Positivo S480: o smartphone mais caro da Positivo ainda é bem barato

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 semanas
positivo-s480-abre

A Positivo está renovando sua linha de smartphones Android e começa a vender neste mês o S480, um aparelho com hardware intermediário que custará a partir de R$ 549. A ideia é oferecer uma experiência de uso quase tão boa quanto a dos recém-lançados Moto G e Lumia 730, mas por um valor ligeiramente menor. Fui dar uma olhada de perto no S480 durante o evento de lançamento em Curitiba e gostei do que vi.

O poder de processamento do Positivo S480 não foge muito do que estamos acostumados em smartphones dessa faixa de preço. Ele vem com um MediaTek MT6582, que inclui a GPU Mali-400 MP e um processador quad-core de 1,3 GHz. Os núcleos da CPU são Cortex-A7, os mesmos do Snapdragon 400 que equipa a maioria dos intermediários, então o desempenho dos dois é equivalente.

positivo-s480-cpuz
positivo-s480-traseira

Há 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão por microSD, outro conjunto bastante padrão. Só a tela de 4,5 polegadas destoa um pouco: o painel IPS LCD oferece bom contraste, brilho e saturação, mas a resolução de 854×480 pixels denuncia a falta de definição em textos com fontes menores. Não é ruim, mas poderia ser melhor.

A câmera é uma boa surpresa. Ainda estamos falando de um smartphone acessível, mas o sensor de imagem de 8 MP fabricado pela Sony, a lente com abertura de f/2,0 e o flash LED duplo conseguem entregar fotos decentes para um aparelho dessa faixa de preço. Pelos testes rápidos que fiz, as imagens são melhores que as do Moto G de 1ª geração, mas ainda preciso de alguns dias antes de tirar mais conclusões. A foto abaixo foi tirada com o S480:

IMG_20141002_122852
Screenshot_2014-10-03-14-06-45

Durante a apresentação, a Positivo destacou algumas vezes que é a única fabricante de smartphones brasileira que possui parceria com o Google, o que implica seguir todas as regras impostas pelo pessoal de Mountain View e ter seus aparelhos aprovados antes de lançá-los no mercado.

E talvez isso tenha influenciado no Android 4.4.2 do Positivo S480, que praticamente não possui modificações na interface. Essa característica, somada ao hardware competente, faz com que as animações rodem de maneira fluida. A Positivo só exagerou nos aplicativos embutidos: tem Opera Mini, Kingsoft Office, trial de 30 dias do McAfee e muitos games de demonstração da Gameloft. Eu realmente espero que essas parcerias ajudem a baixar o custo dos aparelhos, porque quem gosta de experimentar um joguinho por 240 segundos?

Quanto ao design, o Positivo S480 traz uma carcaça toda de plástico, com botões frontais sensíveis ao toque e uma borda que tenta imitar metal, uma abordagem parecida com a da Samsung. A tampa traseira possui um acabamento fosco, que particularmente me agrada, apesar de ter o problema de acumular marcas de dedo com muita facilidade.

Com preço sugerido de 549 reais nas operadoras (na cor preta) ou 599 reais no varejo (com duas capinhas coloridas), o Positivo S480 será vendido por um preço que considero justo, embora próximo ao de aparelhos equivalentes de fabricantes que já conquistaram seu espaço — Motorola e Microsoft. A Positivo ainda tem o desafio adicional de limpar sua marca, que não possui uma imagem tão positiva, mas é bom ver que uma empresa brasileira está se esforçando para entregar um produto atraente.

positivo-s480-topo
positivo-s480-aberto

Saberemos mais sobre o Positivo S480 no review completo.

Notas relevantes

  • Além de ser vendido no varejo, o Positivo S480 também estará disponível nas lojas das operadoras TIM e Oi. A empresa ainda está conversando com as outras (a Vivo foi explicitamente citada). São parcerias muito importantes num país em que 40% das vendas de celulares são feitas por operadoras.
  • A Positivo cita que o S480 é uma espécie de “divisor de águas”. É um produto um nível acima do que a empresa costumava oferecer e, dependendo das vendas do aparelho, provavelmente veremos em breve smartphones da marca com hardware mais potente e 4G (o S480 é um 3G dual SIM).
  • A unidade fabril de Curitiba, onde os smartphones da Positivo são fabricados, tem capacidade para fazer 80 mil smartphones por mês, o que ainda é pouco. Pelo que vi na fábrica, ainda há bastante espaço físico para expandir essa produção.
  • É fato que a Positivo tem uma grande parceria com a Microsoft (afinal, entre as brasileiras, ela é a maior fabricante de computadores). E a Positivo não descarta lançar Windows Phones no futuro (boom!).

O editor viajou para Curitiba a convite da Positivo.

Receba mais sobre Positivo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados