Início » Negócios » Pagamento pelo celular: Samsung Pay chega ao Brasil

Pagamento pelo celular: Samsung Pay chega ao Brasil

Sistema de pagamentos móveis aceita cartões do Bradesco, Itaú, Nubank, BB, Caixa e outros bancos.
Ele funciona em praticamente todas as maquininhas de pagamento do Brasil.

Paulo Higa Por

A Samsung apresentou no Brasil nesta quinta-feira (14) o Samsung Pay, sistema que utiliza chips de NFC e geração de campo magnético (MST) para permitir pagamentos pelo smartphone em estabelecimentos físicos. Cartões de crédito e débito de instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander estão entre os primeiros a suportarem o serviço no país.

samsung-pay-cartao

Para fazer compras com o Samsung Pay, basta aproximar o smartphone ao terminal de pagamento, deslizar o dedo sobre a tela para escolher o cartão e confirmar a transação com a impressão digital ou senha de quatro dígitos no celular. É possível cadastrar até 10 cartões por aparelho.

Por utilizar duas tecnologias diferentes, o Samsung Pay leva vantagem em aceitação nos estabelecimentos quando comparado a alternativas como Android Pay e Apple Pay, que dependem apenas do NFC. Se a maquininha não suportar pagamentos por aproximação, o smartphone gera um campo magnético, semelhante à tarja dos cartões, para concluir o pagamento.

galaxy-samsung-pay-brasil

O Samsung Pay é compatível com Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy S6 Edge+, Galaxy Note 5, Galaxy A5 (2016) e Galaxy A7 (2016). Os topos de linha Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, que inicialmente estavam de fora, também suportarão o Samsung Pay, mas apenas com pagamentos por NFC, já que as variantes brasileiras não possuem a tecnologia MST.

O novo sistema estará disponível a partir de terça-feira (19), no caso do Banco do Brasil, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal, Porto Seguro e Santander. Estes foram os cartões liberados durante o período de testes:

  • Banco do Brasil: Ourocard Visa Platinum Estilo, Ourocard Visa Infinite, Ourocard Visa Infinite Estilo
  • Brasil Pré-Pagos: Brasil Você Internacional
  • Caixa: Cartão de Débito Caixa MasterCard
  • Porto Seguro: Visa International, Visa Gold, Visa Platinum, Visa Infinite
  • Santander: Platinum MasterCard, Unlimited MasterCard Black, Platinum Visa, Platinum Style Visa, Platinum Visa Santander Unlimited Visa Infinite, Dufry Platinum Visa, Elite Visa Van Gogh, Platinum Visa, Elite Visa Select, Style Platinum Visa, Unlimited Visa Infinite, Unique Visa Infinite.

samsung-pay-bancos-brasil

De acordo com a Samsung, cartões de crédito e débito do Banrisul, Bradesco, Itaú e Nubank estarão disponíveis "em breve" no Samsung Pay.

Considerações pessoais

Se você for early adopter de pagamento por aproximação no Brasil, provavelmente vai enfrentar as dificuldades que eu tive.

Primeiro, talvez seja necessário convencer o vendedor de que você não vai hackear o terminal de pagamento da loja (sério, pode acontecer). A tecnologia ainda engatinha no Brasil e as pessoas não estão treinadas, portanto, é bem provável que o vendedor diga que não é possível pagar com o celular — no caso do Samsung Pay, isso é ainda menos verdade se você considerar que ele funciona até no leitor de tarja magnética.

Depois, tem que tirar o atendente do modo automático: normalmente, as pessoas inserem na maquininha o pedaço de plástico (que você não tem) e só então selecionam crédito/débito. No pagamento por NFC, o processo geralmente é o inverso: deve-se inserir o valor da compra e o modo de pagamento e, depois, quando uma mensagem parecida com “Insira, passe ou aproxime” surgir no terminal, aproximar o gadget.

Essas questões devem ser resolvidas com o tempo. A Samsung afirma que está fazendo treinamentos nas grandes redes de varejo, aproveitando também a força de trabalho das bandeiras de cartões, para informar os vendedores a respeito do funcionamento do Samsung Pay.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Henrique
Para pagar pelo Samsung Pay, eu preciso ativar a função NFC do meu celular? Ou não é necessário?
Jonas Schumacher
E o nubank até hoje nada...
Rodolfo R. Piva
Oi Evandro, obrigado pela dica. Hoje em dia já está funcionando. No meu caso o problema era com o banco. O meu cartão não estava habilitado para usar com o Samsung Pay. :)
Evandro Santos
Eu tive o mesmo problema então entrei na configuração do Samsung Pay e cliquei em restaurar o aplicativo cadastrei novamente e passou a funcionar
Elias Lazaro
sem internet, normal conseguir samsung Pay ??
Gustavo Furiati
Fala ae, utilizei o Pay algumas vezes já, alguem saberia me informar c ele utiliza algo na internet para passar o cartao pelo smart, pois tentei a alguns dias nao passou e tava sem internet. Valeu
Diego Soares
O problema está na tecnologia (MST) e não na NFC, MST simula o cartão não necessita que a máquina tenha a tecnologia NFC já o NFC necessita que a máquina do estabelecimento tenha essa tecnologia. Talvez o seu SmartPhone só tenha NFC, dá uma procurada no google para ver se o modelo possui MST.
Dhein
A tecnologia é interessante, mas os estabelecimentos tem que estar preparados e ter funcionários que saibam da existência disso, o que adianta eu ter isso se o funcionário não foi treinado e não acredita/aceita no método de pagamento. Precisa ser mais divulgado para crescer
Cazalbé
E o nubank até hoje nada...
Rodolfo R. Piva
Oi Caixa, por favor me ajudem. Eu tenho cartão Mastercard da minha conta corrente e não consigo cadastrar. Me informaram que eu tenho que ter a senha de internet que já fiz. Depois me disseram que tinha que cadastrar o celular pra receber SMS. Já fiz também. Depois me disseram que tinha que instalar o aplicativo da Caixa no celular e habilitar pelo site. Já fiz tudo isso. Quando vou cadastrar no Samsung Pay no meu Galaxy Note 5 recebo a seguinte mensagem: "Não é possível registrar seu cartão. Tente outro cartão ou contate o emissor do cartão." Liguei para a central de atendimento e nem sabiam sobre o que eu estava falando, mesmo assim abriram um chamado (63538847) e me deram um número. Perguntei em quanto tempo eles me dariam uma resposta e me foi informado que não há prazo. Isso já tem umas duas semanas. Ninguém entrou em contato. Olha... tá difícil! Podem me ajudar?
Ibrahim Shehata
Alo Alo Brasil a tecnologia existe desde o ano passado e usado pelo app do BB para qualquer telefone novo ou antigo que tem NFC e o melhor é de graça........Funciona muito bem e não dá problema como Samsung pay está dando para os coitados que estão pagando taxa para usá-lo!!!!
Guilherme Silvério
Alguem conseguiu ativar? Eu não estou conseguindo )=
Fernando Xis
-) Ruim !!! Eu recebi um péssimo atendimento do serviço de Pos venda do "samsumg pay" no Brasil . -) Descaso e despreparo Sao as palavras que definem bem este "servico" que esta chegando ao Brasil!! -> NAO Recomendo!!!
José Carlos Cabral Granado
Estou decepcionado com o samsung pay. Tenho um samsung note 5, que, pelo que sei, aceita nfc e simulação de cartão magnético. No entanto, quando uso a maioria não aceita, chegando ao ponto de um frentista, quando disse que iria pagar com celular, tratou-me como se fosse um estelionatário, dizendo que teria de falar com o gerente. Fiquei irritado e dei o cartão normal para ele passar. Quando a pessoa tem boa vontade, normalmente aqueles com melhor instrução, raramente o equipamento conversa com a máquina, falhando ou sendo necessário tentar passar mais de uma vez. Moral da história, das compras que fiz com cartão neste mês, uma quinze, só consegui usar três vezes. Falta treinamento dos funcionários, divulgação do produto e comunicação com a máquina, ou seja, UM FIASCO!!!
Thiago Sabaia
comigo é ao contrário, tenho o cartão e falta o telefone. O aparelho é mais difícil que o cartão.
José Amorim
Enquanto isso, o Android Pay...
Rodolfo Q.
To nessa tbm, aparelho já tenho, falta o cartão!
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Fácil, só perguntar credito ou debito e botar o valor antes de inserir o cartão, até porque só vai aproximar o celular e pronto!
rjmelo
Pelo menos no S5, talvez se possa usar o Android Pay (o concorrente do Samsung Pay). Veja a captura de tela, no meu S5 New Edition, atualizado com o 6.0.1 Marshmallow: https://uploads.disquscdn.com/images/dacc24f04fe33db2e3c08738f7d46de374fa6a0218b2612da9ad1494d3f0aeb2.png
Panino, o Manino
A Samsung deveria ser processada por isso, vendeu o nosso S6 sem a tecnologia magnética e só avisou esse ano. O sistema ainda funciona no S6, porém você não vai poder usar ele em terminais magnéticos tradicionais sem NFC.
Leandro Nascimento
Porra Apple, traz o Apple Pay pro Brasil logo... é muito legal pagar desse jeito!
rjmelo
Mas na reportagem fala que o S6 não tem a tecnologia de campo magnético de aproximação MST, só NFC, e vai funcionar. O problema deve ser o chip NFC do S5 ser de outro fabricante (acontece isso com o app do Ponto Certo Bilhete único, que só funciona com aparelho NFC com chip Mifare NXP)
Rafael Costa
EEEEAAAA
Flávio Sena
Isso se dá por conta da capacidade de poder gerar o campo magnetico tambem. O App da samsung não funciona apenas com o NFC. Nesse caso o S5 tem apenas o NFC, deixando ele de fora da tenologia.
Rodrigo Gommes
a justificativa ja começa pelo poder aquisitivo para comprar os aparelho. huashuashauhs mas apesar de não ter um dos aparelhos, meu cartão tá na lista!!! uhuuuu
PALUDO
Engraçado é que o S5 possui NFC e o app do Pay e não será compatível!? Então o que essa merda de App Inútil faz no meu celular!? Sem root nem dá pra remover/desativar!!
Kauã Oliveira
Os bancos só liberaram para os clientes com um poder aquisitivo maior, tirando a Caixa que foi mais humilde.
Thiago Sabaia
só apertar o teclado número que irá aparecer a opção para escolher Debito ou Credito(no caso da rede, já vai direto para o valor), após isso será solicitado o valor, insira o valor e clique no verde. Ai é só aproximar o celular para pagar
Thiago Sabaia
Se o cartão for internacional sim, o que conta é o cartão apenas.
William Bannach
Alguém sabe se vou conseguir usar o Samsung Pay nas gringa com cartão do Brasil??
Robson Diogo Moreira
Meu sonho é ter um desses cartões ... comprei o smartphone mas o cartão é missão impossível.
Muriel
olha, tomara que demore a adoção, já foi um calvário ensinar o meu pai a usar a maquininha "normalmente", imagine com o Samsung Pay.
Marvels
No caso o modo mais difícil é a maquininha avulsas fora de sistemas, lojas menores. Em supermercados, onde é tudo interligado, ou lanchonetes como burguer King, MC Donald, sempre a máquina já pede, insira o cartão, pois ela já sabe quanto vc vai pagar, pois a pessoa já passou suas compras, ou vc já fez o pedido. Difícil vai ser naqueles lugares onde a mulher saca a máquina autônoma, que não é interligada em um sistema da empresa.
Felipe Tumonis
Tem razão, passei batido do detalhe da data de disponibilidade.
Tiago Celestino
Provavelmente não
Marvels
Vc leu o texto?
Felipe Tumonis
Como faço para habilitar em meu Galaxy S7? Quando eu abro o app do Samsung Pay aqui ele ainda diz que não está disponível.
E_Palpatine
Pergunta : Debito ou Credito Samsung... Ah, Debito por favor.
Krosna Terrestre
Já até imagino a cara da "tia da farmácia" quando eu disser que vou pagar com NFC/SamsungPay.