Claro tem o 4G mais rápido e TIM oferece melhor sinal, diz OpenSignal

Claro obteve o melhor resultado em download, upload, latência e streaming de vídeo; OpenSignal também avalia serviço das operadoras em 13 capitais

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
4G

A OpenSignal divulgou seu tradicional relatório de experiência de redes móveis brasileiras, medindo velocidade de download e upload, latência, experiência de vídeo e disponibilidade de rede 4G. A Claro ficou em primeiro lugar na maioria dos testes, enquanto a Oi sempre amarga a última posição no ranking nacional. Vivo e TIM ficam no meio-termo.

A operadora mais premiada é a Claro, que obteve o primeiro lugar nas categorias velocidade de download, velocidade de upload, latência e experiência de vídeo. Para a categoria de disponibilidade 4G, a TIM foi quem teve os melhores resultados e conquistou o primeiro lugar.

A OpenSignal fez mais de 7 milhões de testes em dispositivos de mais de 395 mil usuários, executados entre 1° de setembro e 29 de novembro de 2018. Esse foi um ano com muitas melhorias no 4G, sobretudo relacionadas à disponibilidade de rede por conta da expansão da frequência de 700 MHz.

Velocidade de download – nacional

A Claro foi a operadora que obteve as melhores velocidades de download com média de 18,8 Mb/s, bem à frente do segundo lugar, a Vivo, que conquistou 13 Mb/s. A TIM figura em terceiro lugar, com 10,3 Mb/s enquanto a Oi aparece com 7,7 Mb/s.

As medições englobam tanto a rede 3G como 4G, o que acaba diminuindo a média de download. Se considerarmos apenas a rede 4G, a Claro permanece em primeiro lugar com 28,1 Mb/s, enquanto a Vivo aparece em seguida com 20,9 Mb/s. A TIM atinge 13 Mb/s; e a Oi, 12,7 Mb/s.

Isolando o 3G, a Claro também fica na liderança com média de 4,7 Mb/s, mas a segunda melhor operadora nessa tecnologia é a TIM, com média de 4,1 Mb/s, A Vivo fica em terceiro lugar atingindo 3,7 Mb/s, enquanto a Oi é a última do pódio com 2,5 Mb/s.

Velocidade de upload – nacional

O ranking de upload conta uma história semelhante: a Claro possui a melhor velocidade, com 6,3 Mb/s, seguida pela Vivo com 4 Mb/s, enquanto a TIM fica com 3,5 Mb/s; e a Oi, com 2,8 Mb/s.

O que acaba jogando a média de velocidade de upload para baixo é justamente o desempenho da rede 3G: as operadoras TIM, Vivo e Oi tiveram resultados inferiores a 1 Mb/s. Isolando o 4G, a Claro sai disparada em 1° lugar com 9,7 Mb/s, enquanto a Vivo ocupa o segundo lugar com 6,6 Mb/s. Nesse quesito, a Oi — com seus 5 Mb/s de média — conseguiu ultrapassar a TIM, que registrou apenas 4,6 Mb/s.

Latência – nacional

A latência, também conhecida como ping, é o tempo de resposta: quanto menor o valor, melhor o resultado. Ter uma latência baixa é importante não só para a navegação como também para chamadas VoIP, jogos online ou aplicações de acesso remoto, por exemplo.

A Claro foi a operadora com o melhor desempenho médio de latência, e a TIM ficou atrás por muito pouco. Vivo e Oi registraram uma diferença de quase 10 ms em relação às concorrentes.

Disponibilidade de rede 4G – nacional

Esse foi o único tópico em que a Claro perdeu a liderança: é a TIM quem está no topo do pódio. Isso é resultado dos esforços da operadora italiana em fazer o refarming de frequências antes utilizadas apenas para 2G e 3G, somado à implementação do espectro de 700 MHz que ficou disponível após o desligamento da TV analógica.

Ter maior disponibilidade de rede 4G não significa ter melhor cobertura: a OpenSignal ressalta que o teste mensura a proporção de tempo em que um celular compatível consegue se conectar na rede LTE. De um jeito ou de outro, a TIM é também a operadora brasileira com o maior número de municípios cobertos por 4G.

Experiência de streaming de vídeo – nacional

Para calcular a experiência de streaming de vídeo, a OpenSignal analisa transmissões em dispositivos de usuários finais e calcula o tempo de carregamento (buffer), pausas, e resolução do vídeo em redes 3G e 4G. A escala criada pela ITU (União Internacional de Telecomunicações) vai de 0 a 100 pontos.

Claro obteve o melhor resultado com 55,7 pontos. A TIM se encontra no segundo lugar, com 53,2 pontos, enquanto a Vivo surge depois com 50,5 pontos; e por fim a Oi com 44,9 pontos.

Desempenho regional

Uma boa surpresa é que o relatório da OpenSignal traz, desta vez, estatísticas de redes móveis para 13 diferentes capitais brasileiras. Isso ajuda o consumidor na hora de escolher a operadora, que podem manter características completamente distintas em diferentes cidades.

As capitais com medições foram Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. Para visualizar os dados, basta escolher a cidade no menu a seguir.

O estudo completo está disponível no site da OpenSignal.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados