Início » Celular » Samsung revela nova interface One UI com Android Pie

Samsung revela nova interface One UI com Android Pie

A One UI tem como principal objetivo permitir que você use celulares grandes com apenas uma mão

Victor Hugo Silva Por

A conferência usada pela Samsung para apresentar seu celular dobrável também serviu para revelar a nova interface da empresa para smartphones. A One UI, como foi chamada, se baseia no Android 9 Pie e foca nos aparelhos com telas grandes.

O principal objetivo da One UI é permitir que você navegue usando somente uma mão, o que se tornou bem complicado em smartphones com telas cada vez maiores. Quem nunca segurou o celular com uma mão e quase deixou ele cair ao tentar alcançar algo na parte de cima da tela?

Samsung One UI

Com isso em mente, a Samsung decidiu mover os elementos com os quais você interage para a metade debaixo. No aplicativo de mensagens, por exemplo, a lista começa a ser exibida no meio da tela para você alcançar mais facilmente a última mensagem.

Samsung One UI (Foto: SlashGear)

As abas, presentes em aplicativos como o do relógio, passaram por mudanças e foram movidas para a parte inferior da tela. As caixas de diálogo, que costumam exibir perguntas e avisos no meio da tela, também passaram para baixo.

Samsung One UI (Foto: SlashGear)

Samsung One UI (Foto: SlashGear)

A Samsung ainda fez mudanças no visual de outros elementos: as bordas ficaram mais arredondadas, os ícones foram redesenhados e há um novo jogo de cores. Por padrão, a cor principal do sistema será a mesma do aparelhos. Essa opção poderá ser alterada, inclusive por um novo Modo Escuro.

O novo visual será usado em todos os smartphones da Samsung, até mesmo no novo celular dobrável. A fabricante tem trabalhado com o Google para permitir que o Android funcione normalmente em telas desse tipo.

A One UI começará a ser testada em dezembro por meio do programa beta para Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Polônia e Índia. A interface deve ser liberada oficialmente em janeiro para o Galaxy S9, Galaxy S9+ e Galaxy Note 9.

Samsung One UI (Foto: SlashGear)

Com informações: SlashGear (2), The Verge.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luís Carlos
Android one ta ficando todo colorido também, os icones da barra de atalhos bem ZenUi 3.0
Celso
Lembrando que a UX ainda se chama Samsung Experience.One UI é apenas um codinome que a versão 10 da SE recebeu.
Júnior Krebs
Pesquisa "modo de operação com uma mão" nas configurações e ativa a opção.
Drax
Uso xiaomi
Hugo Ruas O Filho
Essa UI que se usa no Xiaomi Mi Mix 3?
Diego Carrer
Baixou ela aonde ?
Francklin Lima
Achava que nunca diria isso, mas estou começando a me orgulhar da Samsung.
Jair Messias Bolsonaro
Novidades?❌Sem a presença do Notch.😂
Ed. Blake
A Miui10 é basicamente o que o Google fez com o Android Pie, só que direito.
Comentário Mil Grau℗
Última UI bonita e decente da Google foi o Android 4.0 Ice Cream Sandwich
Luan Vinicius
Só na pratica pra saber se vira... Aguardando update.
Luan Vinicius
A tela alongada" disfarça o tamanho e voce nem sente que ta usando um smartphone de 5,6 polegadas (galaxy a8 2018 por exemplo) encaixa muito bem na mao, sem dificuldade de manuseio cabe no bolso e voce alcança os icones no topo facil.
johndoe1981
Eita poha O_o
johndoe1981
👍
Will
achei aqui estava procurando com o nome diferente
Will
como faz isso automaticamente? não achei aqui
J40
a exclusividade do S9/N9 é no beta(infelizmente), depois lança para os demais incluindo o S8
Mickão
É por isso que eu gosto tanto do Galaxy S7. Tela de 5.1'' com uma baita qualidade bacana e tamanho que favorece muito o uso com uma mão. Se atualmente tivesse algum aparelho nesse tamanho com tela sem bordas, seria uma compra certa pra mim.
Vinícius Machado
exatamente, deve chegar sim pro note 8 e s8.
Ed. Blake
Eu usei o Android PIE por pouco mais de um mês e acabei voltando para o Oreo. Realmente não gostei muito do rumo que o Android tomou.
Vinícius Machado
Muito bom isso, uso e ajuda kk
Vinícius Machado
Ruim pra ver vídeos etc
DeadPull
Relaxa, cara. O Google costuma adotar coisas boas que as fabricantes fazem. Se essa nova UI da Samsung for boa mesmo, em pouco tempo o Google adota como padrão no Android. Enquanto isso não acontece, só os apps da Samsung (e quem mais se adaptar) vão usufruir da novidade, mas aí já não é culpa da Samsung, né?E sim, Android é um sistema aberto, e portanto, fragmentado. Se você não gosta disso, compre seu iphone superfaturado e seja feliz.
felipegcoutinho
Eu não achei não, pra mim a "AOSP" é linda e com design bem solido no que o Android se propõe. O Android P é lindo e tudo se encaixa com fluidez. Já a miui...
Allan Ferreira
O jogo sempre foi assim, nenhuma novidade.
Baidu feat MC Brinquedo
Mesma opinião aqui. Não sei como alguém acha aquele troço todo colorido como bonito...
Kodos Otros
A Miui tem isso também. Só o Android puro que é atrasado mesmo.
Ed. Blake
Complicado não acho, mas nunca foi bonito mesmo. O que salvava as ROMs aosp eram os temas da CyanogemMOD ou o Substratum.
Ed. Blake
Eu achei bem mais bonita e prática que o aosp PIE.
Ed. Blake
Sim, me referia somente à beleza mesmo.
Deibson Oliveira
A Samsung tem um modo de "alcançabilidade" por padrão, eu deixei ativado dando 3 toques no botão home. https://uploads.disquscdn.c...
Deibson Oliveira
Sinceramente, MIUI e Samsung Experience não se comparam em matéria de usabilidade, eu poderia fazer uma lista enorme de coisas que faltam na MIUI, a da Samsung está muito acima, mas em relação apenas a beleza das ROMs, sim, as duas estão muito a frente de qualquer outra ROM.
Trovalds
Por aí. UI pode ser universal, tanto que tem várias na Play Store e fora dela. Até a MS tem. Mas daí aparece a Samsung com uma UI que dispõe elementos na tela de forma que eles sejam acessíveis com uma mão em telas grandes. Pra isso os programas precisam ser compatíveis pra isso. Não vai haver nenhuma "transformação mágica" que mude os elementos de posição num twitter da vida, por exemplo. E até a Samsung ou o Google afirmarem que isso vai ser nativo da plataforma e não algo do fabricante, vai ser uma UI que só a Samsung vai dispor e por trás dela uma API que possibilite isso, desde que você desenvolva de acordo.
felipegcoutinho
MIUI10 é horrível, aquilo não é bonito nem forçando.
Louis
Bem mais importante que o tijolo dobrável...
danbrg
