Alguns países, como a Alemanha, querem banir a comercialização de veículos com motores de combustão interna nos próximos anos. E certas montadoras prometem lançar no futuro apenas carros elétricos ou híbridos. O Brasil também quer dar um passo nesse sentido: um projeto de lei proíbe a circulação de automóveis movidos a gasolina ou diesel até 2040.
O projeto de lei do Senado 304/2017, de autoria de Ciro Nogueira (PP-PI), muda o Código de Trânsito Brasileiro para vedar “a comercialização e a circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis”. Na justificativa, ele defende que “o setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, principal agente do efeito estufa”, e que já existem tecnologias para enfrentar a questão.
Pelo texto, fica proibida a comercialização de veículos novos movidos a gasolina ou diesel a partir de 1º de janeiro de 2030. Dez anos depois, esses automóveis também seriam proibidos de circular em território nacional, com exceção de carros de colecionadores, de estrangeiros não residentes em visita ao Brasil (por até 180 dias) e veículos oficiais ou diplomáticos.
No entanto, o projeto não bane os carros movidos exclusivamente a etanol, por exemplo, embora eles também sejam de combustão interna. O senador diz que o projeto de lei “reconhece o esforço e o pioneirismo brasileiros na produção de etanol, biocombustível cujo uso também contribui para a sustentabilidade ambiental do setor de transportes”. 🤔
O texto está em tramitação no Senado e será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), que poderá decidir pela aprovação ou rejeição do projeto de lei em caráter terminativo. Se nada for alterado, ele será encaminhado à Câmara e depois para sanção pelo presidente.
O Senado abriu uma enquete para descobrir a opinião da população. No momento em que escrevo este parágrafo, a maioria das pessoas (1.233) votou a favor da proibição dos carros a gasolina ou diesel, enquanto 791 foram contra. Qual é a sua posição sobre o projeto de lei?
Tecnocast 051 – O Fim dos Motores a Combustão
Recentemente o parlamento alemão votou pelo fim do motor a combustão interna. Eles querem que, a partir de 2030, o país não comercialize mais carros movidos a combustível fóssil, o que implicaria em um aumento enorme na demanda por energia elétrica.
Se a medida for efetivada, muita coisa mudaria. Ainda não temos baterias com grande autonomia e a matriz energética mundial é muito dependente de fontes não renováveis. O que seria necessário pra fazer essa mudança? Dá o play e vem com a gente!
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
e tem a questao de patente de baterias
Concordo
e tem a questao se litio ficar mais caro vao usar a desculpa de serem "Ecológicos".....
Carros elétricos até em 2040 vao ser caros pra CAR***O.
Eles tao fumando crack se acham q isso vai acontecer
Creio que o problema não é o excesso de poluição e sim o excesso de automóveis no Brasil e pelo mundo afora, quanto a isso não vejo luz no fim do túnel.
Imaginemos agora toda frota brasileira de automóveis sendo movida a energia elétrica, acho que haveria apagão todos os dias. Como aqui só se pensa em produzir energia a partir de hidroelétrica vai faltar rios e água para fazer hidroelétricas.
O governo brasileiro não está nem um pouco preocupado com poluição, isso é só discurso pra ficar bem na foto. O etanol é bem menos poluente então porque o governo adiciona gasolina.
6 milhões? Hoje já rodam no país mais de 45 milhões de carros e em 2040 nem posso falar quantos serão.
E fato, não poderão proibir esta frota de andar, pois isto deve vir com o tempo.
Já existem projetos de teslas que poderão rodar até 1000 km com uma carga e isto não é pouco.
Acho mais apropriado andar de carroças com o mesmo pneu dos carros dos flinstones, pois nossos carros apesar de toda a tecnologia são umas carroças, pois muito da tecnologia que lançam em outros países, quando chegam aqui, quase pelam o carro e até itens de segurança são cortados.
Deixando de lado esta questão, a parte do etanol foi muito engraçada, o etanol polui tanto quanto a gasolina. Bem, se tem de banir, que banam todos os carros com motores a combustão interna.
Quem sofrerá com isto são os donos de postos de gasolina que com o passar dos anos perderão os seus negócios.
O Brasil como sempre brada muito e faz pouco.
Eu não concordo com a medida, só estou dizendo que não é impossível DESENVOLVER tal carro, é claro que HOJE não existe, se existisse, todo mundo teria... não seja burro vai....
Poluição o caramba. Isso é uma tentativa de fazer o país menos dependente do petróleo e menos reféns dos árabes nessa questão. As últimas grandes crises (generalizando) foram causadas por eles mandando e demandando no mercado.
23 anos é bastante tempo mesmo, ainda mais se pensarmos que essas tecnologias já estão em desenvolvimento. Prios, Volt e todos os Teslas são uma realidade, a despeito de qualquer problema que tenham de se popularizar mundialmente.
Outra questão é a mudança de mentalidade, com uma ampla parcela de 60% de pessoas de uma certa faixa etária, se não me engano entre 18 e 30 anos de idade, que simplesmente não quer comprar carros. Mas aí já é uma outra questão hehe.
Olha, eu duvido hein, se elas rodam até hoje cheias de remendos.... as pessoas simplesmente não tem dinheiro pra trocar de carro assim... de nada adianta a lei forçar trocar a frota antiga que já roda por aí
Muito legal, não sabia dessa
O futuro são os veículos com combustão de Hidrogênio. O problema não é do setor que fabrica, mas sim do setor que "vende abastecimento", como as empresas de combustíveis e o setor de energia elétrica.
Um absurdo desses só aqui mesmo;quero ver se é nos isteites😒
São protótipos e precisam de investimento forte, se não me engano tinha um com um tipo de vidro que era regenerativo e não viciava, mas precisa o Elon Musk ir lá e investir nisso, duvido que ele queira depender de lítio a vida toda, ou vai ver quer ir buscar o lítio lá em Marte....
A questão feita não foi essa, a questão é que já tem tecnologia que permite rodar o suficiente em estradas... não queira comparar o acabamento, tecnologia geral e outros itens de um Tesla com um Uno, dá pra usar a mesma tecnologia de motor e baterias num carro mais barato...
Como sempre tentam uma solução que ta cara que não vai dar certo.
Ué, já tem tesla que roda mais de 500 km, e com os supercharger carrega pra mais 300 km em 30 min... qual o problema da autonomia?
A maior preocupação acho que não é nem com a poluição gerada pra produzir a bateria, mas o problema do lítio ser limitado e das baterias em fim de vida não serem recicladas, isso ainda está engatinhando, tem que reciclar e recuperar o material dessas baterias ou inventar outras, melhores, com outros materiais.
Como se o povo que monta as barracas na feira com as kombis 1970 caindo aos pedaços fosse abandonar seus carros... esses políticos são muito trouxas...
Baterias vão diminuir a poluição?
Para se produzir uma (somente uma) bateria quanto de degradação e poluição é gerado?
Para carregar milhões de baterias o quanto de energia a mais vai ter que ser gerado, que em grande maioria dos países é queimando algo, então o dióxido de carbono vai ter essa redução. Uma solução é a energia solar mas estamos muito longe ainda de ser uma tecnologia barata e eficiente, mas o futura vai ser esse.
Duvido muito que essas datas sejam mantidas, se a TV demorou o que está demorando...
E olha que o sinal da TV é muito mais fácil de fazer transição, imagina carros!
Sonha. Sonha bastante!