Nota Final9.6
A Samsung costuma reservar suas maiores novidades em smartphones para o Galaxy S de geração par. Na décima, a linha de celulares premium chega inicialmente ao Brasil em três modelos, sendo que o mais completo é o Galaxy S10+. Ele traz um design renovado, bateria maior e tela gigante, além de tecnologias novas para um flagship da marca, como o leitor de impressões digitais sob o display e uma câmera ultrawide, que serve para mais do que apenas tirar fotos com maior campo de visão.
Será que ele é bom mesmo? Vale a pena gastar milhares de reais no lançamento da Samsung? A bateria de 4.100 mAh é muito melhor que a do antecessor? O sensor biométrico embutido na tela é confiável? E a câmera, é tudo isso que a empresa fala na propaganda? Eu usei o Galaxy S10+ como meu smartphone principal por uma semana e respondo tudo nos próximos minutos.
Análise do Galaxy S10+ em vídeo
Design
A Samsung parece que até tentou resistir, mas no final acabou se rendendo ao notch para aumentar o aproveitamento de tela. O Galaxy S10+ tem um entalhe em formato de pílula no canto superior direito com as duas câmeras frontais: a principal de 10 megapixels para tirar selfies e a secundária de 8 megapixels para detectar profundidade. O alto-falante ficou bem escondido no topo, enquanto o leitor de íris foi aposentado em toda a linha.
De cara, na primeira vez que peguei o Galaxy S10+ na mão, eu fui surpreendido pela leveza dele (e outros colegas relataram a mesma sensação). Colocando em números, a versão com traseira de vidro tem 175 gramas, abaixo da faixa dos 200 gramas que eu espero de um celular com uma tela grande de 6,4 polegadas e uma bateria nada humilde de 4.100 mAh. É um grande feito de engenharia, a ponto de me deixar incomodado em quão trambolho é o Galaxy Note 9.
Pessoalmente, o aparelho é mais bonito que nas propagandas da Samsung, trazendo uma borda de alumínio bem acabada e uma traseira de vidro que passa uma sensação de robustez. Tudo é muito bem encaixado. A versão branca tende a um tom meio azulado e tem a vantagem de não deixar as marcas de dedo tão visíveis. Procurando muito, só consegui encontrar um defeito: o botão liga/desliga ficou em uma posição muito alta, o que dificulta pressioná-lo com uma mão só, principalmente para quem é canhoto.
O tal do leitor de impressões digitais na tela
Todo mundo que acompanha meus reviews sabe que eu nunca gostei do sensor biométrico na traseira, já que ele te obriga a levantar o aparelho da mesa sempre que precisar desbloqueá-lo, o que também atrapalha o carregamento sem fio. Não é muito ergonômico: o leitor atrás só funciona bem para quem deixa o celular no bolso, enquanto na frente funciona para todo mundo. A Samsung resolveu o problema com um leitor de impressões digitais ultrassônico que fica sob a tela. É bom? Mais ou menos.
A precisão do leitor de impressões digitais sob a tela foi igual ou melhor que a de um sensor convencional, especialmente em situações mais complicadas. Sabe quando sua mão está suada e você não consegue desbloquear o celular com o dedo? O Galaxy S10+ não parece sofrer do mesmo problema: eu até molhei meu dedão de propósito, e ele ainda assim conseguiu reconhecer minha impressão digital.
O problema é que, diversas vezes, o Galaxy S10+ tentou desbloquear enquanto estava no bolso da calça. Como o sensor biométrico fica na tela, ele tentou ler as digitais… na minha coxa. Então, eu sacava o celular do bolso e precisava digitar a senha porque supostamente teria feito 40 (!) tentativas de desbloqueio.
Além disso, tem um negócio curioso: se você mantiver o dedo ali no sensor, ele demora um pouco mais para desbloquear. Mas se você simplesmente der um toque rapidinho no lugar certo, a leitura é mais rápida. Só leva um tempo para pegar a manha.
A ideia de um leitor de impressões digitais embaixo da tela é ótima, mas a execução ainda precisa melhorar. E espero que uma futura atualização de software resolva os pequenos inconvenientes.
Tela, som e fones de ouvido
É chover no molhado falar que o Galaxy S10+ tem uma tela de excelente qualidade. Os celulares mais caros da Samsung ganham nota dez nesse quesito nos reviews do Tecnoblog desde, pelo menos, o Galaxy S6, lançado em 2015, quando os painéis Super AMOLED da empresa deixaram de ter cores estouradas, os cinzas perderam o aspecto de sujeira e os brancos ficaram mais puros.
No Galaxy S10+, temos uma tela Dynamic AMOLED de 6,4 polegadas com resolução de até 3040×1440 pixels, proteção Gorilla Glass 6 e definição impecável. Isso mesmo nas configurações padrão, com o software renderizando tudo em Full HD+, para não gastar bateria sem necessidade. Curiosamente, o aparelho veio de fábrica no modo de tela “Natural”, com cores menos saturadas e um ponto de branco mais quente, que me agrada mais (mas quem prefere tons mais vivos pode mudar isso).
O ângulo de visão já era perfeito nas gerações anteriores, enquanto o brilho e o contraste estão notavelmente mais fortes em ambientes com muito sol, portanto, você não deverá ter nenhum problema ao utilizar o Galaxy S10+ neste verão com calor ardente. O alcance dinâmico continua surpreendendo e até melhorou com a inclusão do padrão HDR10+, mas certamente precisamos de mais apoiadores do que só o Amazon Prime Vídeo para aproveitar todo o potencial do display.
Por fim, uma boa novidade do painel Dynamic AMOLED do Galaxy S10+ que não pode passar em branco, mas que é difícil de ser mensurada em um review, é que a tela emite menos luz azul nociva — aquela que interrompe a produção de melatonina e atrapalha o seu sono. Isso é feito sem alterar as cores do display e sem necessidade de ativar o filtro por software, então só existem vantagens aqui.
