Windows 8

O Windows 8 é a nova versão do sistema operacional da Microsoft para PCs. É o primeiro Windows desenvolvido pensado para tablets e quebrou paradigmas. Não há mais a presença do menu Iniciar — os aplicativos e pastas do sistema agora devem ser acessados pela tela Iniciar, aberta sempre que o Windows é ligado. O estilo do sistema é baseado no Metro, uma interface clean com a presença marcante dos tiles, blocos que abrem aplicativos e podem mostrar informações dinamicamente, como notícias ou dados sobre o clima.

windows-menu-iniciar-novo

O menu Iniciar não morreu! Ou melhor, morreu, mas foi ressuscitado hoje pela Microsoft. A empresa revelou uma nova versão do menu Iniciar que funciona como um híbrido entre o menu Iniciar do Windows 7 e a tela inicial do Windows 8. Do lado esquerdo ficam os aplicativos em formato de lista, enquanto o lado direito mostra Live Tiles.

Leia mais

windows_store_thumb

Além de revelar novidades do Windows e Windows Phone, a Microsoft realizou nesta quarta-feira (2) um anúncio muito importante para os desenvolvedores, mas que afetará diretamente os usuários das duas plataformas: com os aplicativos universais para Windows, será possível executar o mesmo aplicativo no smartphone, no tablet e no desktop, com interfaces adaptadas para cada tipo de tela.

Leia mais

thumb-windows-8-ballmer

Quando alguém é contratado por uma empresa, espera-se que essa pessoa não fique divulgando informações que ainda não foram reveladas publicamente. Dada a quantidade de vazamentos que vemos todos os dias, podemos perceber que essa regra básica não funciona muito bem. Mas um ex-funcionário da Microsoft sofreu as consequências: Alex Kibkalo, que trabalhava como arquiteto de software, foi preso nesta quarta-feira (19) após ser acusado de vazar segredos do Windows 8 em meados de 2012.

Leia mais

firefox_windows_8_thumb

A Mozilla planejava lançar uma versão do Firefox com interface adaptada para o Windows 8 desde o início de 2012, meses antes do lançamento mundial do sistema operacional. A nova interface estava em testes há meses, mas nunca havia chegado a uma versão estável do Firefox. E ela não deve chegar tão cedo: a Mozilla desistiu do projeto, porque quase ninguém dava bola para a interface Metro.

Leia mais

vlc-2-thumb

Depois de mais um ano de desenvolvimento e uma campanha bem sucedida no Kickstarter realizada em 2012, uma versão beta do VLC com interface adaptada para o Windows 8 finalmente está disponível na Windows Store. O player de vídeo é gratuito, tem código aberto e no momento funciona apenas em máquinas com arquitetura x86, mas em breve deverá ganhar uma versão para dispositivos ARM com Windows RT e Windows Phone.

Leia mais

thumb-metrotwit

O MetroTwit, um dos melhores (e mais bonitos) clientes de Twitter para Windows, não será mais distribuído oficialmente. Ele é mais uma vítima do limite de usuários que o Twitter impôs a clientes de terceiros em agosto de 2012. As novas regras da API já causaram problemas para outros aplicativos bem sucedidos, como o Falcon Pro e o Tweetro.

Leia mais

windows_81_thumb

Nos últimos dias, surgiram rumores de que a Microsoft estaria estudando medidas que visam, entre outros objetivos, combater o avanço do Chrome OS no mercado. Uma delas foi “vazada” recentemente: uma suposta versão gratuita do principal sistema operacional da empresa chamada “Windows 8.1 with Bing”. Leia mais

firefox_windows_8_thumb

A Mozilla liberou hoje a versão beta do Firefox com interface específica para o Windows 8. A novidade se propõe a melhorar a experiência de uso do navegador em telas sensíveis a toques. Embora o programa ainda esteja em desenvolvimento, a impressão inicial que se tem é de que a Mozilla acertou em cheio na fórmula.

Leia mais

windows_81_thumb

No Windows 8.1, a Microsoft fez modificações para tornar mais agradável o uso do sistema operacional usando teclado e mouse, colocando o botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela e uma opção para pular a tela inicial durante o boot, inicializando diretamente para a área de trabalho clássica. Agora, parece que essa última opção estará ativada por padrão.

Leia mais

thumb-windows-8-botao-iniciar

Paul Thurrott, jornalista que costuma ter fontes confiáveis quando o assunto é Microsoft, divulgou hoje uma das possíveis novidades da próxima versão do Windows: o velho menu Iniciar, que estava presente desde o Windows 95 e foi removido no Windows 8, pode voltar em breve. Especula-se que o retorno acontecerá no Threshold, nome interno da atualização do Windows que deve chegar em 2015.

Leia mais