Hoje a Nokia anunciou a disponibilidade do PureView 808, seu mais recente aparelho com Symbian. Como previsto o primeiro país a contar com ele no mercado será a Rússia, seguido da Índia e ele deve chegar ainda esse mês, sem uma data específica ou preço por enquanto. Para os brasileiros ansiosos por colocarem as mãos no aparelho, uma novidade não-anunciada: ele deve chegar no país em breve, agora que ele já consta como homologado pela Anatel.

Nokia PureView 808 na Anatel | Clique para ampliar

A Nokia não confirmou nenhum outro país além da Índia e Rússia, dois mercados importantes para a finlandesa dos celulares. Mas o PureView 808 já está no sistema da Anatel desde o final do mês passado, o que indica que ele deve chegar ao Brasil ainda esse ano (vou chutar até que ainda nesse semestre). Para quem quiser mais detalhes, os arquivos da homologação estão disponíveis aqui.

Para quem não lembra, e PureView 808 foi anunciado em fevereiro e tem como destaque sua potente câmera com lente Carl Zeiss junto de um sensor capaz de capturar imagens em até 41 megapixels ou vídeos em até 1080p. Além disso ele vem com uma tela AMOLED de 4 polegadas, 16 GB de armazenamento interno e bateria com 1400 mAh, que eu desconfio que não vai ser o suficiente dado o cacife do resto dos componentes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@_gaabriels
epoc (kernel do symbian/nokiaos) + 1.3 = android + quad core 1.5 ou mais :D
@_gaabriels
se 720 for hd o lumia 900 roda '-'
Turdin
Esse é um que quero testar em mãos com certeza, mas não compraria
Luandersonn
Você pode ficar com o seu sistema operacional, não há problema nenhum, cada um usa o que lhe melhor achar. Mas eu vejo muito futuro no acordo Nokia + Microsoft.
Ramon Melo
Ah, foi sim. A HTC e a Samsung estão implorando por essas implementações desde a primeira geração do Windows Phone 7 e, só agora que a Nokia entrou no mercado, elas resolvem aparecer? E eu não tenho nada contra o acordo Nokia-Microsoft. Mas tenho tudo contra abandonar um SO que me permitia assistir vídeos em alta definição na minha TV a partir do meu cartão microSD de 32GB ou do meu HDD externo de 1TB para privilegiar outro que não só não faz nada disso, como impede quem tenta fazer.
Luandersonn
Sim, mas vai ter um modelo (senão o mesmo) com WP, e não foi influencia da Nokia sobre a Microsoft, foi frutos dos acordos que várias pessoas que são fãs do Android não gostaram, aquele que fez a Nokia usar o WP.
Ramon Melo
Como eu pensava, não vai ser WP7. Parece que a influência da Nokia sobre o WP é maior do que se supunha. Em menos de um ano, os finlandeses já convenceram a Microsoft de adotar suporte ao LTE, desenvolver o Office para Symbian e relaxar as especificações de hardware. Bom, vou esperar o WP8 sair para comentar a respeito. O que eu sei é que o Nokia 808 sairá com Nokia OS (ex-Symbian) de fábrica.
Luandersonn
http://windows8brasil.com/blog/slide-da-nokia-mostra-o-windows-phone-com-pureview/ O PureView virá com Windows Phone, isso todos já sabem, não sei se as configurações serão as mesmas, obviamente também não sei se é esta versão, mas eles vão colocar WP no PureView. Ninguém sabe nada sobre o WP8, mas supomos que será melhor do que a versão atual, que já é boa.
Ramon Melo
Fonte? A principal reclamação era a de que esse celular seria exclusivo do Symbian porque os engenheiros da Nokia já estavam trabalhando na tecnologia há dois anos e esse será o ciclo final do produto. De qualquer forma, o Snapdragon single-core não segura vídeo em Full HD. Ou a Microsoft vai adicionar suporte ao Snapdragon dual-core (um ano e meio depois da concorrência, diga-se de passagem), ou só na futura edição do WP do qual todos falam como se fosse a última maravilha do mundo mas, no fundo, ninguém sabe nada a respeito.
Luandersonn
Vai ser sim, já anunciaram, vai ser WP, Symbian era só para exibição.
@victoygor
Acho legal a Nokia não acabar com o Symbian, pois como Android, iOS, WP, ele tem seus fãns e pessoas que se adequaram muito ao sistema. Só que a loja de aplicativos, como sempre é um pouco escassa comparando à de grandes sistemas! Mas de uma coisa tenho certeza: "O SYMBIAN NÃO MORREU!"
Gaba
Ahh... vai saber né? E se eles atualizarem, num possível Windows Phone 8... :)
Ramon Melo
Você só está esquecendo que a série Symbian trabalha em processadores de nível muito abaixo do da concorrência, o que permite uma economia absurda de energia. O N8 tinha singelos 680MHz, frente aos 1GHz de iOS, WP7 e Android da época. O gerenciamento do Symbian é mais inteligente, pelo menos nas versões antigas. Meu Nokia E63 só se conecta sob demanda e, por isso, era comum a bateria dele durar 2~3 dias de uso (agora já está viciada). Se a pessoa configurar a interface para ficar preta (que consome menos energia no AMOLED), a autonomia pode ser até o dobro da dos outros smartphones.
Ramon Melo
Também desejo 50 milhões de reais na minha conta... droga, não deu certo. :(
Ramon Melo
Certamente não será com Windows Phone 7, o chipset que a Microsoft escolheu não aguenta o tranco.
Exibir mais comentários