Início » Legislação » Projeto de lei quer proibir carros a gasolina ou diesel no Brasil até 2040

Projeto de lei quer proibir carros a gasolina ou diesel no Brasil até 2040

Vendas de automóveis novos movidos a esses combustíveis fósseis seriam banidas em 2030

Paulo Higa Por

Alguns países, como a Alemanha, querem banir a comercialização de veículos com motores de combustão interna nos próximos anos. E certas montadoras prometem lançar no futuro apenas carros elétricos ou híbridos. O Brasil também quer dar um passo nesse sentido: um projeto de lei proíbe a circulação de automóveis movidos a gasolina ou diesel até 2040.

O projeto de lei do Senado 304/2017, de autoria de Ciro Nogueira (PP-PI), muda o Código de Trânsito Brasileiro para vedar “a comercialização e a circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis”. Na justificativa, ele defende que “o setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, principal agente do efeito estufa”, e que já existem tecnologias para enfrentar a questão.

Pelo texto, fica proibida a comercialização de veículos novos movidos a gasolina ou diesel a partir de 1º de janeiro de 2030. Dez anos depois, esses automóveis também seriam proibidos de circular em território nacional, com exceção de carros de colecionadores, de estrangeiros não residentes em visita ao Brasil (por até 180 dias) e veículos oficiais ou diplomáticos.

No entanto, o projeto não bane os carros movidos exclusivamente a etanol, por exemplo, embora eles também sejam de combustão interna. O senador diz que o projeto de lei “reconhece o esforço e o pioneirismo brasileiros na produção de etanol, biocombustível cujo uso também contribui para a sustentabilidade ambiental do setor de transportes”. 🤔

O texto está em tramitação no Senado e será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), que poderá decidir pela aprovação ou rejeição do projeto de lei em caráter terminativo. Se nada for alterado, ele será encaminhado à Câmara e depois para sanção pelo presidente.

O Senado abriu uma enquete para descobrir a opinião da população. No momento em que escrevo este parágrafo, a maioria das pessoas (1.233) votou a favor da proibição dos carros a gasolina ou diesel, enquanto 791 foram contra. Qual é a sua posição sobre o projeto de lei?

Tecnocast 051 – O Fim dos Motores a Combustão

051-tecnocast

Recentemente o parlamento alemão votou pelo fim do motor a combustão interna. Eles querem que, a partir de 2030, o país não comercialize mais carros movidos a combustível fóssil, o que implicaria em um aumento enorme na demanda por energia elétrica.

Se a medida for efetivada, muita coisa mudaria. Ainda não temos baterias com grande autonomia e a matriz energética mundial é muito dependente de fontes não renováveis. O que seria necessário pra fazer essa mudança? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Yan Minari
https://www.baidu.com/link?...
Alisson Ferreira
e tem a questao de patente de baterias
Alisson Ferreira
Concordo
Alisson Ferreira
e tem a questao se litio ficar mais caro vao usar a desculpa de serem "Ecológicos".....Carros elétricos até em 2040 vao ser caros pra CAR***O.
Alisson Ferreira
Eles tao fumando crack se acham q isso vai acontecer
Joel Broca
Creio que o problema não é o excesso de poluição e sim o excesso de automóveis no Brasil e pelo mundo afora, quanto a isso não vejo luz no fim do túnel.Imaginemos agora toda frota brasileira de automóveis sendo movida a energia elétrica, acho que haveria apagão todos os dias. Como aqui só se pensa em produzir energia a partir de hidroelétrica vai faltar rios e água para fazer hidroelétricas.
Joel Broca
O governo brasileiro não está nem um pouco preocupado com poluição, isso é só discurso pra ficar bem na foto. O etanol é bem menos poluente então porque o governo adiciona gasolina.
Molinex
Detalhe, o valor cobrado aqui é equivalente ao cobrado nos outros paises...
Andaremos de carroças, pagando o mesmo preço, que um europeu paga em um carro descente(equivalentemente)
Johnny Walker
6 milhões? Hoje já rodam no país mais de 45 milhões de carros e em 2040 nem posso falar quantos serão.E fato, não poderão proibir esta frota de andar, pois isto deve vir com o tempo.
Johnny Walker Junior
6 milhões? Hoje já rodam no país mais de 45 milhões de carros e em 2040 nem posso falar quantos serão.
E fato, não poderão proibir esta frota de andar, pois isto deve vir com o tempo.
Johnny Walker
Já existem projetos de teslas que poderão rodar até 1000 km com uma carga e isto não é pouco.
Johnny Walker Junior
Já existem projetos de teslas que poderão rodar até 1000 km com uma carga e isto não é pouco.
Johnny Walker
Acho mais apropriado andar de carroças com o mesmo pneu dos carros dos flinstones, pois nossos carros apesar de toda a tecnologia são umas carroças, pois muito da tecnologia que lançam em outros países, quando chegam aqui, quase pelam o carro e até itens de segurança são cortados.
Johnny Walker Junior
Acho mais apropriado andar de carroças com o mesmo pneu dos carros dos flinstones, pois nossos carros apesar de toda a tecnologia são umas carroças, pois muito da tecnologia que lançam em outros países, quando chegam aqui, quase pelam o carro e até itens de segurança são cortados.
Johnny Walker
Deixando de lado esta questão, a parte do etanol foi muito engraçada, o etanol polui tanto quanto a gasolina. Bem, se tem de banir, que banam todos os carros com motores a combustão interna.Quem sofrerá com isto são os donos de postos de gasolina que com o passar dos anos perderão os seus negócios.O Brasil como sempre brada muito e faz pouco.
Johnny Walker Junior
Deixando de lado esta questão, a parte do etanol foi muito engraçada, o etanol polui tanto quanto a gasolina. Bem, se tem de banir, que banam todos os carros com motores a combustão interna.
Quem sofrerá com isto são os donos de postos de gasolina que com o passar dos anos perderão os seus negócios.
O Brasil como sempre brada muito e faz pouco.
Yamaha Mt-09
Do jeito que as coisas funcionam aqui em 2040 adia para 2060 e depois teremos um leve adiamento para 2080 e com previsão para 2100.
MOC HOST
Acredito que deve aprovar logo ate antes, pois os usineiros tem pressa para aumentar o valor do álcool ou Etanol para compensar as propinas ou (investimentos) pagos aos políticos e a China tem pressa de vender seus carros elétricos que ainda não tem mercado no Brasil!
ochateador
É que nesse momento pode acontecer 2 coisas.

caso seu carro tenha tanque de partida a frio: ele injeta a gasolina no motor.
caso seu carro não tenha tanque de partida a frio: ele esquenta a linha de combustivel que sera injetado no motor.
Arthur Soares
Aditivada eu já usava... O lance da chave eu não sabia.
BuffyDawn Summers
Assim como o lixo nuclear que é simplesmente enterrado porque não há como tratá-lo? Vai sonhando ai. Os rejeitos produzidos por um carro são passíveis de tratamento e aproveitamento pela natureza porque árvores e o próprio oceano consomem CO2, com os oceanos produzindo a maior parte do O2 circulante (Amazônia pulmão do mundo my ass!), já as baterias de carros? Hoje, os filtros de escape também já são bem efcientes.
Pode contar que tem lobby ai. Quem sabe até justamente das empresas nucleares para se instalar em massa por aqui. Em sergipe, população reagiu contra a chegada de uma delas.

Uma coisa é dizer que a partir de 2030 somente carros elétricos ou whatever podem ser fabricados/vendidos. Outra é impedir a circulação da frota inteira de um país meros 10 anos após. Alguém já viu caminhão elétrico, ônibus elétrico? Combustíveis fósseis movem aeronaves que dispersam produtos de combustão diretamente na estratosfera também. Pode contar que tem lobby nesse angu. Nenhum político brasileiro tem inteligência suficiente para vir com essa conversinha sem alguém por trá$.

Kit de primeiros socorros e extintores que o digam.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Eu não concordo com a medida, só estou dizendo que não é impossível DESENVOLVER tal carro, é claro que HOJE não existe, se existisse, todo mundo teria... não seja burro vai....
PPKX XD ?????????
Eu não concordo com a medida, só estou dizendo que não é impossível DESENVOLVER tal carro, é claro que HOJE não existe, se existisse, todo mundo teria... não seja burro vai....
BuffyDawn Summers
Energia nuclear? Tá de brincadeira?
BuffyDawn Summers
Me aponte aí um carro popular tipo Uno que hoje rode com essa autonomia e seja 100% elétrico? Isso aí é lobby e este senador deve estar ganhando uma bela nota. Não é assim que se faz inovação, simplesmente joga do a frota no lixo. Vão fazer o quê com os 6milhões de carros a combustível que o BR certamente terá em 2040?
BuffyDawn Summers
Pode ser 50. Eles vão desenvolver carro de preço inviável. Me diga aí qual o lugar do mundo, que já trabalha com outros fontes de energia, que há carro de uso das multidões que não seja a combustão? Tesla de 1 milhão? Prius de + de 100 mil reais? Fusion de 150 mil? Soul elétrico que nem chegou por aqui? Substituir ok, mas simplesmente impedir que os carros a combustão já existentes circulem? Que merda é essa? Esses carros não serão viáveis e nem todos terão como comprar. Faz como? Nem a TV.
BuffyDawn Summers
Esse projeto é um absurdo. Querem obrigar 100% de renovação da frota para o quê? Quais as alternativas existentes? Isso aí é lobby para obrigar o povo a trocar de carro por algo muito mais caro. Resta saber quais as mobtadoras que estão por trás desse sujeito. Quanto recebeu esse senador? Isso aí é igual o kit de primeiros socorros e o extintor.
Manoel Jorge Ribeiro Neto
Acredito que o problema da reciclagem das baterias é um problema menor se comparado com a poluição gerada pelos carros movidos a combustão. No pior caso, estocam-se as baterias em galpões até ser definido o que fazer com elas. Mas esse é o pior caso, claro. Melhor isso de que ter que milhares de pessoas ficando doentes e morrendo devido à poluição todo ano.

Na minha cidade estão inventando de plantar ipês nas ruas também! Pelo menos já estou sabendo que eles são arrebentadores de calçadas.
ochateador
Moro na região de piracicaba, lá pelos anos 2000~5 o pessoal falava que queimada de cana prejudicava a saúde das pessoas da região, trazia cancer, etc.

Por causa dessas reclamações as usinas e produtores assinaram um acordo com o Ministério Público Federal para não queimar mais cana a partir de 2022 no País inteiro.

Mas aqui na região, desde 2015 não se queima mais cana de açúcar. E os problemas de saúde continuaram no mesmo nível ou aumentaram...


Em contrapartida, a poda "errada" (o que leva a morte) ou a retirada das árvores na cidade aumentaram de forma absurda. Ninguém reclama disso.
A prefeitura resolveu "ajudar" colocando mudas em diversos locais onde teve retirada de árvore. Problema é que só oferece ipe (que apesar de bonito, as raízes arrebenta com as calçadas, muros, asfaltos e bueiros) e quem recusar tem que pagar uma taxa de 1000 reais por recusa. Logo todo mundo aceita o plantio e força uma poda errada para a planta morrer em menos de 2 anos (mas nao causar destruição no local), o que nos retorna ao ponto anterior...




Não acho que carros a combustão são santos, mas também não são culpados por tudo. E como já falaram diversas vezes "como que fica a reciclagem de baterias dos carros elétricos?".
RABUGENTO SFQNS
Já descobriram onde vão descartar as baterias imprestáveis?
A partir daí vai dar para, talvez, tentar pensar nisso.
AlxR
Poluição o caramba. Isso é uma tentativa de fazer o país menos dependente do petróleo e menos reféns dos árabes nessa questão. As últimas grandes crises (generalizando) foram causadas por eles mandando e demandando no mercado.
Meganegão
Poluição o caramba. Isso é uma tentativa de fazer o país menos dependente do petróleo e menos reféns dos árabes nessa questão. As últimas grandes crises (generalizando) foram causadas por eles mandando e demandando no mercado.
Josiel Hen
Contra obvio, mesmo que a proibição efetivamente venha nos anos 3000. Ao Brasil.
Renan
Seguindo o cronograma, teremos grandes liquidações em 2029. Em 2030 nenhum carro consegue sair do lugar por excesso de veículos.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
23 anos é bastante tempo mesmo, ainda mais se pensarmos que essas tecnologias já estão em desenvolvimento. Prios, Volt e todos os Teslas são uma realidade, a despeito de qualquer problema que tenham de se popularizar mundialmente.Outra questão é a mudança de mentalidade, com uma ampla parcela de 60% de pessoas de uma certa faixa etária, se não me engano entre 18 e 30 anos de idade, que simplesmente não quer comprar carros. Mas aí já é uma outra questão hehe.
Jack Silsan
23 anos é bastante tempo mesmo, ainda mais se pensarmos que essas tecnologias já estão em desenvolvimento. Prios, Volt e todos os Teslas são uma realidade, a despeito de qualquer problema que tenham de se popularizar mundialmente.
Outra questão é a mudança de mentalidade, com uma ampla parcela de 60% de pessoas de uma certa faixa etária, se não me engano entre 18 e 30 anos de idade, que simplesmente não quer comprar carros. Mas aí já é uma outra questão hehe.
Victor Viana
A resposta, pra mim, é a energia nuclear, PRINCIPALMENTE num país sem desastres naturais como o Brasil
Manoel Jorge Ribeiro Neto
No dia que não houver mais gasolina nos postos, tenho certeza que ela será vendida em recipientes de 1 litro, justamente para os reservatórios dos carros flex. Mas hoje já existem carros flex que não precisam mais desse reservatório, então em 2040 não será mais problema, pois praticamente todos os carros que ainda usam reservatórios já terão ido para o ferro velho.
Manoel Jorge Ribeiro Neto
Sim, não existe forma de energia 100% limpa, todas têm seus pontos negativos. No entanto, a pior forma de se obter energia é justamente por meio de motores de carros, cuja eficiência é baixíssima e ainda gera uma poluição enorme nas cidades (não estou falando simplesmente de metano e gás carbônico, mas de compostos altamente tóxicos e cancerígenos). É melhor definir uma data para o fim desses carros, pois só assim a indústria é obrigada a se mover e investir em soluções bem mais eficientes e não poluidoras.
Ícaro Gonçalves
considero a ideia e o projeto excelentes. o nosso país precisa migrar para vanguarda tecnológica do futuro e reduzir fortemente o consumo de combustíveis fóssil. porém, o Brasil possui a 6ª energia mais cara do mundo. imaginem se aumentar a demanda energética o quanto que o preço irá aumentar ainda mais. Precisamos estruturar ainda mais a nossa matriz energética e não com um modelo apenas. temos que ter novas hidroelétricas, termos, eólicas e até nucleares. as usinas modernas possuem dispositivos e procedimentos de descarte seguros. Fonte do ranking de energia: http://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/brasil-piora-em-ranking-e-passa-a-ser-o-6-com-a-energia-mais-cara-do-mundo/
Manoel Jorge Ribeiro Neto
Com relação à geração de energia, a energia nuclear é muito bem vinda para cobrir a lacuna. Polui pouco (poluição essa que se restringe à construção da usina, não à geração de energia em si) e os dejetos nucleares podem muito bem ser acondicionados de forma segura. O Brasil tem potencial para instalação de dezenas de usinas nucleares. Se não houvesse tanta corrupção, já teríamos um plantel de usinas nucleares funcionando. Além disso, temos um potencial enorme para fontes de energia renováveis, como eólica e solar, que ainda é subaproveitado. Finalmente, havendo a correta fiscalização, as plantações de cana podem muito bem se restringir às áreas atuais, sem mais desmatamentos nem substituição de outras culturas, bastando usar variantes da cana mais energéticas.

Se mesmo assim tivermos que queimar combustíveis em termelétricas para atender à demanda, vou repetir o que já disse acima: prefiro termelétricas queimando combustível de forma eficiente do que milhões de carros queimando combustível de forma ineficiente, gerando uma poluição enorme!

Finalmente, o projeto de lei diz para 2040 a proibição de carros que usam gasolina e diesel. Então um carro fabricado em 2017, com 23 anos de uso em 2040, não está bom para ferro velho? É até um favor tirar essas velharias de circulação. Eu mesmo tenho o maior medo quando vejo carros com mais de 20 anos ainda em circulação nas ruas, pois é um perigo ambulante.
Manoel Jorge Ribeiro Neto
Mas o metano não é tóxico, só é gerador do efeito estufa. Os compostos gerados pela queima da gasolina e do diesel são sim altamente tóxicos e até cancerígenos!

Por falar em bois, uma boa ideia é usar termelétricas movidas a cocô de bois. Parte do metano é queimada e a queima será feita de uma forma otimizada, bem melhor do que qualquer motor de carro. Se não me engano, já existem algumas termelétricas de pequeno porte aqui no Brasil que usam cocô de boi para funcionar.
ochateador
Use gasolina aditivada ou premium. Gire a chave até o primeiro estágio e espere 20 segundos.
Isso reduz em 99% as chances de falhar.
ochateador
Mais de metade da poluição mundial é gerada por metano, que vem dos bovinos.
Veículos e fábricas geram bem pouca poluição em comparação aos bovinos.
ochateador
Termelétrica a carvão/óleo tem eficiência de 90 a 100% pois atua com máxima eficiência. Mas gera fumaça...

