Início » Legislação » Operadoras começam a atualizar cadastro de clientes no pré-pago

Operadoras começam a atualizar cadastro de clientes no pré-pago

Anatel quer inibir cadastros de linhas pré-pagas com CPFs falsos ou inválidos

Paulo HigaPor

As operadoras começam nesta quinta-feira (18) a atualizar os dados cadastrais de clientes de planos de celular pré-pagos. Elas estão seguindo uma determinação da Anatel, que passou a exigir informações adicionais para coibir a ativação de linhas com CPFs falsos ou inválidos.

Foto via Pixabay

A lei 10.703/2003 já estabelece que as operadoras mantenham atualizado o cadastro de usuários na modalidade pré-paga, com o número de CPF ou CNPJ. O problema é que diversos registros apresentam dados incompletos ou inválidos: alguns CPFs têm mais de 50 linhas contratadas e possivelmente estão sendo utilizados indevidamente por criminosos ou por empresas de telemarketing para enviar spam.

Por isso, as operadoras serão obrigadas a fazer as mudanças no sistema de cadastro de usuários até 2020. Nesta primeira fase, os clientes com inconsistências cadastrais serão alertados por SMS, começando pelos números do DDD 62 (Goiás). A previsão é que consumidores de todos os DDDs recebam a mensagem até agosto.

Se o cliente receber o SMS, deverá entrar em contato com a central de atendimento telefônico da operadora para atualizar as informações cadastrais. Além do CPF, as operadoras poderão solicitar ainda o endereço completo com CEP. Caso os dados não sejam atualizados em até 30 dias, a linha poderá ser cancelada.

Ao longo de 2020, as operadoras deverão implantar métodos para coibir a utilização de informações falsas em novas linhas, inclusive em ativações realizadas online ou por meio de aplicativos, como nos planos Vivo Easy e Nextel Happy. Elas propõem sistemas de validação por biometria, além da criação de um portal que permitiria ao cidadão consultar quais linhas estão vinculadas com o número do CPF.

Ativação de linhas pré-pagas favorece fraudes

Atualmente, o processo de ativação de linhas pré-pagas possibilita fraudes. Um levantamento da Polícia Civil de São Paulo identificou, com base em seis operações policiais, que 90% das 500 linhas telefônicas usadas por criminosos estavam no nome de um “terceiro inocente”, uma pessoa sem ligação alguma com o crime mas que teve seus dados utilizados em cadastro de celulares.

Além disso, como é fácil adquirir um chip pré-pago e ativar a linha com dados falsos, é possível utilizar um número de celular para abrir contas em bancos, fazer compras fraudulentas ou dar calote em empréstimos em nome de outras pessoas.

Com informações: Teletime, TeleSíntese.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Ai sim... só quero saber como eles vão confirmar que é o dono do CPF com eles mesmo vazando tudo que é dado na internet...

Felipe Silva

Faz parte da proposta, tá no texto.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

pode se achar cep atrelado á cpf filho...

isso só vai barrar alguns enjaulado, 171 de buteco não.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

mas como o dono verdadeiro vai provar que é ele sendo que há dados nas interwebz que esse projeto pede?

teste do pezinho? teste de próstata/papa nicolau?

Keaton

Eu recebia essas ligações... a pessoa não entendia que não era eu. ai fiquei puto, mandei um algo como "Ah, vão se ferrar. Já falei que não sou eu, mas se não acreditam me cobrem na justiça que não vou pagar" e a pessoa que se vire... hahaha

Keaton

Deviam fazer uma lista de telefones que é registrado por cada CPF... ai tu consultava o teu e cancelava as falsas...

Gabriel Naldis

Péssimo isso, né?

johndoe1981

Recebia muita ligação de cobrança no número fixo da Vivo. Algum caloteiro cadastrou esse número e as empresas de cobrança não eliminavam o número da lista.

Ivan

Pode ser que o golpista acerte o CPF, mas não o endereço. Não seria possível um único CPF estar em vários endereços ao mesmo tempo.

Ivan

Que droga, odeio falar ao telefone.

johndoe1981

Troquei de operadora de internet, mudando também o número telefone fixo. Até pensei em fazer a portabilidade, mas recebia tanta ligação de cobrança no número antigo que acabei desistindo.

Gabriel Naldis

😂😂😂😂😂

Gabriel Naldis

Foda é minha linha cujo o final dela é (19) 9xxxx-0000, vivo recebendo tudo quanto é tipo de cobranças dos FDP que sequer conheço.

PequenoGK

nossa nem me diga, peguei um chip vivo essa semana, e recebia 20 30 ligaçoes por dia de banco, operadora de tv e seila mais o que, ainda bem que era um numero temporario e realizei a portabilidade pro meu outro numero ontem..

Marcelo

Não entendi qual vai ser a efetividade disso.... o cara recebe o sms, liga na central e passa endereço e cpf...

E ai...? no q isso vai barrar o cara de passar infos falsas?

Exibir mais comentários