Início » Mobile » Samsung revela nova interface One UI com Android Pie

Samsung revela nova interface One UI com Android Pie

A One UI tem como principal objetivo permitir que você use celulares grandes com apenas uma mão

Por
08/11/2018 às 12h15
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A conferência usada pela Samsung para apresentar seu celular dobrável também serviu para revelar a nova interface da empresa para smartphones. A One UI, como foi chamada, se baseia no Android 9 Pie e foca nos aparelhos com telas grandes.

O principal objetivo da One UI é permitir que você navegue usando somente uma mão, o que se tornou bem complicado em smartphones com telas cada vez maiores. Quem nunca segurou o celular com uma mão e quase deixou ele cair ao tentar alcançar algo na parte de cima da tela?

Samsung One UI

Com isso em mente, a Samsung decidiu mover os elementos com os quais você interage para a metade debaixo. No aplicativo de mensagens, por exemplo, a lista começa a ser exibida no meio da tela para você alcançar mais facilmente a última mensagem.

Samsung One UI (Foto: SlashGear)

As abas, presentes em aplicativos como o do relógio, passaram por mudanças e foram movidas para a parte inferior da tela. As caixas de diálogo, que costumam exibir perguntas e avisos no meio da tela, também passaram para baixo.

Samsung One UI (Foto: SlashGear) Samsung One UI (Foto: SlashGear)

A Samsung ainda fez mudanças no visual de outros elementos: as bordas ficaram mais arredondadas, os ícones foram redesenhados e há um novo jogo de cores. Por padrão, a cor principal do sistema será a mesma do aparelhos. Essa opção poderá ser alterada, inclusive por um novo Modo Escuro.

O novo visual será usado em todos os smartphones da Samsung, até mesmo no novo celular dobrável. A fabricante tem trabalhado com o Google para permitir que o Android funcione normalmente em telas desse tipo.

A One UI começará a ser testada em dezembro por meio do programa beta para Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Polônia e Índia. A interface deve ser liberada oficialmente em janeiro para o Galaxy S9, Galaxy S9+ e Galaxy Note 9.

Samsung One UI (Foto: SlashGear)

Com informações: SlashGear (2), The Verge.

Mais sobre: ,