Os alto-falantes são estéreo e têm boa qualidade, dentro do que eu espero de um smartphone topo de linha. O alcance dinâmico é satisfatório para um celular, arriscando um pouco de graves e emitindo um som claro e aberto. O volume chega a níveis altíssimos, mas as frequências médias distorcem, então você não vai querer aumentar tanto o som.
Já os fones de ouvido são os mesmos que acompanhavam os Galaxy S e Note anteriores, com a marca da AKG, design intra-auricular confortável para os meus ouvidos e som de qualidade: os médios são bem representados, sem serem invadidos pelas frequências baixas, que também devem satisfazer os que gostam de graves com mais impacto. É um ótimo acessório, ainda mais se considerarmos que ele já vem na caixa.
Software
O destaque do Android 9 Pie da Samsung é a nova interface, batizada de One UI. O visual anterior não era ruim, mas a repaginada nos aplicativos nativos fez muito bem para as telas gigantes de hoje: os botões quase sempre ficam na parte inferior, para serem alcançados facilmente com o dedão; e as listas de itens começam no meio da tela, não no topo, permitindo a navegação com uma mão só. Vendo em retrospecto, parece uma evolução tão natural que eu fico me perguntando por que ninguém pensou nisso antes.
Várias telas, como o gerenciador de aplicativos e a central de notificações, foram remodeladas para se adaptarem ao padrão do Android 9 Pie. Existem boas novidades vindas do Google, como o Bem-estar digital, que mostra o tempo que você gasta no celular, quantas vezes desbloqueou o aparelho e quantas notificações cada aplicativo enviou. Quem quiser pode programar para a tela ficar em escala de cinza em um determinado horário, para que seu cérebro não seja muito estimulado antes do sono.
Outro recurso bacana são as Rotinas do Bixby, que automatizam tarefas: você pode programar para o Galaxy S10+ ativar o Filtro de luz azul, diminuir o brilho e silenciar as notificações na hora de dormir; ou deixar o Always On Display mostrando as horas quando o celular estiver carregando. E não dá para esquecer do tão esperado Modo noturno, que escurece as telas para não ofuscar sua visão — ele está integrado com o navegador da Samsung, inclusive, então qualquer site se torna mais agradável de ler.
Mas não é um software perfeito. O ponto de discórdia é a assistente de voz da Samsung, que ainda não entende português do Brasil, nem mesmo em estágio beta, dois anos depois do lançamento. Até o italiano e o alemão, que têm menos falantes, ganharam suporte na versão mais recente da Bixby. Com isso, o botão adicional do lado esquerdo do Galaxy S10+ acaba tendo utilidade limitada. É melhor você entrar nas configurações e trocar a função desse botão para algo mais interessante, como o aplicativo do Google.
Parece um detalhe bobo em um recurso pouco importante, afinal, quem liga para a Bixby? Na verdade, ela é parte de um ecossistema bem maior: a Samsung anda falando muito de internet das coisas e casa conectada no Brasil, mas ainda nem desenvolveu comandos de voz para o nosso mercado. Até a Apple, que detém 5% de fatia de mercado em smartphones no país (e não 50%), está mais preparada que os coreanos.
Câmeras
Falando de câmeras, o MyEmoji da Samsung ganhou novas roupas e acessórios e… ok, vamos para o que interessa.
Em um momento em que as empresas brigam para ver quem coloca mais lentes no mesmo celular, a Samsung conseguiu aproveitar muito bem a câmera traseira tripla do Galaxy S10+. Não existem muitas novidades no sensor principal, que permanece com 12 megapixels e lente de abertura variável (f/1,5-2,4), nem na câmera telefoto, que captura imagens com zoom óptico de 2x. Eles continuam tirando fotos de ótima qualidade, em qualquer condição de iluminação, como você esperaria de um modelo premium da marca.
A boa adição é a lente ultrawide, ótima para tirar fotos de paisagens, com um campo de visão mais amplo. Nas fotos, ela apresenta cores saturadas na medida certa e excelente definição. À noite, o ruído é maior que na câmera principal, mas ainda não chega a incomodar. Nos vídeos, a Samsung aproveitou o novo sensor para incluir um modo superestável, que funciona como o da GoPro Hero 7 Black, cortando as bordas da imagem para fazer uma estabilização digital em um nível bem impressionante.
Nas outras câmeras traseiras, o que eu tenho a dizer, além do óbvio, é que o alcance dinâmico deu mais um salto no Galaxy S10+. Tanto de dia quanto de noite, a Samsung merece aplausos por deixar todas as áreas de iluminação e de sombra bem expostas, sem exigir nenhum conhecimento de fotografia por parte do usuário. O aplicativo de câmera até dá dicas para nivelar o celular e obter um enquadramento melhor.
Para melhorar, só trabalhando no software. A Samsung já atingiu um nível de nitidez, exposição e cores impecável, mas o Google entrega resultados visualmente sensacionais com a ajuda de um pós-processamento mais inteligente nos celulares Pixel: o Night Sight parece fazer bruxaria com fotos noturnas. Eu já percebi um movimento tímido no Galaxy S10+: quem for mais atento vai notar uns raios de luz em fotos noturnas, que até então só seriam possíveis com uma abertura de lente muito fechada.
Nas câmeras frontais, que agora filmam em 4K, os resultados também são bons. O sensor de profundidade faz bem o trabalho de identificar o sujeito principal e desfocar o fundo. E os novos efeitos estão ótimos: um dos mais bacanas é o que deixa o objeto mais próximo colorido e o plano de fundo em preto e branco. Só não tem como fugir do filtro de embelezamento da Samsung: mesmo desativado, ele ainda vai tentar suavizar sua pele.
Mas tudo isso são apenas detalhes: o Galaxy S10+ tem uma das melhores câmeras desta geração e, certamente, é a melhor que você vai encontrar em um Android no mercado brasileiro.
Desempenho e bateria
Diferente da geração passada, o Galaxy S10+ brasileiro é equipado com um processador Samsung Exynos 9820, fabricado em 8 nanômetros — a versão com o Snapdragon 855, da Qualcomm, ficou restrita a poucos países, incluindo os Estados Unidos. Tecnicamente, o Exynos é um chip inferior, mas isso só vai fazer diferença para quem se preocupa em exibir resultados de benchmarks. O modelo que eu testei veio com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão por microSD no slot híbrido.
