Início » Legislação » Projeto de lei quer proibir carros a gasolina ou diesel no Brasil até 2040

Projeto de lei quer proibir carros a gasolina ou diesel no Brasil até 2040

Vendas de automóveis novos movidos a esses combustíveis fósseis seriam banidas em 2030

Paulo Higa Por

Alguns países, como a Alemanha, querem banir a comercialização de veículos com motores de combustão interna nos próximos anos. E certas montadoras prometem lançar no futuro apenas carros elétricos ou híbridos. O Brasil também quer dar um passo nesse sentido: um projeto de lei proíbe a circulação de automóveis movidos a gasolina ou diesel até 2040.

O projeto de lei do Senado 304/2017, de autoria de Ciro Nogueira (PP-PI), muda o Código de Trânsito Brasileiro para vedar “a comercialização e a circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis”. Na justificativa, ele defende que “o setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, principal agente do efeito estufa”, e que já existem tecnologias para enfrentar a questão.

Pelo texto, fica proibida a comercialização de veículos novos movidos a gasolina ou diesel a partir de 1º de janeiro de 2030. Dez anos depois, esses automóveis também seriam proibidos de circular em território nacional, com exceção de carros de colecionadores, de estrangeiros não residentes em visita ao Brasil (por até 180 dias) e veículos oficiais ou diplomáticos.

No entanto, o projeto não bane os carros movidos exclusivamente a etanol, por exemplo, embora eles também sejam de combustão interna. O senador diz que o projeto de lei “reconhece o esforço e o pioneirismo brasileiros na produção de etanol, biocombustível cujo uso também contribui para a sustentabilidade ambiental do setor de transportes”. 🤔

O texto está em tramitação no Senado e será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), que poderá decidir pela aprovação ou rejeição do projeto de lei em caráter terminativo. Se nada for alterado, ele será encaminhado à Câmara e depois para sanção pelo presidente.

O Senado abriu uma enquete para descobrir a opinião da população. No momento em que escrevo este parágrafo, a maioria das pessoas (1.233) votou a favor da proibição dos carros a gasolina ou diesel, enquanto 791 foram contra. Qual é a sua posição sobre o projeto de lei?

Tecnocast 051 – O Fim dos Motores a Combustão

051-tecnocast

Recentemente o parlamento alemão votou pelo fim do motor a combustão interna. Eles querem que, a partir de 2030, o país não comercialize mais carros movidos a combustível fóssil, o que implicaria em um aumento enorme na demanda por energia elétrica.

Se a medida for efetivada, muita coisa mudaria. Ainda não temos baterias com grande autonomia e a matriz energética mundial é muito dependente de fontes não renováveis. O que seria necessário pra fazer essa mudança? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alisson Ferreira

e tem a questao de patente de baterias

Alisson Ferreira

Concordo

Alisson Ferreira

e tem a questao se litio ficar mais caro vao usar a desculpa de serem "Ecológicos".....
Carros elétricos até em 2040 vao ser caros pra CAR***O.

Alisson Ferreira

Eles tao fumando crack se acham q isso vai acontecer

Joel Broca

Creio que o problema não é o excesso de poluição e sim o excesso de automóveis no Brasil e pelo mundo afora, quanto a isso não vejo luz no fim do túnel.
Imaginemos agora toda frota brasileira de automóveis sendo movida a energia elétrica, acho que haveria apagão todos os dias. Como aqui só se pensa em produzir energia a partir de hidroelétrica vai faltar rios e água para fazer hidroelétricas.

Joel Broca

O governo brasileiro não está nem um pouco preocupado com poluição, isso é só discurso pra ficar bem na foto. O etanol é bem menos poluente então porque o governo adiciona gasolina.

Molinex
Detalhe, o valor cobrado aqui é equivalente ao cobrado nos outros paises... Andaremos de carroças, pagando o mesmo preço, que um europeu paga em um carro descente(equivalentemente)
Johnny Walker

6 milhões? Hoje já rodam no país mais de 45 milhões de carros e em 2040 nem posso falar quantos serão.
E fato, não poderão proibir esta frota de andar, pois isto deve vir com o tempo.

Johnny Walker Junior
6 milhões? Hoje já rodam no país mais de 45 milhões de carros e em 2040 nem posso falar quantos serão. E fato, não poderão proibir esta frota de andar, pois isto deve vir com o tempo.
Johnny Walker

Já existem projetos de teslas que poderão rodar até 1000 km com uma carga e isto não é pouco.

Johnny Walker Junior
Já existem projetos de teslas que poderão rodar até 1000 km com uma carga e isto não é pouco.
Johnny Walker

Acho mais apropriado andar de carroças com o mesmo pneu dos carros dos flinstones, pois nossos carros apesar de toda a tecnologia são umas carroças, pois muito da tecnologia que lançam em outros países, quando chegam aqui, quase pelam o carro e até itens de segurança são cortados.

Johnny Walker Junior
Acho mais apropriado andar de carroças com o mesmo pneu dos carros dos flinstones, pois nossos carros apesar de toda a tecnologia são umas carroças, pois muito da tecnologia que lançam em outros países, quando chegam aqui, quase pelam o carro e até itens de segurança são cortados.
Johnny Walker

Deixando de lado esta questão, a parte do etanol foi muito engraçada, o etanol polui tanto quanto a gasolina. Bem, se tem de banir, que banam todos os carros com motores a combustão interna.
Quem sofrerá com isto são os donos de postos de gasolina que com o passar dos anos perderão os seus negócios.
O Brasil como sempre brada muito e faz pouco.

Johnny Walker Junior
Deixando de lado esta questão, a parte do etanol foi muito engraçada, o etanol polui tanto quanto a gasolina. Bem, se tem de banir, que banam todos os carros com motores a combustão interna. Quem sofrerá com isto são os donos de postos de gasolina que com o passar dos anos perderão os seus negócios. O Brasil como sempre brada muito e faz pouco.
Exibir mais comentários