Eólica precisa de vento constante e área ampla, mas gera ruídos que incomoda animais e humanos.

Solar só funciona com sol, precisa de área ampla, pode gerar reflexos que atrapalha/queima pássaros e prejudica aviões acima dos campos solares.

Hidrelétrica precisa alagar uma grande área.

Nuclear não gera poluição, mas gera lixo radioativo que não sabemos como tratar (mesmo caso das baterias dos carros 100% elétricos).

Biomassa precisa de matéria orgânica...

Todas essas fontes geram a energia para o carro elétrico. No Japão por exemplo, só dá certo por termelétrica e nuclear, talvez de para colocar uma biomassa.
No Brasil podemos usar todas, mas nem por isso somos "mais verdes" que o Japão.

Ou seja, todas opções são piores e melhores.
Podemos adotar um meio híbrido como alguns trens de cargas. Usam motores elétricos para empurrar o trem, mas tem um gerador a diesel interno que gera a energia elétrica.
Yan Minari
Meu argumento passa longe disso. Sou contra a existência Estado.
Leonardo de Pádua
Pois é, a questão é que carros elétricos custam muito caro, a maioria da população brasileira não teria condições de trocar os seus veículos antigos, mesmo tendo um prazo de 22 anos.
Paulo Jose mendonça
A eletricidade no Brasil mal cobre o consumo atual, industrial e domestico) e que devera crescer bastante nos próximos 23 anos, dificilmente atendendo a demanda para carros elétricos mesmo que até lá a tecnologia seja viável para uso em rodovias por longos períodos.Vamos necessitar de muitas termoelétricas. Quanto ao álcool ele vem da cana que precisa ser cultivada ou seja necessita de grandes áreas de plantio que virão da substituição de aeras de produção de alimentos ou desmatamento impactando e muito o meio ambiente ou limitando oferta de milho e soja, sem os quais não há produção de ração podendo vir a impactar as exportações de suínos e frangos. Há ainda o fato de que carros comprados a partir da aprovação da lei terão desvalorização maior ate valerem apenas como ferro velho. A ideia é valida mas adaptada a realidade BR e não apenas copiada de um pais altamente desenvolvido. Ainda penso que se aprovada vamos cair no carro a álcool com todas as suas consequências
Manoel Jorge Ribeiro Neto
Eu prefiro uma energia vinda de termelétricas, que utilizam motores de alta eficiência, do que ter milhões de motores de baixa eficiência nas cidades, poluindo geral. Os motores dos carros são altamente ineficientes, gerando uma poluição muito maior do que qualquer termelétrica. Então, que os carros que usam combustíveis fósseis sejam banidos. 2040 é muito tempo, até lá a indústria já terá carros elétricos ou movidos a hidrogênio com preços acessíveis. Sei que não é uma boa comparação, mas há 23 anos não existia internet residencial no Brasil e computador era uma raridade nas casas. Ou seja, 23 anos é muito tempo em termos tecnológicos.
Arthur Soares
E esses reservatórios são péssimos... meu carro é flex e deixei de usar alcool pq mesmo com gasolina no tanquinho ele falhava para ligar no frio.
brunocabral
Concordo que a data é próxima demais, deveria ser 2036 pra comercialização e 2051 pra circulação.
Arthur Soares
Mas carros mais modernos não tem reservatório... eles possuem um sistema que de alguma forma pre-aquece o álcool antes de iniciar de fato o processo de combustão.
brunocabral
Esse era o mesmo argumento dos que eram contra a obrigatoriedade de todos os filmes serem lançados com versão dublada no Brasil (1961), o pobre não poderia assistir, mas a verdade é que graças ao Dublado, que até o analfabeto pode assistir um filme, mesmo que seja reprisado mil vezes na sessão da tarde.
pedrowillyam
Do jeito que a gasolina tá cara, parece mais que iniciaram a proibição a partir de agora.
Eric Viana
Grande Claudio não são 10 dias... são 23 anos... Se continuarmos com essa visão de que combustão é futuro o petróleo acaba e volta todo mundo a andar a pé do mesmo jeito (isso se conseguirmos respirar). Já faz algum tempo, aqui mesmo no Tecnoblog, comentei uma matéria com o primeiro ônibus elétrico (à baterias não o trolebus) e um outro colega comentou o quão surreal era a durabilidade das baterias. Argumentei que é um passo porque se nada for iniciado não haverá movimento no sentido de acelerar o desenvolvimento. Pode ser surreal? Até pode, mas prefiro o surrealismo do que aceitar que não façam nada nesse sentido.
Claudio Roberto Cussuol
"... precisam desenvolver ou não vão vender mais nada... "

E nós vamos andar com o que? A chance de acontecer isso que você tá falando é menor que zero. Caso o prazo chegue e não exista carro no mercado, ou o carro proposto seja economicamente inviável, simplesmente prorroga-se o prazo.