O hardware não me decepcionou em nenhum momento. Não me deparei com engasgos em animações, travamentos em aplicativos ou lentidões no multitarefa. Tudo abriu rapidamente, de WhatsApp a Grand Theft Auto: San Andreas. E a GPU Mali-G76 rodou jogos pesados como Asphalt 9: Legends e Breakneck com gráficos impecáveis e taxa de quadros constante. É um conjunto muito bom, que deve aguentar vários anos.
Já a bateria foi bem, mas não surpreendeu para um componente de 4.100 mAh: na minha rotina, a autonomia não foi melhor que a de um iPhone XS, que tem apenas 2.716 mAh. O Galaxy S10+ deve durar o dia inteiro para boa parte dos usuários, mas quem joga ou gosta de assistir muitos vídeos no celular precisa levar uma power bank para não ficar sem carga.
Nos meus dias de teste, tirando o aparelho da tomada às 9h da manhã, ouvindo 1 hora de streaming de música no 4G e navegando na web por cerca de 2 horas, também pela rede móvel, sempre com brilho no automático, eu chegava ao final do dia com bateria por volta de 30%. É uma autonomia parecida com a do Galaxy Note 9 e ligeiramente melhor que a do Galaxy S9+.
Portanto, ele não tem bateria de sobra para você esbanjar e recarregar o celular de todos os seus amigos. Mas o recurso Wireless PowerShare, que transforma o Galaxy S10+ em um carregador por indução, é útil durante a noite ou em viagens: você pode deixar o celular conectado a um único cabo e abastecer algum acessório na traseira dele, como os fones de ouvido Galaxy Buds ou um smartwatch compatível com o padrão Qi.
Vale a pena?
Uma vantagem de ser uma gigante como a Samsung é poder fabricar quase todos os componentes de seus produtos. A empresa juntou seu melhor processador, melhor tela e melhor câmera com um software que deu um grande salto em relação à geração anterior. O resultado não poderia ser diferente: o Galaxy S10+ é um sonho de consumo e praticamente não tem defeitos. É difícil encontrar pontos de melhora no Galaxy S10+. Talvez a bateria possa durar mais — só que isso esbarra no limite da tecnologia atual.
Faz tempo que a Samsung acerta em cheio nos seus topos de linha, resolvendo os pontos negativos que atingiam os modelos passados. O design tinha um gosto questionável até o Galaxy S5, com aquela traseira de plástico parecendo um band-aid. O software sofria duras críticas, com razão, na época da TouchWiz coloridinha com tons estranhos de verde por todo lado. E as câmeras ainda não eram aquela coisa toda antes do Galaxy S7. Nada disso é mais um problema.
Para quem planeja um upgrade, o Galaxy S9+ e o Galaxy Note 9 ainda dão um belo caldo — e devem sobreviver por bastante tempo, principalmente com a interface One UI, que trouxe um novo fôlego aos aparelhos. Já quem tem um Galaxy S8 ou anterior pode começar a pensar na troca: os bons avanços nas câmeras, o aumento na bateria e a melhoria no hardware tornam o Galaxy S10+ uma atualização considerável.
Mas só começar a pensar na troca, claro, porque pagar milhares de reais em um celular não tá fácil para ninguém.
Samsung Galaxy S10+
Prós
- Câmeras excelentes em qualquer iluminação
- Capacidade de processamento de sobra
- Design fino e leve, apesar da bateria maior
- Melhor tela já vista em um smartphone
- One UI está caprichada e fácil de interagir
Contras
- Dois anos depois, nem beta de Bixby em português?
- Esse botão liga/desliga tão em cima não faz sentido
Nota Final9.6
Design
9
Tela
10
Software
9
Câmera
10
Desempenho
10
Bateria
9
Conectividade
10
Especificações técnicas
- Bateria: 4.100 mAh;
- Câmeras frontais:
- Principal: 10 megapixels f/1,9 com campo de visão de 80 graus;
- Deteção de profundidade: 8 megapixels f/2,2 com campo de visão de 90 graus;
- Câmeras traseiras:
- Principal: 12 megapixels f/1,5-2,4 com estabilização óptica de imagem e campo de visão de 77 graus;
- Telefoto: 12 megapixels f/2,4 com estabilização óptica de imagem e campo de visão de 45 graus;
- Ultrawide: 16 megapixels f/2,2 e campo de visão de 123 graus;
- Conectividade: 3G, 4G (LTE Categoria 20), Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac/ax, GPS, Galileo, Glonass, BeiDou, Bluetooth 5.0, ANT+, USB-C, NFC, MST;
- Dimensões: 157,6×74,1×7,8 mm;
- GPU: Mali-G76 MP12;
- Memória externa: suporte a cartão microSD de até 512 GB;
- Memória interna: 128 GB, 512 GB ou 1 TB;
- Memória RAM: 8 GB ou 12 GB LPDDR4X;
- Peso: 175 gramas (vidro) ou 198 gramas (cerâmica);
- Plataforma: Android 9.0 Pie;
- Processador: octa-core Samsung Exynos 9820 de 2,73 GHz;
- Sensores: acelerômetro, bússola, proximidade, luminosidade, giroscópio, leitor de impressões digitais ultrassônico, batimentos cardíacos;
- Tela: Dynamic AMOLED de 6,4 polegadas com resolução de 3040×1440 pixels (522 pixels por polegada) e certificação HDR10+.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Higa, vi que você testou o Huawei P30 Pro também... me diz uma coisa qual dos dois você preferiu para trabalhar, fotos e por resistência? Vi que o S10 é resistente a agua né e você não comentou. Tou indeciso entre esses dois. #meajuda
Quando sai o review do S10e?
Uma pena nunca ter feito review do Huawei Mate 20 ;(
Vai ser o jeito continuar aguardando pelos lançamentos da Huawei esse mês pra decidir
Pronto tá feito
Ótimo Review, Higa! E este wallpaper, pode disponibilizar?
Então deixe de conversa fiada, Leigo!
Sei lá eu, aproveita que os píxeis preto desliga e faz a câmera aparecer quando esses píxeis desligar, ou até mesmo faz igual a xiaomi fez, usa a cabeça jovem
Meu Jovem, primeiro que não sou nenhum engenheiro de aparelhos eletrônicos, e segundo que na minha mente leiga dá pra encontrar um jeito, até pouco tempo atrás não tinha tecnologia para ter sensor de digitais na tela hoje tem.
Passa a ser uma boa opção o Mi9. Resta saber se corrigiram o problema do som stereo. Galera reclamava muito disso no Mi8.
Mi9 tem a melhor câmera abaixo dos 500 euros, rating 107 no DXOMark.
Eu passei por isso (acredito q sim pois na época eu não manjava de bootloader e afins) com a fabricante Motorola. Além de dar pra trás na atualização do meu aparelho, ainda não permitiu modificações nele, segundo um fórum q eu tava seguindo. De lá pra pra cá tomei ranço de motorola e não indico pra ngm. E fui cliente deles por cerca de 14 anos. Desde os falecidos Pagers e passando pelos primeiros celulares digitais como o Multitac.
Não, bootloader mesmo.
Vc não se refere a bloqueio de chip não? Pra não pegar de outras operadoras?
acho que seria legal colocar o flip como alguns celulares chineses.
Daqui uns 3 anos é meu.
Só sei que o TWRP não é atualizado de forma oficial faz um tempinho.
Não achei sobre a certificação do S10+... Ele é a prova d'agua?
Caramba, olha esse smartphone, olha esse software! É incrível o quanto a Samsung conseguiu evoluir desde o Galaxy S6. E que review fantástico. Parabéns Higa e a galera do TB. :D
Pena que é Android
Não existe mais.
Quase você enfim faz o review nota 10 hein , Higa .
Tenho o S8+, aguardando o Note10... Talvez troque, ou não, por se tratar de ser a última versão da linhagem iniciada pelo S8. Agora surgiu uma dúvida, o botão HOME sensível à pressão embutido embaixo da tela do S8, ainda existe no S10? Deveria aproveitar e só ler a digital caso a pressão fosse suficiente...
Já sobre as telas Amoled, lembro do S2 que tive, uma tela impressionante até hoje.
Também não achei bonito a traseira nem esse buraco na tela, achei o S9 mais bonito
Mitou na educação
Ela já dobra para os lados, talvez ai esteja o problema.
Que estranho. Foi exatamente do S7 que vi. Sei lá então....
Mas o S7 Edge do meu amigo é dos EUA, da Verizon. Inclusive com o símbolo atrás na carcaça, assim como o meu tem o AU da operadora
Na verdade é só nos EUA. Por causa das operadoras. O mais estranho é que são só os Snapdragon. Mesmo os Exynos bloqueados por operadoras podem desbloquear o bootloader.
Na verdade é só nos EUA. Por causa das operadoras.
Só se for para processadores Snapdragon.
Asphalt 9: Legends e Breakneck nem tem gráficos perto de RR3, teste um jogo com gráficos de verdade plmdds
e qual seria?
Pessoal no reddit me disse ser problema de hardware. O q acho estranho é q só acontece no automático e modo retrato. Em vídeo ou modo Pro funciona normalmente. To até tentando aguardar a atualização pro Pie pra ver se resolve, mas é terrivelmente chato isso
Boa informação jacob, então a bateria não é isso que está relatado nesse artigo.
Num teste que vi no YouTube, o S10+ ficou à frente de todos os flagships da atualidade em duração de bateria, com 7h30 de tela.
Pra mim não incomoda não, no dia-a-dia nem se nota.
Top, mas estão pedindo muito. Um coisa que me intriga é coisa o sistema da Samsung é pouco otimizado. Com 4100mah e tela AMOLED a bateria deveria durar muito mais.
Pensei que era só eu que pensava isso! kkkkkkk
Cisco Higamon
Ótima análise. A edição de vídeo está deslumbrante, evoluiu muito. Parabéns!
https://youtu.be/ThkMi9fkdEc
olha o tamanho da borda inferior... não dá nem pra acreditar que a Samsung não quis gastar só mais um pouco pra dobrar o amoled e deixar borda mínima como a apple fez desde o iPhone X
Conectividade MST, em linha direta com os movimentos agrários
Sim, por isso falei que era o que eu estava mais ansioso =
nossa que ridiculo eu sofrendo com isso todo esse tempo achando que era um bug hueioasheuioahea
obrigado
Acho que a Samsung se superou, aparelho fantástico, leve, bateria maior!! Tela fantástica. Acho que foi criada uma nova categoria, Super Hiper Premium...
Tão no limite que um artigo do site já botou que a Samsung começou a produção de um chip com o dobro da velocidade. 😆
Nesse caso então o S10+ está na metade do limite. 🤣
Claro que tem custom rom pra eles.
Na atualização pro Android Pie a Samsung vai matar o Dex, inclusive pra geração S8. Todos vão funcionar apenas com o cabo compatível.
Oi Higa, você saberia me dizer se a linha S10 ainda terá o modo Dex?
Meu amigo colocou a Pixel Experience no S7 Edge snapdragon dele, eu coloquei RR no meu S8+ do Japão, que é snapdragon. Não sei de onde tiraram a informação de que os S com snapdragon não possuem bootloader desbloqueado, na verdade nenhum aparelho possui, a gente é que precisa desbloquear
Foi a única coisa que não gostei no aparelho.
Colega, isso só faz diferença se for usar o arquivo em formato RAW, ou seja, para profissionais, agora pra quem só faz postagem em Instagram, FB e Whatsapp não muda nada, esses apps reduzem mais de 50% da qualidade real. No final das contas o arquivo compactado se colocar lado a lado a diferença é minima.
Mas tudo bem, cada um com sua opinião. Pra mim é totalmente desnecessário dar essa diferença de mais de 4 mil só pra ter isso de diferencial! Não vai mudar nada também o app abrir milésimos de segundos mais rápido.
fora que a Samsung só coloca o snapdragon nesses celulares por mera "obrigação", não se preocupa em otimizar e extrair todo o potencial dos celulares deles que usam snapdragon.
