Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

WhatsApp GB, Aero e Plus: usar ou não?

Aplicativos não oficiais são a porta de entrada para criminosos; caso use, seu número pode ser banido permanentemente do WhatsApp

Victor Toledo

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Se você usa ou procura por algum WhatsApp que não seja o convencional, saiba que corre o risco de ter seu número banido da plataforma. Versões como WhatsApp Aero, WhatsApp Plus e WhatsApp GB não são oficiais, ou seja, foram criados por terceiros para ter funções extras, incluindo a possibilidade de mudar a aparência do seu aplicativo de mensagens. Abaixo, confira os riscos de usar essas versões alternativas.

Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Esses aplicativos se tornaram famosos por apresentarem funções que não existiam no app oficial.

Por exemplo, o WhatsApp Aero conseguia impedir que mensagens enviadas para você fossem apagadas completamente por quem enviou. O WhatsApp Plus trazia recursos de respostas automáticas para o WhatsApp, e o WhatsApp GB ficou popular por mudar a cor, oferecendo uma interface personalizável.

Esses clones também garantem a possibilidade de enviar fotos, vídeos e áudios mais longos e pesados do que o padrão do aplicativo.

Para usá-los, é preciso permitir que o aparelho faça download de fontes desconhecidas (que não são as lojas oficiais), além de desinstalar o app oficial por usar o mesmo número de telefone.

Aí que mora o perigo: por não ser um aplicativo oficial, a rede do mensageiro entende que o tráfego vindo de uma versão modificada não é legítimo.

Risco de ser banido do WhatsApp

É comum que usuários desses aplicativos recebam um aviso dizendo que a conta foi banida temporariamente. Dessa forma, caso você não desinstale a versão alternativa e retorne ao app oficial, seu número pode ser banido permanentemente do WhatsApp.

Segundo a empresa, esse banimento é definitivo, pois esses apps são chamados “não compatíveis” e violam os Termos de Serviço do mensageiro.

A falta de compatibilidade tem um motivo: os desenvolvedores do app não conseguem validar as medidas de segurança implementadas pelos clones não oficiais. Dessa forma, seu smartphone passa ser a porta de entrada para criminosos e arquivos maliciosos.

Portanto, a melhor coisa a se fazer é não usar uma versão não oficial, mesmo que ofereça um recurso diferente ou troque para a cor que você mais goste.

Uma hora ou outra, você pode perder o seu número.

Com informações: WhatsApp 1, WhatsApp 2.