públicos. Você não precisa criar uma conta na plataforma, já que o acesso se dá com um perfil ativo no Instagram.

As publicações (conhecidas como tópicos) podem incluir textos, fotos, vídeos, GIFs, carrosséis ou mensagens de voz. E ao visualizar um post, você consegue curti-lo, republicá-lo em seu perfil, compartilhá-lo em outras redes sociais ou respondê-lo, dependendo das configurações de privacidade do autor.

O feed do Threads é bastante similar ao do X, e você pode alternar entre as guias “Para você” ou “Seguindo”. É possível usar a lupa de busca para encontrar novos contatos.

Como usar o Threads

Você pode baixar o aplicativo do Threads em seu dispositivo ou acessar a plataforma da Meta pelo navegador. Depois dessa primeira etapa, será preciso fazer login na rede social com um perfil ativo do Instagram, já que não há como criar uma conta no Threads por meio de um cadastro individual.

Feito o login, vá até o ícone de lupa (localizado na barra inferior) para seguir outros usuários no Threads e povoar o seu feed. Se preferir, basta tocar no símbolo “+” ao lado do avatar de uma pessoa para conectar-se a ela.

Para responder a um tópico de outra pessoa você deve clicar no ícone de balão da publicação. Você também pode curtir o post, republicá-lo em seu perfil, ou compartilhá-lo em outras redes sociais da Meta.

Use o símbolo “+” da barra inferior para postar no Threads. É possível publicar textos, fotos, mídias, GIFs, mensagens de voz ou criar enquetes para interagir com seus seguidores. Toque em “Publicar” para compartilhar o post com seus contatos.

Em quais plataformas posso baixar o Threads?

Você pode baixar o aplicativo do Threads em dispositivos móveis via Google Play Store (Android) ou App Store (iOS), ou em um computador com Windows (via Microsoft Store).

Outra alternativa consiste em usar o Threads pelo navegador, bastando acessar a página threads.net em seu aparelho (smartphones, tablets ou computadores).

Quais são os principais recursos disponíveis no Threads?

O Threads é uma rede social com pouco mais de um ano de funcionamento, e a Meta vem aprimorando seus recursos desde então. E até o momento, os principais recursos do Threads contemplam:

  • Publicação de texto: o Threads permite que usuários postem textos de até 500 caracteres;
  • Publicação multimídia: usuários podem incluir fotos, vídeos, GIFs, áudio e hashtags em uma publicação;
  • Menção de usuários: é possível mencionar o @ de outros usuários ao postar uma nova thread;
  • Trending Topics: o Threads reúne os principais tópicos do momento na seção Trending Now, atualmente disponível somente nos Estados Unidos;
  • Criação de enquetes: usuários conseguem criar uma enquete no Threads que expiram em 24 horas;
  • Integração com redes da Meta: o Threads oferece atalhos rápidos de compartilhamento no Instagram, Messenger e WhatsApp;
  • Integração ao fediverso: o fediverso integrado ao Threads permite que a rede social compartilhe conteúdos com outras plataformas sociais que usam o protocolo ActivityPub;
  • Troca de tema: usuários podem mudar o tema do Threads para o modo escuro, claro, ou automático (modo do sistema operacional);
  • Privacidade do perfil: usuários podem deixar o perfil do Threads privado ou manter a conta aberta para qualquer visitante;
  • Alternância de feed: é possível mudar o feed do Threads com base nas preferências ou nos perfis seguidos;
  • Interação com tópicos: usuários estão habilitados a curtir, responder, republicar, salvar ou compartilhar tópicos na rede.

O Threads permite enviar mensagens privadas?

Não, embora o recurso já esteja em desenvolvimento para ser lançado no futuro. Atualmente, você pode apenas mencionar seguidores em publicações do Threads ou ser redirecionado para os perfis de seus contatos no Instagram e enviar uma DM por lá.

Sim. O Threads anunciou o “Trending Now” em março desse ano, que consiste em uma lista dos tópicos mais discutidos do momento. Contudo, o recurso atualmente só está disponível nos Estados Unidos, e ainda não se sabe quando ele será expandido para outros países.

Quais são as redes sociais alternativas ao Threads?

As principais plataformas concorrentes do Threads abrangem X (antigo Twitter) e Bluesky. Todas essas redes sociais têm formato de microblogging, mas se diferem por conta de recursos e limitações próprias.

Qual a diferença entre o Threads e o X/Twitter?

O Threads é uma social relativamente nova e que ainda carece de algumas funções vistas no X, como chat privado, posts de vídeos longos, transmissões ao vivo e Trending Topics mais amplo. Por outro lado, o Threads tende a ser mais intuitivo que o X por trazer uma interface similar à do Instagram devido à integração das redes.

O X/Twitter é um microblogging com quase 20 anos de atividade. Por ser mais antigo, o X tem uma base de usuários ativos quatro vezes maior que a do Threads, além de oferecer mais ferramentas de interação e mais opções de monetização para os perfis elegíveis.

Outra diferença importante entre as redes envolve o limite de caracteres de um post: o Threads permite publicações de até 500 caracteres, enquanto o X limita tweets a 280 caracteres para usuários comuns ou artigos de 100 mil caracteres para membros Premium+.

Qual a diferença entre o Threads e o Bluesky?

O Threads é uma plataforma de microblogging como o Bluesky, mas seu acesso é feito a partir de uma conta do Instagram devido à integração com a plataforma da Meta. O Threads permite que você prive sua conta e escreva publicações de até 500 caracteres.

O Bluesky, por sua vez, exige um cadastro individual na plataforma. A interface da rede é quase idêntica à do X (antigo Twitter), e possibilita que você crie vários feeds com base em preferências. A “descentralização” é um dos principais ideais do Bluesky, e os usuários não podem privar os seus respectivos perfis.

Vale frisar que o Bluesky foi idealizado por Jack Dorsey (co-fundador do X/Twitter) e lançado em 2019, ou seja, é quase meia década mais antiga que o Threads.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.