Acho que agora o mimimi do Snap x Exynos pode acabar, né? Já deu pra ver que não vai fazer a mínima diferença pra 99,99% dos usuários em termos de desempenho e usabilidade. A única desculpa aceitável pra exigir a versão com Snap é se a pessoa fizer questão de no futuro usar uma custom rom.
Tecnoblog e Higa, parabéns pelo excelente review.
Sobre a questão das tentativas de desbloqueios acidentais, existe uma configuração em que você ativa para evitar toques acidentais na tela, feita justamente para esse problema.
Maravilha de celular. Parabéns pelo review. Estou aguardando lançamento no Brasil pra trocar o meu S8. Ultimamente estou pegando apenas as versões pares da linha S.
No caso quero a versão S10 padrão.
Alguém sabe dizer se o S10 vai ter radio fm? Não achei nenhum review que falasse isso
A única solução é simular uma barra preta ao usar o aplicativo da câmera. Porque esse notch aparecendo no meio da imagem é mancada. Pelo análise do celular segurando na horizontal não aparece o notch no meio da imagem.
Agora em outras aplicações aberta, não sei como seria a experiência. Abrir um gmail que tem cores branca, mostrar um notch circular é estranho. Para corrigir só simulando a barra preta ou adicionando tema escuro em tudo.
O problema não existe amigo. Foi inventado afim de forçar uma "evolução" tecnológica
O design do s9 já estava bacana.
Não colocar um buraco/notch na tela e esperar a tecnologia evoluir. Deixar igual o s9 ja tava bom
Eu realmente espero que não seja tão feio assim pessoalmente, pq achei esse fundo (E esse tiro aleatório na tela fazendo esse buraco aí) horrível
Android? não creio, ta aí o o Oneplus para provar o contrário. Tem um "pequeno" detalhe nesta equação que é a resolução do display, que o flagships da Samsung trazem as maiores de todo o mercado mobile. Aposto muito que a autonomia do S10e (display 1080p) vai apresentar um excelente resultado, mesmo tendo bateria com capacidade menor.
Meh. A tela é Amoled, provavelmente dá pra fazer da altura do entalhe uma borda superior razoável. Quem se interessar tem uma área bem maior do que a disponível nos celulares que tem franja. Por mim tanto faz, não é como se eu pudesse comprar mesmo. :V
E qual seria a sua brilhante solução para o problema?
Ansioso pra ver como ficam as fotos em ambientes desafiadores perante o Pixel 3.
Entao paulo obrigado pela resposta , embora tenha testado inumeros aparelhos 1 semana ainda é pouco nao da pra avaliar algo 100% com apenas uma semana , como eu disse tem muitos aparelhos que começam a por a verdadeira "cara" com pelo menos 1 mes de uso , Ate mesmo o google tem uma ferramente para a otimizaçao de bateria que pede 1 mes para começa a entender o uso do usuario e otimizar as aplicaçoes com isso dependendo do aparelho sua bateria duplica de duraçao .
Bugs e afins vc nao consegue pega com 1 semana só se o aparelho ja sair totalmente bugado coisa que nao é comum .
Sobre a samsung so liberar 1 semana isso podia ser dito na analise Seria uma forma de mostra aos leitores que a culpa de so usar por 1 semana nao é de vcs e sim da samsung que so deu esse prazo , isso ja resolveria um problema que é o fato de ser um review rapido demais a nao ser que vc tenha madrugado mexendo no aparelho com certeza alguma coisa vc nao chegou a fazer .
Enfim agradeço a resposta e a atenção
Alguém sabe dizer se o modelo vendido nos EUA funciona no Brasil?
Parabéns pelo review Higa. Agora a fabricante poderia aumentar esse tempo de atualizações para 3 anos, assim como a OnePlus, e Google faz com seus aparelhos.
Porque pagar por um top de linha da Samsung, e ter só dois anos de atualizações do sistema é dose.
Faz sentido, me falaram que não tem custom rom para os Galaxy S de 2017 pra cá. Então não tem o porquê de liberar o desbloqueio de OEM no sistema.
Sendo assim que tem um aparelho versão 2017, se quiser rodar o Android Pie precisa comprar a versão mais nova. Pois custom rom não rola. Esse é o grande problema dos aparelhos Samsung, receber no máximo 2 anos de atualizações.
Enquanto um aparelho Google você consegue atualizar mesmo depois de perder suporte, através de custom rom dando mais sobrevida ao aparelho.
Em se tratando de GPU os processadores da Apple estão bem a frente. Inclusive a Apple contratou uma ex equipe da Intel só para fabricar processadores. Logo eles irá colocar esses processadores de fabricação própria no MacBook.
Não é tarefa fácil para Qualcomm bater os processadores da Apple.
Sempre tive boas experiências com processadores da Qualcomm, inclusive eles aceita custom rom diferente do Exynos que não aceita O processador 810 no Nexus 6P foi um caso a parte, aquecia demais porém foi uma falha da Google, que poderia evitar colocando o 820 no lugar, pois ela já sabia dos problemas.
Hoje em dia não faço mais o uso de custom rom, então compraria um produto com Exynos sem problemas. Até porque duas coisas que não faço em aparelho celular, jogar e editar vídeo.
Aqui no Pixel 2 XL carrego pela manhã e fico com ele o dia todo com a bateria apresentando boa autonomia. Se bobiar só carrego no dia seguinte. Esse recurso do Android Pie "bateria adaptativa" não posso falar sobre o mesmo, pois peguei o aparelho e já atualizei direto para o Pie. Então não sei como era o comportamento no Android Oreo, pois só usei por alguns minutos antes de atualizar para a nova versão.
Depende da pessoa, quem gosta de tirar várias fotos com qualidade alta o S10 faz bem conforme a análise. Um S8+ apresenta qualidade bem inferior na câmera frontal, que até um Nexus de 2015 apresenta resultados melhores. Se o seu foco é só desempenho e usabilidade não a tanta necessidade no upgrade agora.
