Início » Mobile » Chip da Qualcomm funciona com todas as frequências do 4G

Chip da Qualcomm funciona com todas as frequências do 4G

RF360 promete ser solução para fragmentação de bandas de redes de celulares

Por
6 anos atrás

“O que adianta ter 4G para os turistas na Copa do Mundo se eles não possuem smartphones compatíveis com a nossa rede?” Isso pode até ser verdade atualmente, mas a história vai mudar: a Qualcomm anunciou nesta semana o RF360, um novo chip de rádio que suporta todas as 40 bandas diferentes usadas nas redes móveis 2G, 3G e 4G de todo o mundo.

No anúncio, a Qualcomm diz que a fragmentação de bandas é hoje o maior obstáculo no desenvolvimento de dispositivos compatíveis com 4G. Isso atrapalha os fabricantes e também os consumidores, que acabam não sabendo se seus smartphones LTE comprados em um país funcionarão normalmente no outro. Com o RF360, as empresas não vão mais precisar fabricar modelos de smartphone diferentes para cada país.

qualcomm-rf360

Segundo a Qualcomm, a antena do RF360 suporta redes com frequências de 700 a 2.700 MHz. Com a ajuda de outros componentes integrados, incluindo um amplificador de sinal e um gerenciador de energia, a empresa promete que ele vai esquentar menos e consumir até 30% menos bateria que os chips da concorrência.

O RF360 suporta sete tecnologias diferentes, incluindo LTE-FDD (usado por Claro, Oi, TIM e Vivo para fornecer 4G móvel), LTE-TDD (usado por Sky e Sunrise em banda larga fixa), WCDMA, EV-DO, CDMA 1x, TD-SCDMA e GSM/EDGE. Ele deve aparecer nos smartphones, tablets e modems no segundo semestre do ano.

Atualizado às 18h02.

Mais sobre: , , , , , ,