Início » Telecomunicações » Operadoras desobedecem Anatel e continuam enviando spam

Operadoras desobedecem Anatel e continuam enviando spam

Claro, Oi e TIM enviam mensagens publicitárias sem autorização do cliente

Paulo Higa Por
Claro continua enviando mensagens publicitárias mesmo após solicitação de cancelamento

Claro continua enviando mensagens publicitárias mesmo após solicitação de cancelamento

Em junho de 2012, a Anatel determinou que as operadoras de telefonia móvel enviassem mensagens nas quais o cliente poderia manifestar o desejo de não receber mais SMS de cunho publicitário da prestadora. As principais operadoras do país até atenderam a solicitação, disponibilizando números de cancelamento. Entretanto, seis meses após a medida da Anatel, o sistema de cancelamento de publicidade das operadoras não está funcionando como deveria.

Mesmo depois de solicitar o cancelamento, muitos clientes continuam recebendo as mensagens publicitárias. O Tecnoblog confirma que a Claro enviou diversas propagandas da Ricardo Eletro, do Walmart, da NET e do programa de relacionamento Claro Clube após duas solicitações feitas através do número 888.

Os clientes da Claro não são os únicos que reclamam do spam por SMS. Entre os leitores do Tecnoblog que responderam a uma pesquisa rápida no Twitter, 34,09% dos que confirmaram o problema eram clientes da TIM e 20,45% eram da Oi. A Claro foi a pior, com 40,91% das queixas. A única entre as grandes operadoras brasileiras que não obteve número significativo de reclamações foi a Vivo.

Resposta das operadoras

Entramos em contato com a Claro, a Oi e a TIM para solicitar esclarecimentos.

Em nota, a Claro disse que “sempre cumpre as determinações da Anatel”, justificando o problema com uma possível “falha pontual” no canal de cancelamento. A operadora informa que “somente envia mensagens publicitárias com autorização expressa do cliente” e deixou a disposição quatro formas de cancelamento: além do SMS com a palavra SAIR para 888, há o atendimento telefônico 1052, o canal interativo *1052# e o portal Minha Claro.

A operadora Oi nos enviou uma resposta semelhante, dizendo que cumpre as determinações da Anatel e pretende apurar “casos pontuais” de dificuldades no cancelamento do recebimento de SMS publicitário. A empresa informou que, para solicitar o cancelamento, é preciso enviar a palavra SAIR para 55555.

A TIM não nos respondeu.

Como cancelar

Para solicitar o cancelamento dessas mensagens, é necessário enviar a palavra SAIR para um número que varia de operadora para operadora: Claro (888), Oi (55555), TIM (4112) e Vivo (457). Após alguns segundos, a prestadora enviará uma mensagem automática confirmando o cancelamento e dizendo que as publicidades não serão mais enviadas. Porém, como vimos acima, esses canais nem sempre funcionam.

Operadora envia mensagem de confirmação, mas não confie muito nisso

Operadora envia mensagem de confirmação, mas não confie muito nisso

Quem continuar recebendo as mensagens deve ir para o segundo passo: entrar em contato diretamente com a operadora para solicitar o cancelamento. Independentemente do canal de atendimento (telefone, chat ou email), o importante é anotar o número do protocolo. Os telefones de atendimento das principais operadoras são: 1052 (Claro), 1056 (TIM), 1057 (Oi) e 1058 (Vivo).

Em último caso, o jeito é partir para Anatel. Para registrar uma reclamação, é necessário ter em mãos o número do protocolo e fazer um cadastro no sistema de ouvidoria da Anatel. Clique no link “Reclamação contra prestadora”, leia o termo de responsabilidade e cadastre uma solicitação. Na opção Serviço, escolha “Móvel Pessoal”. Descreva o problema e, se achar conveniente, envie uma screenshot com os spams recebidos. A operadora normalmente entra em contato por telefone no quinto dia útil após a reclamação na Anatel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marco Antonio

Exatamente. Essas mensagens MMS, são a pior coisa, da já péssima telefonia celular do país. Coisa de empresa lixo, enganadores.

Castle_Bravo

Não só existe, como faz bem o papel dela, ser cooptada por quem tem mais dinheiro e trabalhar por eles.