Essa é uma funcionalidade, dá para duplicar o botão de captura tocando nele e arrastando para qualquer lugar da tela. Para desativar é só arrastar o segundo botão para cima do botão original.
Muito boa a qualidade das fotografias. Até que enfim melhorou a qualidade da câmera frontal, estranho ficou só o posicionamento do sensor na tela em forma de notch.
Tem o Xiaomi Mi 9 e Huawei P30 que vem forte para briga e precisa ser feita uma análise na câmera. Pois dependendo da análise geral compensa comprar eles do que o S10+, principalmente o Mi 9 que vai custar metade do preço.
Não, o A12 ainda é superior ao 855, Principalmente em GPU,
E não chega nem perto do A12X
Ótima análise!
Espero que o lançamento do S10 faça o preço do Galaxy S9 Plus cair bastante, pois quero trocar meu S7 Edge.
No caso, o Note 9 já tinha, mas o Galaxy S9 ainda precisava do Dex.
Eu vou ser bem sincero contigo a Samsung poderia colocar uma gpu melhor no exinos essa Mali não e muito boa e sinceramente o exinos não gerência muito bem a bateria e outra coisa esses launchers da Samsung pesa muito no aparelho e gasta muita memória e te garanto se vc ficar com aparelho por mais de 30 dias verá que ele começa a travar, a Samsung pode ser boa no hardware do aparelho mas deixa a desejar no software
Higa, vocês receberam a atualização recente? Pq havia melhoria no sensor, na câmera e atualização de segurança. Talvez tenha resolvido ou melhorado essa questão.
Pior que a diferença na duração da bateria é mínima, é no desempenho geral mesmo que o Snapdragon tá mandando melhor. Sem falar que o Snap carrega mais rápido a bateria (tá, a Samsung capou a função no Snapdragon pra não comer muita poeira, mas, ainda sim, nativamente ele carrega bem mais rápido)
Só deslizar igual no seu S8. Em relação ao tamanho, opte pelo S10 normal ou S10e, o primeiro é de tamanho bem similar ao seu atual (mesmo a tela sendo maior, o tamanho tá praticamente igual).
Outra coisa, S10+ tem uma segunda câmera frontal só pra ajudar na selfie desfocada, ficar sem ela não faria diferença no meu caso já que o S10 faz o mesmo sem a segunda câmera... Naturalmente vc tem mais utilização da tela de fato.
Vi alguns vídeos internacionais que o cara mergulha o dedo na água e ele desbloqueia normal. Então não é problema.
Agora há uma solução sem o DEX. Na versão anterior já tinha, você conecta o cabo direto (se tiver o cabo específico)
Em tela cheia aonde fica a câmera vai, bem, ficar a câmera e a imagem vai ser 'cortada' e naquela parte. No geral ngm tá reclamando muito não, dizem que não é algo que incomoda bastante. Se não der zoom, a imagem fica normal (não invade a parte da câmera)
Infelizmente o exynos não tem o mesmo suporte que o Snapdragon, além disso, o Snapdragon 855 tá batendo o A12 da Apple esse ano (o que é novidade visto que tradicionalmente os chips da Apple são melhores) já o Exynos, bem, tá atrás dos dois. Como membro de desenvolvimento do XDA Developers, o chip Exynos é sinônimo de menor suporte e gambiarra para adaptações.
Oi, cito uma das funções nativas no Android Pie chamado Bateria Adaptativa. Quando comprei meu atual Pixel 2XL achava a bateria bem Ok, daí atualizou pro Pie e inicialmente nada mudou. Agora, já com bastante tempo no Pie, vejo que realmente funciona. Ela vai aprendendo seus padrões e vai adaptando a bateria para consumir bem menos (fechando apps que vc não usa mas fica sugando bateria e afins). No caso do S10+ deve ser a mesma coisa, atualizações da Samsung + a adaptação da bateria vai aumentar bastante a autonomia.
Ótima resposta, esclarecedor e pontual. Claro que vai melhorar a câmera e etc, então partindo desse princípio você pontuou bem. Depois de ver centenas de reviews já vi que há pontos em comum em todos eles, bases e padrões (como vc já fez uma centena, já tá mais que calejado).
Edt: acho que já passei da casa das centenas de reviews assistidos. Milhares seria mais realista rs.
Fiquei curioso quanto ao item 2.
Nesse ângulo, nem parece que o celular tem borda. Muito lindo...
https://uploads.disquscdn.c...
Acontece que ngm quer notícia requentada. Todos querem pra logo mas concordo com vc. A Samsung atualizou recentemente a nova linha corrigindo bugs no desbloqueio e melhorando a câmera.... Então provável que esse review foi feito sem a atualização... Mas é sempre assim, o galaxy S9 tá mt melhor no quesito câmera agora depois de várias atualizações e vai ser o mesmo com o S10
Não curto muito ver reviews Brasileiros mas vocês me surpreenderam. Primeiro que o texto tá bem coerente com o vídeo (eu prefiro ler, mas, nesse caso, vi os dois e ngm perde nada só lendo ou só vendo o vídeo) e segundo que gostei das imagens e na caprichada da edição. Acho que poderia fazer a velha comparação com o iPhone (fotos e vídeos), com o Pixel (se tiverem) e com o modelo anterior. Aah, tbm é sempre bom citar os aparelhos da Apple (citaram o XS, mas poderiam falar mais... Dá sempre mts comentários e apostar na briga Android X iOS não dá erro).
Eu gostaria de saber como fica a visualização de vídeos no youtube tem tela cheia, se sem o zoom as câmeras frontais invadem o vídeo ou se fica sem problemas
Da vontade ,viu?..Mas so resta esperar os preços caírem ... rsrsr
Parabéns pelo belo e completo review .
Melhor aparelho do mundo
Concordo com a sua opinião em partes.
Tenho um S8 que comprei na pré venda, ou seja, mais de dois anos de intenso uso e ele continua perfeito.
Mas não dá para resistir a esse Galaxy S10. Minha única preocupação é o tamanho, o S8 para as minhas mãos é grande imagina o S10 (nem penso em comprar o Plus, sei que não vou conseguir me adaptar).