É diferente da lei que obrigou a colocar ABS e Air Bag, por exemplo. Eram tecnologias já consagradas e amortizadas que o povo optava por não comprar por pura economia porca. Os fabricantes não estão nem aí, eles vendiam carro sem porque o povo comprava sem, se ninguém comprasse não teria carro a venda.
Molinex
Minha visão para 2040:
O mundo andando em carrinhos voadores dos jetsons, e o brasileiro andando nos carrinhos de pedra dos flintstones...
André Kittler
O ieia de racionamento de energia (que sempre existirá porque brasil) vai trazer um novo conceiro para trasportes nas cidades!
Yan Minari
“A indústria”. Meu amigo, quem se fode nessa história é o pobre que não pode trocar de carro, não se iluda com as canetadas estatais.
PugOfWar
o que eu vejo de carro caindo aos pedaços e ainda insistem em usar dá até uma agonia.
PugOfWar
não vai dar pra encher o reservatório, o que é um grande problema no inverno curitibano
PugOfWar
usinas trabalham com uma percentagem de eficiência muito maior que um motor de carro, então mesmo se a fonte for suja, a poluição ainda assim será menor
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Olha, eu duvido hein, se elas rodam até hoje cheias de remendos.... as pessoas simplesmente não tem dinheiro pra trocar de carro assim... de nada adianta a lei forçar trocar a frota antiga que já roda por aí
PPKX XD ?????????
Olha, eu duvido hein, se elas rodam até hoje cheias de remendos.... as pessoas simplesmente não tem dinheiro pra trocar de carro assim... de nada adianta a lei forçar trocar a frota antiga que já roda por aí
Yago Oliveira
WTF?
DumbSloth87
Mas as Towner novinhas vão estar inteiras!
Yago Oliveira
Mas até 2040 as kombi caindo aos pedaços não vão ter mais pedaços para cair.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Muito legal, não sabia dessa
PPKX XD ?????????
Muito legal, não sabia dessa
Ernandes Jr.
Pode até ser aprovado, mas vai ser mais um daqueles que vão ficar adiando, adiando, adiando...
angelobio
O futuro são os veículos com combustão de Hidrogênio. O problema não é do setor que fabrica, mas sim do setor que "vende abastecimento", como as empresas de combustíveis e o setor de energia elétrica.
Adriano Angelo
O futuro são os veículos com combustão de Hidrogênio. O problema não é do setor que fabrica, mas sim do setor que "vende abastecimento", como as empresas de combustíveis e o setor de energia elétrica.
Eric Viana
As tecnologias/patentes de baterias da Tesla são open source para complementar https://www.tesla.com/blog/all-our-patent-are-belong-you
Eric Viana
Entendo seu ponto, mas se não houver uma lei clara dizendo que em tal data não poderão mais serem vendidos veículos à combustão, a indústria vai empurrar com a barriga todo o desenvolvimento necessário para atender as questões de eficiência e economia. Agora com uma data certa no futuro onde precisam desenvolver ou não vão vender mais nada, essas empresas vão começar a se mexer... O interessante é a existência de um movimento global nesse sentido e o reconhecimento de que o limite de tempo em 2040 gera 23 anos de desenvolvimento tecnológico, o que não é pouco.
Pio ♙
Um absurdo desses só aqui mesmo;quero ver se é nos isteites😒
Pio ?
Um absurdo desses só aqui mesmo;quero ver se é nos isteites?
Paulo Jose mendonça
È provável que passe pois os a etanol ainda poderão circular. Ficaremos reféns da indústria do álcool. È isso
Kursk™
Os criadores de cavalos vão se dar bem.
Dayman Novaes
Mas tem como ser pior do que energia por combustão? Se tiver, eu mudo minha opinião.
Arthur Soares
Não entendi pq os flex não poderão rodar... afinal se tá proibido andar com carro a gasolina, os postos não podem vender mais gasolina (até porque não há mercado também), o que eu andar com meu flex com àlcool muda em relação ao só movido a álcool.
A lei já começa com furo...
Exibir mais comentários