O que é um cabo OTG
Cabo ou conector OTG serve para conectar periféricos USB ao smartphone, por meio da entrada micro-USB ou USB-C
OTG significa “On-The-Go” (em movimento), é um cabo ou adaptador usado em smartphones, para permitir que outros dispositivos sejam conectados ao celular. Em uma ponta do cabo OTG está a entrada do celular (micro-USB ou USB-C) e na outra ele geralmente tem a interface USB-A fêmea, a mesma que vai na outra ponta do carregador, usada em pendrives, HDs externos e afins.
O cabo OTG
O cabo OTG veio para solucionar uma falta comum. Várias pessoas abandonaram o tradicional computador (fosse um desktop de mesa ou um notebook) para usar apenas o celular.
Mas o que fazer quando se precisava transferir dados da câmera fotográfica para o celular ou mesmo do telefone para um pendrive?
A solução é o cabo OTG, que permite conectar esses periféricos sem passar por um computador tradicional. O lado macho do cabo se conectará com o celular, seja pela interface micro-USB ou USB-C, enquanto o lado fêmea receberá o acessório a ser conectado com o telefone.
Na lista de periféricos que podem fazer uso do OTG também estão: mouse, teclado, fones de ouvido e até controles para jogar no aparelho — desde que sejam compatíveis com o celular, claro.
Algumas fabricantes já incluem esse cabo ou adaptador na caixa do smartphone, mas também é um acessório barato que pode ser encontrado em lojas online.
Nem tudo é compatível com o cabo OTG
Não é todo smartphone que será compatível com o cabo ou adaptador OTG, isso depende da fabricante para habilitar o recurso.
Uma maneira de saber se o celular é compatível com o OTG é baixar o aplicativo Easy OTG Checker na Play Store. Este app tem a única função de dizer se há ou não compatibilidade no smartphone.
Atente-se também ao tipo de acessório que irá conectar ao celular, HDs externos mecânicos usam alimentação da porta USB do computador para rodar o disco e permitir a leitura e gravação dos dados. Isso não seria possível no celular.
A solução seria usar um HD externo que use discos sólidos (SSD) ou os tradicionais pendrives para armazenamento de mídia.
Em caso de iPhones, pode esquecer. A Apple adota o padrão Lightning como interface de entrada de dados e carregamento. Por isso, a não ser que você compre um cabo ou adaptador certificado pela Maçã, esqueça.
Não só em celular
Apesar do conceito ter sido pensado para smartphones “On-The-Go” (em movimento). As aplicações para esse acessório abrangem mais que o telefone.
A exemplo temos os novos MacBooks, que abandonaram a porta USB-A que conhecemos para dar espaço ao USB-C.
Nesse caso, ter um cabo OTG permitirá continuar usando os acessórios que ainda usam o padrão antigo também no notebook.