João Crespo

Nada ainda e continuo recebendo spam. Menos, mas recebo. Vejo no TJMG que está para o juízo decidir.
--
Enviado do aplicativo Outlook Email App para Android

segunda-feira, 25 junho 2018, 02:57PM -03:00 de Disqus [email protected]<mailto:[email protected]>:
"@João Crespo teve algum resultado entrar no Juizado de Pequenas Causas?"
[Disqus

Foso

@disqus_FIx4zksCi6:disqus teve algum resultado entrar no Juizado de Pequenas Causas?

Amom Mandel

Não, infelizmente. Cheguei a fazer uma denuncia na Anatel, ouvidoria da própria Oi e Reclame Aqui (não fui ao Procon por ser menos prático), e nada...cancelei a linha da Oi. Aliás, não só não consegui resolver, como ainda tive que escutar "desaforos" de funcionários da Oi quando eu já atendia dizendo que não estava interessado em nada, nas vezes que não era o robô! Um absurdo!

Foso

@amommandel:disqus de lá para cá você conseguiu alguma solução desse spam da Oi?
Tenho recebido todo dia de 5 a 10 ligações telefônicas de um robô da Oi numa linha fixa.

Amom Mandel

Posso adivinhar sua operadora? Oi?!

Amom Mandel

Huahuahua, é foda. Já sofri isso com a Oi em uma linha fixa. Com ela, não adianta reclamar com eles, com a ouvidoria da empresa ou com a Anatel. Aliás, os funcionários ainda se acham desrespeitados por reclamarmos da merda do SPAM.

Kowalski_dcr
tudo conversa para boi dormir.... acabei de compra um chip... 25 na loja... 15 no contrato e só efetivou mesmo 10... ok.. mas fui bem mais claro que a propria claro.. EU NAO QUERO RECEBER NENHUMA PROPAGANDA! e esta no contrato isso!. pois chego em casa e ja tem propaganda... me pediram para enviar SAIR para o 888 e poderia ser cobrado.. bom que seja 1 centavo.. x todos os clientes da claro.. imaginem se isso nao é super conveniente para eles..
David Lago
Faltou alguns pequenos detalhes no último parágrafo: Depois de fazer tudo o que foi recomendado, a operadora te liga, promete 30 dias pra resolver o problema, e obviamente não muda nada. Mas aí, você vai lá, abre outra reclamação na Anatel, recebe outra ligação de outra pessoa da operadora, que te pede mais 30 dias, e adivinha? NADA FEITO. Agora estou iniciando um processo contra a operadora, junto a um registro no Procon. Esse país não é sério.
David Lago
O problema é que a anatel NÃO existe.
roger

verdade amigo, para cancelar tem que confirmar, já para comprar não basta clicar em ok sem querer como me aconteceu hoje, eu estava dormindo quando acordei com a notificação sa mensagem fui pegar o telefone e logo depois me chegou uma cobrança de 4,99, porque a Anatel vão faz nada??? tenho a impressão que tem propina na jogada. , se o mercado fosse aberto teríamos mais opção de operadoras, e assim a melhor mataria as piores levando-as a falência, mas com o mercado controlado como está fica difícil. estamos refém das operadoras que apesar de rivais estão de coluio e a tia Ana mamando propina fecha os olhos para estas coisas. e nós consumidores pagamos a conta. a final para que se matar se podemos nos unir e estorquir os trouxas??

Assombroso

Quando enviei SAIR para 4112 logo em seguida recebi mensagem dizendo que eu não receberia mais mensagens publicitárias, só que a Tim enviou-me 96 mensagens SMS no dia seguinte. Depois passei a receber 9 mensagens publicitárias por dia (270 por mês), até que desisti e troquei de operadora. Mudei meu nº para a Vivo, agora recebo muito menos spam.

Django
Quando enviei SAIR para 4112 logo em seguida recebi mensagem dizendo que eu não receberia mais mensagens publicitárias, só que a Tim enviou-me 96 mensagens SMS no dia seguinte. Depois passei a receber 9 mensagens publicitárias por dia (270 por mês), até que desisti e troquei de operadora. Mudei meu nº para a Vivo, agora recebo muito menos spam.
Sergio Cesario

ola digite *1052# e escolha a opção 9 depois opção 6 depois opção 2 e por ultimo opção 1 e pronto fim dessas mensagem insuportáveis

Exibir mais comentários