Seagate confirma produção de HDs com 8 terabytes
A Seagate confirmou nesta terça-feira (26) a produção em larga escala da sua primeira linha de HDs com 8 terabytes de capacidade. Algumas destas unidades haviam sido enviadas para avaliação de clientes corporativos no mês passado. Os testes, pelo jeito, deram bons resultados.
Os novos discos rígidos seguem o tradicional padrão de 3,5 polegadas e são baseados na interface SATA de 6 Gb/s. A Seagate também chama atenção para o uso de componentes que consomem menos energia, embora não tenha especificado quais.
Mas o mistério mesmo está na tecnologia usada para possibilitar tamanha capacidade de armazenamento. Em seu comunicado, a empresa não faz qualquer menção a ela e, nos contatos de imprensa, se nega a comentar o assunto.
Há quem acredite que o “segredo” é a técnica HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording). Nela, um feixe de laser com comprimento de onda muito pequeno é usado no cabeçote de gravação, possibilitando a inserção de mais dados no disco sem aumentar as suas dimensões físicas.
Outra hipótese – tida como a mais provável – é o uso da tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording), que consegue aumentar a densidade dos discos reduzindo o espaço entre as trilhas ao ponto de estas ficarem praticamente empilhadas.
De acordo com a Seagate, os HDs de 8 TB estarão amplamente disponíveis no próximo trimestre. Fica a torcida para que, quando esta fase chegar, informações sobre a tecnologia implementada tenha sido finalmente liberadas.
A Seagate também não revelou preços. A razão pode ser o público-alvo. Estas unidades estão sendo lançadas para atender principalmente data centers. Como empresas do ramo compram HDs em grandes lotes, o valor da unidade depende de negociação.
Mas a disponibilização de HDs de 8 TB para consumidores finais não deve demorar. No mês passado, a Western Digital lançou novos modelos de 6 TB voltados para este público. A Seagate também possui unidades com esta capacidade, mas superá-las em poucos meses seria uma bela maneira de atingir a rival.
Com informações: Tom’s Hardware