Início » Celular » A expectativa pelo 5G nunca esteve tão forte quanto agora

A expectativa pelo 5G nunca esteve tão forte quanto agora

Felipe Ventura Por

Não há dúvidas de que o 5G é empolgante, prometendo velocidades mínimas de 100 Mb/s de download e 50 Mb/s de upload para cada usuário, além de menor latência. Esta semana, grandes empresas se reuniram na Mobile World Congress para mostrar como estão ansiosas por essa tecnologia - mas há um caminho árduo para torná-la realidade.

"O 5G vai ajudar a moldar a vida das pessoas", disse Rajeev Suri, presidente da Nokia, durante a MWC. "O 5G conectará tudo e todos", previu Tim Baxter, presidente da Samsung Electronics America. O hype pelo futuro da internet móvel é forte, e não é de agora. Em janeiro, o CEO da Qualcomm, Stephen Mollenkopf, disse na CES que "o 5G terá um impacto semelhante à introdução da eletricidade ou do automóvel".

E essas empresas querem materializar o 5G o quanto antes. A Qualcomm acredita que o padrão estará totalmente definido em meados de 2018; ela já tem um modem compatível com essa tecnologia. A União Internacional de Telecomunicações só recentemente publicou seu primeiro rascunho de especificação 5G.

A Samsung vem testando tecnologias candidatas ao 5G há anos e, na MWC, já anunciou um roteador doméstico para conectar usuários a uma rede que ainda precisa ser construída. Ele está em testes pré-comerciais na Coreia do Sul, Japão e EUA.

A Intel tinha na MWC um protótipo de rede 5G com todo tipo de dispositivo conectado, desde um headset de realidade virtual até um carro conectado. A ideia é que o futuro das redes móveis vá "além do smartphone" (área em que a Intel não se saiu muito bem). E em janeiro, na CES, a Intel anunciou um modem 5G.

Enquanto isso, a ZTE surfou no hype apresentando o protótipo Gigabit como "o primeiro celular 5G". Na verdade, não se trata de um celular - é uma tela conectada a uma placa de circuitos com chip Snapdragon 835 - e não se trata de 5G, e sim de agregação de canais 4G para entregar velocidades de até 1 Gb/s.

Produtos 5G da Samsung

O 5G exige novos transmissores e usa frequências muito altas, o que cria um problema: o sinal atenua a certa distância das antenas. Mesmo usando tecnologias inteligentes, as estações rádio base precisarão ser abundantes. Por isso, a internet sem fio do amanhã deve ser bem cara.

Ainda assim, as operadoras estão se preparando. A americana Verizon vai testar neste ano um serviço de internet residencial 5G fixa nos EUA. Serão cerca de 500 participantes espalhados por onze cidades, usando tecnologia da Samsung e Ericsson. A AT&T também fará testes de sua rede "5G Evolution" ainda este ano. No Brasil, a Claro demonstrou no ano passado um sistema 5G criado junto à Ericsson, com throughput girando em torno de 4 Gb/s.

E as operadoras estão animadas também: a GSM Association estima que haverá 1 bilhão de conexões 5G até 2025. Mas isso é daqui a oito anos; ou seja, teremos que esperar algum tempo até que o hype de uma internet móvel mais rápida realmente se materialize.

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Ricardo Dos Santos
Pode ser que chegue a 100Mbps como velocidade mínima. Pois a velocidade mínima do 4G é de 5Mbps contratados e a média é de 20Mbps. No 5G mesmo que as operadoras limitem para 50mbps, na prática pode alcançar 150 Mbps tranquilo ou mais.
Carlos José Hang
5G é já realidade em alguns países da Europa do Norte, com a Noruega faz um tempinho...Agora introduzir isso no BR com a estrutura sucateada de antenas disponíveis é uma grande piada sem graça...Está muito longe de ter um sistema 4G satisfatório pra pensar nessas coisas!!! Tá certo que se deve prever a eminente chegada de smartphones desse naipe nas latitudes tupiniquins, mas, gente, vamos arrumar a casa antes!!! :(
Keaton
Claro é Claro, agora olha os TIM. :|
Theo Queiroz
Hãn?!? O meu pacote da Claro pré é o pior que tem e o limite é 300mb
Theo Queiroz
Sonha, huahuahauhaa
Ederson Augusto Taques
Interessados Internet 3G até 15mb ou 4G batendo até 50mb me chamem no telegram @gutotaques, vcs irão se impressionar...
Jefferson Rodrigues
Wi-Fi é bem melhor! As franquias miseráveis oferecidas pelas operadoras são ridículas de caras.
Arley Martins
Orlando e Pine Hills que fui. O minimo que deu foi 20/10 as vezes que medi. Liguei pelo whats video, messenger video pra alguns amigos do Brasil e Canada enquanto tava no parque, video não travou e ficou com qualidade total sem travamento de audio e video. Nada a reclamar. No Brasil o que percebi que é nivel aceitavel é a Vivo 4G que neim sempre é bom, caso a pessoa que agente liga não use vivo tbm. Ligações pelo ao menos comigo quando a pessoa usa Nextel ou OI é terrivel, trava absurdo.
Arley Martins
Kra nunca faça conversão, pois eles ganham em dolar então la é barato. E mesmo eles ganhando em dolar se no Brasil fosse 189 reais por tudo isso, tenho certeza que moh galera ainda ia assinar. Eu assinaria e cancelava meu plano de internet fixa em casa.
Roberto Carlos Oliveira
60 dólares são 189 reais em conversão direta, seria muito caro esse serviço, mesmo com muita qualidade.
Jorge Luis
as necessidade estão aumentando muito. Quando o 4G iniciou ainda não haviam explodido a onda de vídeos, muito menos da internet das coisas, 4K, realidade virtual, etc.
Jorge Luis
qual cidade batia essa velocidade?
Carlos Taylor
Pois é.. em questão de velocidade 5G melhora bastante com certeza. Mesmo a gente não chegue a 100Mbps vamos alcançar uma boa velocidade. O problema, como sempre, vai ser a cobertura aqui no Brasil.
Vanderson Lima
Não uso nem o 4G direito, portanto não me importo com o 5G. 4G no BR só serve para consumir mais bateria com o aparelho procurando sinal eternamente.
Leonardo Ricardo Dos Santos
Mas dessa vez a garantia é maior. No 3G a velocidade máxima é de 20 Mbps, porém na prática a maioria de nós só conseguimos atingir entre 1 e 2 mbps. No 4G a velocidade máxima é de 300 Mbps na versão melhorada, porém nós usamos a velocidade de 10 Mbps até 50 Mbps o melhor sinal. Isso significa que tanto o 3G como o 4G não são suficientes para conectar tudo. No 5G como a velocidade mínima é de 100 Mbps por usuário, podendo ultrapassar os 2Gbps pra poucos usuários, a história deve mudar.
Leonardo Ricardo Dos Santos
Poderá não ter mais limite de dados ou os limites alcançaram acima de 1 tera
Keaton
200MB? Brasil? Nah, no Brasiu é 50MBcom boa vontade... :|
marcos_5000
E a Nokia? Ela não tava investindo pesado no 5G, inclusive, era a única a um tempo a trás na pesquisa pelo 5G? Cadê?
Leonardo Teixeira
A promessa do 3G era conectar tudo, a promessa do 4G era conectar tudo, e o 5G continua com a mesma promessa. Ou estão segurando o poder que realmente a tecnologia móvel pode dar para lançar diversas gerações para encher o bolso ou são arrogantes mesmo.
Theo Queiroz
prometendo velocidades mínimas de 100 Mb/s de download e 50 Mb/s de upload para cada usuário
Aí as operadoras colocam pacotes com 200 mb de limite e a banda vai embora em 5 minutos...
Arley Martins
Eu sei, porei neim 1/10 disso tem hoje. Nos USA usei T mobile ilimitado por 60 dolares. 4G batia 20/10 molinho.
Ramon Gonzalez
Imagine no Brasil... temos uma vida até lá.
Adriano
Cara, não se contene com migalha. É exatamente por isso que o brasileiro paga caro por serviço lixo. Não aceite menos que o melhor. Você está pagando, tem todo direito de exigir.
Arley Martins
Eu ja ficaria muito feliz se o 4G pegasse 10/10MB e fosse ilimitado os dados a um preço de 100 reais por mês.