O Facebook oferece uma plataforma bem segura para desenvolvedores criarem aplicativos, mas apesar disso, alguns deles insistem em usar o site para aplicar golpes. É o caso de mais um aplicativo fraudulento, que usa um nome bem conhecido: o do WhatsApp. Um aplicativo falso apareceu ontem e já está fazendo vítimas na maior rede social do mundo.

O aplicativo pede acesso aos dados pessoais dos usuários e também a dados que outros amigos compartilharam com você. Depois disso, redireciona o usuário para um outro domínio, fora do Facebook, onde são exibidas propagandas e outros aplicativos no Facebook, todos provavelmente também fraudulentos. De quebra, o app também envia convites do aplicativo a todos os amigos da lista – isso sem perguntar.

Página que o usuário do Facebook recebe ao aceitar o aplicativo: spam puro.

Não faz sentido um aplicativo de mensagens que está atrelado a um número de celular oferecer uma versão web, então isso já é um bom indicativo de que o programa é falso. Além disso, a URL do aplicativo é bastante suspeita: ‘yesiamback’.

Uma busca por WhatsApp no Facebook revelou outros 10 aplicativos que parecem ter o mesmo objetivo, mas todos eles já foram bloqueados pela rede social. O único que aparentemente continua ativo foi o que começou a fazer vítimas ontem.

Recomendamos que se você receber um convite para esse aplicativo, bloqueio e reporte-o como SPAM para que ele seja retirado do ar o quanto antes. E pedir desculpas aos seus amigos também seria uma boa.

Obrigado aos leitores Daniel Vilhas pela screenshot e Valter Pando pelo alerta.

Leia | App espião de WhatsApp: entenda como funciona e saiba identificar

Relacionados

Escrito por

Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.