Tenho uma dúvida em relação ao menu do S10, ele é fixo ou assim como no S8 eu consigo acessa-lo apenas deslizando a tela para cima?
Parabéns Higa, ótima review!
Uma dúvida, o modo Dex morreu? Vlw pelo excelente Review.
tudo normal com a telefoto aqui rs
Eu gosto muito do notch deles, acho um charme um tanto quanto impressionante. De resto, acho que é um celular que vale o que se paga sim! Mesmo chegando a 6 ou 7 mil aqui no Brasil, ainda sim será um investimento melhor que qualquer iphone.
O que eu estava mais ansioso era sem dúvida o leitor de digitais na tela, ainda hoje, com quase 1 ano de s9+, ainda tenho problemas as vezes, principalmente com os dedos molhados...
o meu app de camera (no s9+) tá aparecendo dois botões pra tirar foto kkkkkkkkkk
vou ver esse negócio da telefoto
Kkkkkkk amei
Concordo, Desnecessário e preguiçoso, dava para encontrar outra solução.
Pode ir sem medo amigo, S9+ só melhorou com o pie, chego a fazer 8h+ de tela em 24hrs de uso.
Higa é gente como a gente, elogia, sonha mas sempre critica os preços.
Por isso que eu acredito em cada palavra dos reviews dele.
G7 power é o mais indicado para você. Se ainda assim não aguentar o tranco, só com powerbank.
Se não estou enganado, o mac book é um equipamento do trabalho do Higa.
Não tem nada a ver com o review (basta ver que o mesmo notebook aparece em vários outros reviews faz um tempo).
Se ainda assim você não gostar do mac book, o Higa deve estar aberto a sugestões (leve em conta que o cara viaja bastante e precisa de algo leve, com boa bateria e que seja rápido).
então um brinde a sua sanidade.
mas já que a tendencia aqui é perder tempo com grandes pedaços de texto, estou meio confuso com o seguinte esquema:
> um fala do Macbook do rapaz invés do review
> outro humilha o notebook de entrada
> o próximo personagem menciona duas marcas de notebooks que são longe de serem conhecidas como de entrada, na verdade são notes tops de linha
> e você extrai entre as entrelinhas o "fanboy" e etcetera.
"🤔" por Paulo Higa.
Oi Franco, tudo bem?
Tem muita coisa errada nos seus comentários, mas você não parece uma pessoa mal intencionada, então vamos lá.
1) De cabeça, não me lembro de empresas que dão "no mínimo 1 mês para teste". O padrão é 10-15 dias.
2) No caso do Galaxy S10+, o prazo para qualquer veículo nacional que está com o produto é 1 semana, porque existem pouquíssimas unidades dele no Brasil (e também por outros motivos que não convém expor publicamente).
3) Modéstia à parte, depois de analisar mais de 100 smartphones, eu sei exatamente o que testar, onde procurar defeito e quais pontos abordar em uma análise de produto. Cada um que trabalha nesse ramo tem seu tempo, então não tome uma opinião do tipo "não consigo fazer review em 1 semana" como uma regra.
4) Tendo uma base de comparação boa, dá emitir uma opinião mais precisa e mais rápida. No meu caso, fui o responsável pelos reviews do Galaxy S6 Edge+, Note 5, S7 Edge, Note 7 (pois é), S8, Note 8, S9, Note 9 e agora o S10+. Desses, o S7 Edge, o S8, o S9 e o Note 9 foram meus smartphones principais por alguns meses. Todo produto começa de uma base e evolui, ele não é feito do zero.
5) Isso você sabe, mas é óbvio que existe uma relação experiência vs. timing. Um review feito depois de 1 ano tende a ser melhor, mas ninguém vai querer ler, nem você, porque você já leu vários antes. Um review feito depois de 1 dia tende a ser ruim, porque vai deixar muitos pontos de lado. O desafio é equilibrar esses fatores — e a gente tem noção da nossa responsabilidade, já que estamos lidando com o dinheiro das pessoas.
Abs!
Se não for top de linha, aí que fica pior o desempenho rs. O Z3 tá dando conta de energia, mas ele tem um conjunto meio "tapado" as vezes, e não tem função básica de espelhar em televisores, que sinto falta, bem como a dex para transformar o celular num PC. Então, pensando em partir para linha note ou s da Samsung, pois parecem ter mais funcionalidades e aproveitam melhor a máquina a nosso favor, rs.
Esperar sair os preços, mas tenho quase certeza que está certo quanto a valores rs. Obrigado
kkkkk, é que por hoje eu cansei de ter que me deparar com um fanboy em cada "esquina de pagina sobre tecnologia que eu leio. kkk só queria ler meus conteúdos sobre tecnologia em paz.
Infelizmente nenhuma bateria de topo de linha vai dar conta de uso intenso, só celulares especificamente voltados para isso (tipo Moto G7 Power).
O S10+ é um produto superior, mas certamente vai demorar para chegar no preço do Note 9.
"Quem tem S8 pode pensar na troca"
Pelo contrário, não há motivos já que ainda hoje continua rápido e atende muito bem todas necessidades!
Pagar mais de 4 mil em algo que da um plus em algumas coisas é bem desnecessário.
Explica pra nois. Ninguém entendeu nada. Kkkkk
k, relax.
Higa, gostei do review, apesar de ter ficado pouco tempo com ele, será que consegue responder as perguntas a seguir?!
Eu uso smartphone para trabalho e uso pesado dele, sou advogado e vivo na rua correndo de um fórum para outro, multitarefas o tempo todo, Google docs, Google planilhas, PDF, camscanner, fotos, e-mails, web, WhatsApp, música o tempo todo no ouvido, as vezes GPS e Uber, quando tenho tempo até um YouTube e jogos, será que a bateria do S10 dará conta? Você aconselharia um S10 ou Note 9? Estou na dúvida de qual seria melhor para aposentar a escolha errado do Moto Z3 play que fiz no fim do ano passado, rs.
