WhatsApp GB, Aero e Plus: usar ou não?

Aplicativos não oficiais são a porta de entrada para criminosos; caso use, seu número pode ser banido permanentemente do WhatsApp

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 9 meses
Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Se você usa ou procura por algum WhatsApp que não seja o convencional, saiba que corre o risco de ter seu número banido da plataforma. Versões como WhatsApp Aero, WhatsApp Plus e WhatsApp GB não são oficiais, ou seja, foram criados por terceiros para ter funções extras, incluindo a possibilidade de mudar a aparência do seu aplicativo de mensagens. Abaixo, confira os riscos de usar essas versões alternativas.

Esses aplicativos se tornaram famosos por apresentarem funções que não existiam no app oficial.

Por exemplo, o WhatsApp Aero conseguia impedir que mensagens enviadas para você fossem apagadas completamente por quem enviou. O WhatsApp Plus trazia recursos de respostas automáticas para o WhatsApp, e o WhatsApp GB ficou popular por mudar a cor, oferecendo uma interface personalizável.

Esses clones também garantem a possibilidade de enviar fotos, vídeos e áudios mais longos e pesados do que o padrão do aplicativo.

Para usá-los, é preciso permitir que o aparelho faça download de fontes desconhecidas (que não são as lojas oficiais), além de desinstalar o app oficial por usar o mesmo número de telefone.

Aí que mora o perigo: por não ser um aplicativo oficial, a rede do mensageiro entende que o tráfego vindo de uma versão modificada não é legítimo.

Risco de ser banido do WhatsApp

É comum que usuários desses aplicativos recebam um aviso dizendo que a conta foi banida temporariamente. Dessa forma, caso você não desinstale a versão alternativa e retorne ao app oficial, seu número pode ser banido permanentemente do WhatsApp.

Segundo a empresa, esse banimento é definitivo, pois esses apps são chamados “não compatíveis” e violam os Termos de Serviço do mensageiro.

A falta de compatibilidade tem um motivo: os desenvolvedores do app não conseguem validar as medidas de segurança implementadas pelos clones não oficiais. Dessa forma, seu smartphone passa ser a porta de entrada para criminosos e arquivos maliciosos.

Portanto, a melhor coisa a se fazer é não usar uma versão não oficial, mesmo que ofereça um recurso diferente ou troque para a cor que você mais goste.

Uma hora ou outra, você pode perder o seu número.

Com informações: WhatsApp 1, WhatsApp 2.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados