Início » Aplicativos e Software » WhatsApp volta atrás e permite desativar confirmação de leitura no chat

WhatsApp volta atrás e permite desativar confirmação de leitura no chat

Atualização para Android encerra a crise sobre a privacidade no app; saiba como baixar

Avatar Por

Durou uma semana – se tanto – a modificação no WhatsApp para revelar se os seus amigos leram as mensagens que você mandou. A empresa já prepara uma atualização que dará ao usuário a oportunidade de ajustar a privacidade para dizer se quer enviar os avisos de que o chat foi lido.

Vixe...

Vixe…

Assim como acontece com a informação de “Última vez visto”, na qual aparece o horário em que você ficou online, o usuário que decidir não revelar se leu as mensagens ficará sem saber se os contatos leram aquilo que ele próprio mandou. Dá pra chamar isso de “política de reciprocidade” do WhatsApp: o mesmo nível de privacidade que você aplica a si mesmo torna-se o padrão para os seus amigos.

A atualização com a nova opção de privacidade está disponível no site oficial do aplicativo. É preciso baixar o arquivo .apk da versão 2.11.44. Em seguida, vá em: Configurações → Informações da conta → Privacidade. É necessário desmarcar a caixa de seleção dos Read receipts (Recibos de leitura?).

Ajustes de privacidades do WhatsApp no Android

Ajustes de privacidades do WhatsApp no Android

O WhatsApp costuma liberar as novas versões do app primeiro no site, para depois distribui-las nas lojas de aplicativos. É esperado que a versão 2.11.44 chegue à Play Store num futuro próximo. Ainda não se sabe quando o recurso vai aparecer para os donos de iPhones – e menos ainda para os guerreiros que usam Windows Phone.

Ao lançar os tiques azuis de confirmação de leitura, o WhatsApp iniciou uma confusão nas redes sociais. Há quem defenda o recurso, dizendo que não está nem aí. Há quem diga que fere a privacidade e pode até destruir casamentos (aqui tem uma hipérbole, tá?). Eu penso que a comunicação instantânea ainda é uma coisa muito nova, embora a internet esteja aí há 25 anos. Provavelmente ainda vamos desenvolver uma etiqueta sobre como lidar neste tipo de situação. O mais provável é que isso ainda varie de cultura para cultura, de país para país.

Até um possível consenso pintar, deixo os recibos de leitura ativados. Li sim! E se não conseguir responder naquele exato momento, mando uma mensagem do tipo “Ow, agora não dá pra falar. Já te respondo, belê?”. Sem choro, sem crise.

Atualizado em 17/11.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Elayne Lapa

As vezes tbm a pessoa consegue responder a segunda pergunta feita,mas a primeira ainda nao chegou,nao entendo esse app rsrs

Elayne Lapa

As vezes mando mensagem aparece que a pessoa está online mas fica só um tique como se a pessoa está sem coneccao internet!!! Estranho isso!!!

Júlia Santana
Desde esse post já tem várias novidades no aplicativo. Uma delas é poder marcar mensagens como não lidas. Tem mais informações sobre isso aqui: http://www.psafe.com/blog/nao-lido-silenciar-e-personalizar-contatos-sao-algumas-das-novidades/
Cristopher
Que ridículo , quem se preocupa com isso . ou ta muito carente , ou tem algo pra esconder.
Bruno
O segredo é popularidade, usabilidade e flexibilidade, pois pode ser usada em varias plataformas e hardwares. Desde o aparelho mais simples ao mais sofisticado. Por exemplo o Skype ja foi desativado no windows phone 7. Como pode ser mais popular?
robsonc
orkut feelings
Ronaldo
como faz?
Ronaldo
Não consigo baixar. Como faço ??
Joelson Medeiros
Eu ainda acho que, se não quer ler ou deixar que saibam que leu uma MENSAGEM em um APP DE MENSAGEM, desinstale de seu smartphone. Simples...
Raphael
Aí é questão de popularizar outro serviço, e isso só vai acontecer se, uma a uma, as pessoas migrarem. Como é só um aplicativo, ou seja, dá pra ter vários, eu instalei o viber, gostei, passei a usar prioritariamente ele, e nisso já fiz umas 5 pessoas migrarem (3 diretamente, duas por causa dessas outras 3). Tenho whatsapp, mas sempre que pedem número pra entrar em contato já informo que uso viber, e que respondo em ambos mas prefiro ele.
Luiz Felipe Rahn
Muito bem! Porém achei extremamente útil para mim. Qual o aparelho você usou para fazer a SS?
Thássius Veloso
Refiz aqui o teste... Realmente, o caminho que eu dei no artigo estava incorreto. Ele foi corrigido. Obrigado pelo toque! :D
guuhsantanna

A grande questão não é qual é o melhor, e sim qual todo mundo usa. Não adianta eu mudar pro Viber, por exemplo, sendo que 1 ou 2 contatos utilizam. Whatsapp é onde está a maioria das pessoas, da mesma forma que no Facebook está todo mundo, e etc.

Gustavo Sant'Anna
A grande questão não é qual é o melhor, e sim qual todo mundo usa. Não adianta eu mudar pro Viber, por exemplo, sendo que 1 ou 2 contatos utilizam. Whatsapp é onde está a maioria das pessoas, da mesma forma que no Facebook está todo mundo, e etc.
João Silverado
Pq se essa opção de confirmação de msg lida veio junto com os outros sistemas?
Exibir mais comentários