Não gostei dos ícones, fontes e do arredondamento das coisas. Ficou muito infantil.
Trovalds
Falei sobre fabricantes terem APIs próprias no Android. Falaram que eu estava errado. Citei UM exemplo. Se fosse só UI diferente era lucro. Enfim, cada um entende o que quer.
Rmavalli
Obrigado! Já instalei e estou usando, mesmo tendo 2m de altura (e mãos proporcionais), ainda acho difícil alcançar algumas partes da tela.
Tiago Faustino
É tipo o "reachability" do iOS por padrão.
Drax
Estou usando a Miui 10, está muito bonita mesmo, nem se compara com a anterior. Essa nova Ui da Samsung tbm está bonita
Franco Luiz
Pra que ? pra que ficar no estoque mofando ? as pessoas querem tela maior ate por isso as bordas estao sumindo e mesmo assim querem mais tela
Franco Luiz
O android puro ou as quase puro como motorola sempre foram horriveis e complicadas
Franco Luiz
A interface da samsung é linda demais nessa versao ta mais bonita ainda
JulioTenorio
Digo o mesmo, só não vou pra MIUI pq acho que possa do ponto em algumas modificações, a interface da Samsung é mais no ponto certo.
Will
esse msm
Will
Reachability Cursor: one-handed mode mouse pointer. https://play.google.com/sto...
Will
Não, eu arrasto da extremidade direita ou esquerda (ou de baixo pra cima) e aparece um "mouse" na parte inferior e um cursor na parte superior, aí controlo a seta em baixo e mexe em cima, bem prático.
Will
https://play.google.com/sto...
Helmut
A questão é a fabricante criando uma API própria. O que o OP apontou é a possibilidade da UI sofrendo o mesmo destino.
Vegeta humilde
Do ponto de vista de usabilidade parece ser mto boa. Mas tem umas decisões de design q acho questionáveis, tipo: pra q fazer todo o "card" do botão de slider colorido e tbm voltar com os círculos coloridos nos atalhos do menu superior.
Yago Oliveira
Tela menor nao vende tanto quanto tela grande!
Nope
Eu acho que ele está falando do app Reachability Cursor
Abraão Caldas
Ai você tá sendo sacana, começa falando de UI e depois fala de sensores.São coisas diferentes.
Trovalds
https://developer.samsung.c...Sensor Extension allows you to use sensors which are not supported by Google Android. It provides Meaningful data from sensors in the Samsung Device.Próximo.
Helmut
Como isso funciona? É tipo dar os dois toques no botão do iPhone?
johndoe1981
Pedilink.
Jairo ☠️
Gostei da UI ,. parabéns Samsung
Gabriel Miller
Não tem mais volta, mas ao menos tão "minimizando".
Rmavalli
Nome? Link?
Arlys Souza
A Samsung disse que em Janeiro vai lançar pra geração S9, mas não falou que é exclusiva pra ela.O Android Pie já está confirmado entre Abril e Junho de 2019 para a geração S8.
Panino, o Moço
FAZ A PORRA DA TELA MENOR!Não é mais simples?
Ivo Machado
Eu torço para que isso vire tendência e os apps mais relevantes passem as interações para baixo
Will
Baixei até um aplicativo que ajuda a alcançar a parte superior da tela sem precisar ir até lá de fato, isso tem ajudado bastante, mas um sistema assim fica muito mais fácil.EDIT: para quem pediu, segue link: https://play.google.com/sto...
O fantástico senhor raposo
Nao existe api por marca no android. E sim é a apple que é malvada.
João Pedro Bittencourt
Não chegará não. Só do S9 para cima.
Ed. Blake
"Com isso em mente, a Samsung decidiu mover os elementos com os quais você interage para a metade debaixo." - Palmas para isso. As telas crescem mas os desainers de UI não sacaram até hoje que os dedos não evoluíram para tocar o topo de uma tela de 8" enquanto segura o aparelho por baixo (gravidade?).Eu, rato de ROM aosp que sou, preciso admitir: MIUI10 e OneUI estão bem mais bonitas que o Android puro ou AOSP na versão PIE.Acho que está bem claro que design de UI nunca foi muito o forte do Google e, possivelmente não será num futuro próximo.
Arlys Souza
O Android Pie está confirmado pro S8, então deve chegar sim. Não acho que eles fariam duas versões do sistema.
Trovalds
Daí o concorrente copia pra sua UI, o outro pra UI dele e por aí vai. O desenvolvedor que se vire com as APIs de cada fabricante pra ter a funcionalidade. OU vai ficar limitado aos aplicativos do próprio fabricante e na prática os aplicativos de terceiros não vão usufruir da funcionalidade.Mas é a Apple que é malvada com os desenvolvedores e não facilita.
Júnior Krebs
Será que chega para os mais antigos como o Galaxy S8?