O que é RCS? (sucessor do SMS)
Saiba o que é RCS, o padrão de mensagens criado para substituir o SMS, e conheça suas vantagens
Você já deve ter ouvido sobre o RCS. Trata-se de um novo padrão de mensagens por celular, desenvolvido para substituir o antiquado SMS, que faz a cobrança através da franquia de dados e não por cada mensagem enviada. O sistema traz os mesmos recursos de aplicativos como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger e etc.
O que é RCS?
O RCS (Rich Communications Service) é um novo protocolo de comunicação, que funciona da mesma forma que o SMS, utilizando a infraestrutura das operadoras de telefonia. Pense nele como um mensageiro instantâneo, padronizado e atualizado.
O RCS traria os mesmos recursos dos apps de mensagens mais populares:
- Envio de mensagens com mais de 160 caracteres;
- Suporte a mensagens de áudio e vídeo;
- Envio de arquivos, imagens e adesivos;
- Suporte à criação de grupos de conversa;
- Possibilidade de usar o Wi-Fi;
- É possível ver outro usuário digitando, e etc.
O RCS é melhor que o SMS?
Sim. Além de todos os recursos já presentes nos apps de mensagens, a cobrança será feita com base na quantidade de dados consumidos, e não por mensagem enviada. Por muito tempo, o alto custo do SMS, principalmente no Brasil, foi uma fonte de renda absurda para as operadoras, mas com a ascensão de soluções como WhatsApp, Telegram, Messenger, Signal e outros, essa fonte vem secando, ano após ano.
Outra vantagem do RCS é da interoperabilidade: o protocolo vem sendo desenvolvido para permitir a comunicação entre usuários de todas as operadoras, desde que elas entrem no projeto.
Quem poderá usar o RCS?
Todos os usuários de celulares Android estão previamente habilitados para usar RCS. O Google introduziu o padrão próprio Jibe RCS, que depende do seu app Mensagens. Caso uma empresa opte por outra solução, não há problema: o protocolo permite a comunicação entre todos, mesmo usando apps de mensagens diferentes.
A exceção são os usuários de iPhone (iOS): o iMessage utiliza outro padrão e, até o momento, a Apple não sinalizou a menor vontade de aderir ao protocolo. A empresa não quer tornar compatível o seu aplicativo de mensagens, cujos recursos exclusivos são cruciais para trazer novos usuários para o iOS. Caso um usuário de iPhone se comunique com outro de RCS, a mensagem será enviada como um SMS ou MMS.
Curiosamente, houve uma época em que a Apple sugeriu tornar o iMessage o padrão das operadoras, da mesma forma que o Google tenta hoje.
Quando o RCS vai chegar ao Brasil?
Por aqui, Vivo, Claro e Oi confirmaram a adesão ao protocolo RCS, com a última já tendo iniciado as operações. A Tim já anunciou que não usará o padrão do Google, adotado pelas demais operadoras brasileiras, mas não revelou maiores informações. Já as demais ainda não dizem quando ativarão o recurso no país.
Com o RCS todos poderão se comunicar com todos, independente do fornecedor da tecnologia ou operadora. A menos, é claro, que você tenha um iPhone.