O serviço de TV por assinatura continua encolhendo no Brasil. Dados da Anatel registraram que as operadoras tiveram 549 mil clientes a menos entre janeiro e dezembro de 2018; trata-se de uma redução de 3%. Entre as maiores empresas, a única que cresceu no período foi a Oi. Algumas delas, como a Vivo, já firmam parcerias com Netflix e Amazon Prime Video.
Quem mais perdeu assinantes no período foi o grupo Telecom Americas, que é líder de mercado e dono das marcas Claro TV e NET. Confira os números de cada operadora e a variação porcentual em relação a 2017:
- NET e Claro TV: 9,07 milhões (-5,2%)
- SKY: 5,2 milhões (-1,4%)
- Oi: 1,6 milhão (+6,1%)
- Vivo: 1,56 milhão (-1,5%)
No total, contando com as operadoras regionais, o Brasil fechou 2018 com 17.574.822 assinantes. Em 2017, o país contava com 18.124.655 clientes.
Operadoras fecham parceria com streaming
A perda de assinantes em serviços de TV paga é uma tendência mundial, uma vez que as pessoas estão deixando de lado os canais lineares e optando por serviços de streaming — seja por uma questão de custo, ou mesmo pelo conforto de escolher o que quiser no momento que desejar.
As operadoras sabem dessa tendência e estão oferecendo serviços de streaming diretamente ao cliente. É o caso da Vivo, que firmou parceria com a Netflix e também oferece o Amazon Prime Video na fatura da banda larga ou telefonia móvel. Também é possível assinar outros serviços sem a necessidade de TV paga, como é o caso do Fox Premium, WatchESPN e até mesmo o Premiere Futebol Clube e Combate.
A Oi é a única operadora que cresceu no período. Ela vem focando na oferta de combos com serviço de telefonia fixa, móvel e internet, o que ajuda a estancar também as desconexões de telefonia fixa.
Além disso, a operadora vende o serviço Oi TV Livre, no qual o cliente compra o decodificador e a antena parabólica para ter acesso gratuito aos canais abertos. A empresa aproveita para oferecer o serviço de TV pré-paga para esses clientes, com pacotes a partir de R$ 29,90.
Com informações: TeleSíntese.
Tecnocast 103 – Quem precisa de uma TV?
Em um episódio recente, confessei que gostava de assistir às minhas séries e filmes apenas no MacBook, porque assim podia plugar um fone de ouvido. Eu sou do time dos notívagos, por isso não consigo ligar nada alto, pra não acordar o resto da casa. E para mim, som baixo estraga completamente a experiência de assistir algo.
Mas aí recebi dezenas de mensagens, sugerindo um fone com Bluetooth. Sim, estamos em 2018 e eu não pensei nessa possibilidade antes. Vai ver é porque eu achava TV uma coisa tão de velho, que nem associei com Bluetooth.
Enfim, aproveitando o gancho, no episódio de hoje conversamos sobre essa tecnologia tão inovadora: a Televisão. Em tempos de streaming, será que ainda vale a pena comprar uma? Dá o play e vem com a gente!
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Durará muito tempo, não. É definitiva. Um caminho sem volta.
Concordo. Canais como Shoptime, Mega TV, Rede Gospel, Rede Vida, Polishop... tinham que ser abolidos de todos os pacotes. Ou só deveriam ser colocados se for preferência do cliente.
Isso pra não falar da quantidade de propagandas que aparecem, muitas vezes repetitivas e que incomodam muito. As propagandas do site Trivago foram o maior exemplo disso. Pagar pra ver comercial incômodo é simplesmente ridículo.
Realmente, se for assina HBO Go, Esporte interativo, Premiere Play e outros planos a parte, o valor final chega a custar o mesmo ou até ultrapassar o da TV por assinatura.
Meu caso. Estou cancelando por isso mesmo. Sem falar do horário locado.... horas e horas de Polishop e afins em qualquer horário que não seja o nobre.
Verdade. Mas lembre que a TV ganha no atacado com as distribuidoras. Se você for pagar streaming de esportes + filmes separadamente que gosta, encosta ou até ultrapassa o custo de uma TV por assinatura.
Isso já foi bem estudado nos EUA, onde a prática está mais avançada. Não lembro o site que fez essa comparação um tempo atrás... comparou com MLB, NBA, NFL e HBO.
Eu já tive o pacote top da ex DirecTV. Gradualmente diminuí até chegar hoje com o mais simples da Net. E vou cancelar em breve. Hoje com 2 serviços de streaming (Netflix + outro) eu tenho tudo que preciso, na hora que quero e da forma mais cômoda que eu quiser. Em qualquer tela ou Chromecast, sem pagar ponto extra nem nada disso.
Percebi isso depois de notar que não estava mais assistindo a TV fechada e pagando por algo que eu não usava.
E a programação hoje é entupida de anúncios, sem falar dos horários locados para Polishop e coisas do tipo. Vou cancelar este ou próximo mês e investir numa conexão melhor (100 Mbps ou mais, preferencialmente "ilimitada")
TV por assinatura virou lixo, e o streaming deixou isso mais claro.
Só vc. Pior q eu keria voltar a ter..
Eu acho que o problema é outro.....as pessoas é que nao estao interessadas em conteudo de qualidade....dizer que tv a cabo é ruim acho um absurdo....ela é cara sim....mas tem muita qualidade....discovery arte1 globosat espn cnn....muita coisa boa....
Eu também, assistir esporte com delay de quase 1 minuto do streaming não rola!
Só eu tenho!?
E vai perder mais
TV por assinatura parou no tempo. A interface da SKY parece que veio direto de 1940. Dos 400 (!) canais no máximo uns 100 são canais individuais, o resto são rádios (?), versões SD dos mesmos 100 canais individuais (pra que?) , e canais abertos que se eu quisesse ver, não teria TV por assinatura. O dia que chegar um Hulu da vida aqui em terras Brasilis a gente acaba de enterrar essa porcaria.
18 milhões de Clientes pagando? então acredito que deva haver no mínimo uns 50 milhões de skygatos, tipo azamerica e afins.
A tv a cabo ou aberta como conhecemos já morreu pra muitas pesssoas e pra nova geração. Tenho filho de 2 anos e ele sequer assiste. Já aprendeu a usar o YouTube e a mudar os vídeos por lá. Só assiste YouTube e ainda escolhe o que quer assistir.
Com 2 anos. Imagina com 15, 20 anos... a tv como conhecemos vai ter que mudar muito se quiser continuar a existir e a ter quem a assiste.
Programas do SBT e Globo tem seus programas disponibilizados em suas plataformas online, canais financiados por dinheiro publico tem seus programas divulgados inclusive no youtube (ex: TV Cultura)
Excelente análise. Parabéns!
É o Mr. Geek , que cara mais "antenado" , "moderno" hehehe isto ai fera.
Tudo de qualidade é luxo neste país e sevc querer algo a mais do que o básico brasileiro acha que somos fresco e metido
Uau cara! deixa eu ser teu amigo! posso andar contigo no recreio??????
Chegando aos 15 anos sem assistir TV e contando....
Parabéns
Nunca tive e nunca terei.
Mas confesso que gosto de assistir na casa de parentes e outras pessoas que assinam. hahaha!
Mas é lógico que perderam assinantes!!! O que passam de comerciais, não tá escrito! Quantas vezes você fica zapeando os canais e não está passando nada de bom...
Quando streaming conseguir suprir os canais de esporte e os discovery channel abro mão da tv a cabo, até lá continuo assinando. IPTV não acho uma opção viável porque não é claro pra mim quanto a legalidade.
Perfeito! A jogada das grandes operadoras é limitar o uso da internet fixa. Existe jeito para melhorar o serviço de TV paga, oferecendo pacotes mais acessível. Atualmente a pessoa assina um plano e não ver nem meia dúzia dos canais disponíveis, acho isso errado demais. Se a pessoa que gosta só de assistir canais de esportes, é obrigado a assinar um plano que vem com mais canais. Uma operadora aí citada na matéria só tem esse número de clientes por conta da divisão de pontos. Plano completo gira em torno de 400 reais, difícil uma pessoa só pagar isso.
O serviço IPTV está começando a se popularizar, vejo ele como inimigo direto da TV por assinatura. Netflix não é o grande culpado nessa história toda. Se as operadoras não começar a se mexer oferecendo pacotes com preço acessível sob o IPTV, ira continuar perdendo a clientela. Querem apelar recorrendo a Anatel para limitar a internet fixa irão se dá mal.
Tem certos programas que não abro mão na TV por assinatura
Acho justo.
IPTV mandou lembranças
Barato e tem todos os canais
Full HD e até 4K
Eu torço de boas, mas toda vez que vejo alguém provocando (por maldade), puxando briga ou sendo ignorante por causa de futebol, eu percebo que cada vez menos preciso disso.
Realmente. Futebol é um entretenimento que pouco acrescenta em questão de conhecimento útil.
Pessoal aqui tudo assina HBO Go pelo visto pra assistir GOT :)
Pois é, mas cada vez mais estou abrindo mão de assistir futebol.
Torço pelo meu time e assisto os jogos, mas estou aos poucos me acostumando com a ideia de que isso não é tão importante e abrindo mão aos poucos.
Já tive e nunca mais terei. Kkkk
O que me prende ainda são os canais esportivos. E depender 100% de streaming é ser muito radical onde moro.
nunca tive, por que vc paga caro para ter canais que vc não escolhe, só dá pra contratar tudo ou nada, e ainda tem propaganda na tv PAGA, ai não dá né....
Nunca tive e nunca terei.
TV por assinatura sempre foi considerado artigo de luxo neste país. O serviço é caro demais e não se evoluiu. A chegada de serviços de streaming aumentou a sangria na TV Paga. Sem contar a pirataria de sinal de TV Paga, que é grande e tolerada por grande parte da população. As listas de IPTV e a contratação de serviços de streaming sem vínculo com planos de TV Paga aumentam ainda mais a sangria na TV Paga. Por isso, os prestadores de TV Paga, que são os grandes provedores de internet fixa, querem limitar a nossa internet, pois vêem que a tendência de queda na TV Paga durará muito tempo.
Corrigido! O número de assinantes em 2018 era de 17.574.822.
"No total, contando com as operadoras regionais, o Brasil fechou 2018 com 18.124.655 assinantes. Em 2017, o país contava com 18.124.655 clientes." Ué fechou igual?
O número de assinantes de 2017 está o mesmo de 2018. Corrijam aí!