Cara, tu é tão fanboy que acha que eu já quis competir no "quesito" preço com os notebooks Samsung? não fanboy, eu não quis dizer que só a apple tem "notebooks caros e excelentes"
gostaria de deixar claro que eu conheço os aparelhos que você citou (e deixar mais claro ainda que eles não são da Samsung) então seja menos fanboy e tente deixar de "inferiorizar" os produtos da apple (que são de excelentíssima qualidade diga-se de passagem) usando aparelhos de uma empresa que nem é a sua "marquinha de estimação" apenas para alimentar o seu ego e auto afirmar que a sua marca predileta é superior a apple.
Eu não quis dizer que a apple é superior a nada (vocês é que tem no subconsciente a informação de que apple é superior)
E sim, os Alienware e os Razer são igualmente caros e excelentes (com o diferencial de que eles são totalmente focado em jogos).
Pior q eu acho que nao foi isso , pq tem alguns canais que pegaram e vao fazer review ainda se nao me engano a samsung da no minimo 1 mes pra teste... E acho que pela doidera de ser so 1 semana o Paulo falaria no video que foi uma coisa imposta pela samsung ja que 1 semana é loucura pra explorar tudo de um aparelho
Já ouviu falar em Alienware, Razer? Posso te garantir que não custam 1200.
Não precisa ligar a tela para usar o leitor de impressões digitais (ele é independente do painel, inclusive).
O recurso de bloquear toques acidentais esteve sempre ativo, mas não funcionou nesse caso do sensor biométrico. :(
Acredito que essa "decepção" em bateria seja a principal diferença entre o Snapdragon e o Exynos esse ano. Teoricamente o 855 é bem mais eficiente por ser fabricado em 7nm.
Aproveitando o post fresco
Alguém q tenha um S9+, Note 8/9 teve problemas com a câmera telephoto?
Quando dou zoom no modo automático ou uso o modo retrato a câmera fiza fazendo barulho e a imagem fica toda desfocada e tal. Exemplo na primeira foto
https://uploads.disquscdn.c... https://uploads.disquscdn.c...
O meu S8 tá dando um bom caldo ainda, mas o armazenamento já está começando a pesar nele. Com a atualização pro Pie, deve ainda dar uma boa melhorada nele, mas não resolve o meu problema
Acho que foi uma imposição da Samsumg, "cês tem 1 semana para testar o aparelho depois me devolvam" porque realmente 1 semana e mais um hands-on alongado que Review, pior que isso e o pessoal que faz Review sem nem usar o aparelho como smartphone principal.
Caramba, meu Lumia de 2013 tinha essa opção.
Hoje fiquei sabendo que os celulares da Samsung com Snapdragon não tem bootloader desbloqueado. Fiquei chocado.
30% já pode causar transtornos num dia pós-expediente que você precisa resolver algum assunto antes de voltar pra casa.
Sobre review, faz falta também aqueles reviews pós 6 meses, um ano de uso. Às vezes é o tempo que muitos decidem comprar um flagship.
Sobre essas leituras acidentais, não tem a opção de evitar toques acidentais, ou similar, nas configurações do visor que impediria essas leituras acidentais?
Então não é preciso ativar a tela para usar o leitor de impressão?
Ainda existe o botão Home sensível a pressão? https://uploads.disquscdn.c...
Parabéns pela ótima analise, curti muito, parece que vc não esqueceu nenhum ponto a ser observado, continuem assim pessoal e força na piruca. Kkkkkkk
E mais uma vez o Android sendo o calcanhar de aquiles da autonomia. Uma bateria enorme que... não te salva de ficar sem bateria antes do final do expediente dependendo do uso.
E também vou com a turma que diz que 7 dias é pouco pra um review que de fato possa expor alguma mazela que prejudique o celular conforme o uso.
PS: inveja desse café da manhã com frutas vermelhas a rodo. Por aqui frutas vermelhas frescas é quase um luxo.
Mano review com 1 semana , acho que só eu acho isso errado, Da nem pra pega os bugs nem nada direito ..
Digo isso pq uso um zen 5 e nos primeiros 20 dias eu achava a 8 maravilha ate começa a vir uns bugs aleatorios e afins ...... Fora que a bateria no inicio era um lixo dps foi melhorando provavelmente ele foi aprendendo com meu uso e afins.
Mas fazer o que ne hoje em dia todo mundo quer tudo rapido logo teremos review de 1 dia de uso https://uploads.disquscdn.c...
Meu carinho vai pras promoções do s9+, kkk (até a black Friday devo pegar um, ainda considero um baita aparelho, apesar da bateria)
Ótimo aparelho, mas já ponho em contra o exynos usado nele. (visto testes recentes vs snapdragon. tudo bem o resto do mundo tirando os EUA se lascaram do mesmo jeito mas, adivinha quem vai comprar ele mais caro, com poder de compra bem menor...? O huesileiro)
Entendo.
Obrigado pela resposta.
🤔
Geração ímpar é o iPhone "S" da Samsung (tem sido assim desde o Galaxy S6).
Ele queria que tivesse um notebook Samsung de 1200 reais do Ricardo Eletro.
Higa, sobre esse trecho
A Samsung costuma reservar suas maiores novidades em smartphones para o Galaxy S de geração par. devo entender que a geração ímpar é apenas um refinamento ?
O Higa faz um ótimo review, abordando alguns pontos importantes. Aí o cara vem reclamar do laptop ao fundo kkkkkkkkkkkkk
Bicho ces inventam cada coisa pra reclamar kkkk
Vou olhar com carinho para o preço do S10+, que foi o único que me chamou a atenção. De todos os Samsung que tive, sempre foram com SoC Exynos e nenhum me decepcionou. Quando parti para aparelhos com Qualcomm, a experiência foi decepcionante (também outros tempos. Foi na época do 810, mas ficou o trauma). Pulei o S9 e agora minha atenção volta para o 10
PQ?
Belo review, só desnecessário esse MacBook ao fundo.
Toda vez que vejo o Paulo Higa me lembro do Cisco Ramon do seriado "The Flash". KKKKK
Brincadeiras à parte, o telefone aparenta estar sensacional, mas, acredito que deveria haver uma versão flat do modelo Plus também!
A se eu pudesse e o meu dinheiro desse