Início » Telecomunicações » Melhores operadoras de celular do Brasil de 2017, segundo a Anatel

Melhores operadoras de celular do Brasil de 2017, segundo a Anatel

Estudo mostra como mais de 60 mil clientes avaliam as operadoras Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar, Porto Seguro Conecta e Sercomtel

Paulo Higa Por

A Anatel realiza anualmente uma pesquisa de satisfação para analisar a qualidade do serviço e apontar a melhor operadora de celular do Brasil. Os resultados da edição de 2017 foram divulgados nesta terça-feira (13) e mostram que a maioria das empresas manteve ou melhorou seus resultados em relação ao ano anterior — mas ainda há muitos problemas, especialmente no atendimento.

As notas vão de 0 a 10 e refletem a percepção de qualidade por parte dos consumidores. Foram avaliadas as quatro grandes operadoras (Claro, Oi, TIM e Vivo) e as prestadoras com atuação limitada: Algar (GO, MG e SP), Nextel (RJ e SP), Porto Seguro Conecta (SP) e Sercomtel (PR). Diferente da edição de 2016, os resultados das melhores operadoras foram divididos entre os segmentos pré e pós-pago.

antena de sinal de celular

A melhor operadora no pré-pago

As operadoras Claro, Oi e TIM melhoraram seus índices em relação a 2016, enquanto a Vivo apresentou queda na qualidade percebida pelos 30.666 usuários de planos pré-pagos consultados pela Anatel. As empresas regionais lideram o ranking de satisfação no segmento:

  1. Sercomtel (7,71)
  2. Algar (7,41)
  3. Claro (6,92)
  4. Vivo (6,88)
  5. TIM (6,82)
  6. Oi (6,66)

qual a melhor operadora de celular

O maior problema das operadoras ainda é o atendimento telefônico, que obteve média de 5,97 entre os clientes pré-pagos. A pior nesse quesito e a única empresa a piorar seu resultado em relação à pesquisa anterior foi a Vivo, com nota de 5,37.

A melhor operadora no pós-pago

No pós-pago, a liderança ficou, mais uma vez, com a Porto Seguro Conecta. A operadora virtual, que utiliza a infraestrutura da TIM, obteve média de 8,32 em satisfação geral, bem acima da segunda colocada, a Vivo, com 7,26. Este é o ranking, com base em uma amostragem de 31.467 assinantes:

  1. Porto Seguro Conecta (8,32)
  2. Vivo (7,26)
  3. TIM (7,16)
  4. Algar (7,04)
  5. Nextel (7,02)
  6. Claro (7,00)
  7. Oi (6,20)

qual a melhor operadora de celular

De acordo com a Anatel, o serviço de telefonia móvel pós-paga foi o mais bem avaliado do país, com nota de 6,99, enquanto o pior foi o de banda larga fixa (6,23). O serviço também foi o único a melhorar em todos os sete quesitos avaliados pelos consumidores: oferta e contratação, funcionamento, cobrança, capacidade de resolução, atendimento telefônico e canais de atendimento.

Algumas considerações

Antena de celular

Vale repetir o que escrevi no ano passado: a pesquisa não leva em conta aspectos técnicos. A Anatel simplesmente pergunta aos consumidores como eles avaliam suas operadoras em determinados quesitos, o que torna as notas que indicam quem é a melhor operadora de celular do Brasil mais subjetivas. É como se você pedisse uma opinião a um amigo que é cliente de outra operadora.

Isso explica, por exemplo, o fato de as notas da Porto Seguro Conecta serem significativamente mais altas que as da TIM, mesmo no quesito funcionamento, ainda que as duas empresas tenham um acordo de compartilhamento de infraestrutura de antenas: certos fatores, como atendimento e cobrança, podem ter influência sobre outros.

Além disso, no caso das operadoras que atuam em todo o país, há diferenças significativas dependendo do estado. No segmento pré-pago, por exemplo, a Vivo obtém os melhores resultados no Nordeste (chegando a 8,19 em Alagoas), mas ficou na lanterna em São Paulo (6,58). A única que destoa é a Oi, que foi a pior operadora em todos os estados no segmento pós-pago — exceto no Acre e em Roraima, onde a empresa não teve nota atribuída.

O estudo completo da Anatel está disponível nestes links (pré-pago e pós-pago), com avaliações sobre cobrança e ofertas, além de informações de renda média e faixa etária dos clientes de cada empresa. Como você avalia a sua operadora de celular no seu estado?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo Xavier

Acesse https://totaltelefonia.com.br e descubra a melhor operadora na sua cidade e a melhor consultoria.

Luiz L Guimarães

Tim - pior operadora.

@Sckillfer

Segundo eles, agora eles estão com uma "rede novinha", "completamente remodelada" (aka: ativaram o LTE Advanced sem melhoras em nada a estrutura).

@Sckillfer

As operadoras regionais geralmente não tem frequência própria (usam estrutura de outras); tem novas frequências surgindo, poderiam ser priorizadas as operadoras que ainda não tem lote e as frequências ocupadas são concessões... Que poderiam ser revogadas em caso de descumprimento das metas (tendo metas de vdd, já que pelas atuais em 2035 a gente passa a ter mais 3G que 2G).

@Sckillfer

Eu estou na situação inversa... Voltei a usar o da claro pois a Tim esta me cobrando roaming nacional de dados (conclusão que cheguei) sem eu nem sair da capital

Era Tim beta, mas agora é Tim besta

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Sim, o que mata é a instabilidade da rede. Seguido cai aqui.

Fred

A NET tem a franquia no papel, mas não faz absolutamente nada se você ultrapassar. Teve meses que usei 4x a franquia com zero alteração ou custo.

Fred

Tive GVT por cerca de 10 anos, e faz uns 3 que migrei pra NET. Melhor coisa que fiz, sinal muito mais estável, nunca cai minha internet, e olha que uso pra jogar online

Philipe Drummond

Como e?

Philipe Drummond

2..

Philipe Drummond

Concordo

Philipe Drummond

Vivo ladra

Keysha

Exibe "Blood Money" apenas neste site com a melhor qualidade de todo o idioma completo >>> STREAMHBOHD.BLOGSPOT.COM

Vitor

Sai da Vivo para a Claro e em relação a cobertura tudo era perfeito até o fim do ano passado, após criarem o Prezão. Agora a internet fica lentíssima na maior parte do tempo e as vezes até chega a cair ou ficar sem sinal. O problema é que ela parece estar falida, já que nunca mais vi novas cidades com 4G ou melhorias na cobertura.

O único motivo de não sair da Claro é por conta de um plano personalizado que ganhei depois de inúmeras reclamações sobre a qualidade porca sinal, tornando o TIM Beta o único concorrente que chegaria próximo aos benefícios que possuo, mas trocar da Claro para TIM (onde moro) é trocar 6 por meia dúzia, além de que a TIM não possuí cobertura em algumas cidades que visito todo fim de semana.

Geraldo Lopes

Acabei de baixar Final Fantasy XV, uma ISO de 86 GBs. Ou seja, arrebento a franquia de dados da NET num único jogo...
.
https://uploads.disquscdn.c...

Exibir mais comentários