Início » Telecomunicações » Vivo supera Claro/NET em velocidade de download, upload e latência, diz nPerf

Vivo supera Claro/NET em velocidade de download, upload e latência, diz nPerf

Estudo da nPerf avalia internet banda larga fixa; Claro/NET consegue se sair melhor que Vivo fora do horário comercial

Lucas Braga Por

A nPerf divulgou um relatório com medições de internet banda larga fixa das grandes operadoras do Brasil. O estudo, feito no primeiro semestre de 2019, mostra que a Vivo teve os melhores resultados de download, upload e latência. Ela também oferece as velocidades mais altas de download no horário comercial, entre 8h e 18h; mas é superada nos demais horários pela Claro/NET. Por sua vez, a Oi é a mais lenta.

banda larga

Veja os dados:

Operadora Claro/NET Oi Vivo
Velocidade de download 47,45 Mb/s 11,55 Mb/s 51,39 Mb/s
Velocidade de upload 7,27 Mb/s 2,44 Mb/s 27,52 Mb/s
Latência 45,81 ms 78,42 ms 45,7 ms

A Vivo teve os melhores resultados entre as três operadoras, principalmente quando se trata de velocidade de upload. Nos planos com acesso por tecnologia via fibra óptica, o upload corresponde a 50% da velocidade de download.

Veja também: Teste a velocidade da sua internet

Na Claro/NET, os planos de fibra óptica também oferecem upload igual a 50% da velocidade de download. No entanto, sua presença com tecnologia FTTH é bem ínfima se comparada ao cabo, no qual o upload chega ao máximo de 25 Mb/s — por isso, a velocidade média é menor. Na Oi, mesmo considerando os planos com fibra, a maior velocidade de upload é de apenas 15 Mb/s.

Já o resultado de latência foi bastante parecido entre Vivo e Claro/NET, mesmo com a última operadora utilizando conexão via cabo. A Oi, com a maioria dos clientes na tecnologia DSL, teve latência muito maior, o que pode prejudicar quem gosta de jogos online.

O estudo também aponta que a Vivo consegue oferecer as melhores velocidades de download no horário comercial, entre 8h e 18h. Nos demais horários, a Claro/NET acaba se superando e ficando mais próxima da casa de 50 Mb/s. A Oi se mantém mais constante durante todos os horários, mas em um patamar bem menor.

Velocidade média do Brasil é de 42 Mb/s

Nos testes da nPerf, a velocidade média de download no Brasil foi de 42 Mb/s, enquanto o upload médio foi de 13 Mb/s. Foram feitas mais de 1,8 milhão de medições, das quais 49,3% foram da operadora Claro/NET, 32,9% foram da Vivo, e 17,8% da Oi.

Os dados de market share condizem com os dados divulgados pela Anatel, e de acordo com a agência, mais de 33% dos acessos de internet fixa no Brasil correspondem a velocidades maiores do que 34 Mb/s.

No entanto, vale lembrar que, juntas, as pequenas operadoras estão em 2º lugar no número de clientes, sendo maiores que Vivo e Oi. O relatório da nPerf reporta apenas dados das grandes operadoras, e desconsidera medições repetidas e também aquelas feitas através de redes móveis.

Com informações: nPerf.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Farias

Precisa assinar outra de backup sim pq essas internet do brasil só por Deus viu.. cair no sábado fica o final de semana sem internet...

Rafael Moreira

Tem essas questões. No condomínio que moro é mais novo.

Trovalds

O problema é que FTTH é só pra residência. Quem mora em apartamento ou condomínio fica de fora. Por aqui mesmo o edifício tem quase 30 anos e nenhuma chance de um upgrade pra atender fibra ótica até a tomada dentro do apartamento. Quer dizer, chance até teria mas teria que passar por uma baita reforma pra remover cabo coaxial que tem aos montes sobrando em todos os andares e talvez tentar aproveitar o espaço pro upgrade. Agora convença 32 proprietários de apartamentos da necessidade disso E de quebra as empresas de telefonia de trazer a tecnologia.

Rafael Moreira

Vivo Fibra 200MB 123,99 Vitória - ES.

Rafael Moreira

Tem um mini armário dentro do condomínio para receber a fibra que vem do poste, geralmente são 2 a 3 armários para atender uma certa quantidade de apartamentos por andar.

No poste tem outro armário que chega o cabeamento de fibra, que é jogado para o mini armário dentro do condomínio. Isso ocorre com a tecnologia xDSL também.

Somente quem mora em casa que a conexão vem direto do armário do poste para a residência.

Rafael Moreira

Em algumas reg

Rafael Moreira

Tudo depende da região, aqui na Virtua de 120mb só tinha problemas de rotas, assistia alguns streaming ao vivo e só travava, Mudei para Vivo Fibra acabou o problema. Os caras não tem amarra no CGNAT, pois oferece ipv4 publico, e o modem passa para bridge também de boa.

Rafael Moreira

A tecnologia FFTH é ótima, upload então nem se fala, algo que é baixo nesses planos da Net Virtua.

Rafael Moreira

Já fui cliente GVT durante anos no link de 15mb nunca tive problemas, depois com o plano de 120mb da Virtua saindo no mesmo valor pulei fora da GVT. A vivo correu atrás e lançou Fibra em Vitória ES, não pensei duas vezes assinei o plano de 200mb.

Muito bom, não te joga em link CGNAT igual a Net, em termos de politicas não é tão enjoada quanto a Net que pode aplicar traffic shopping, e o modem da Vivo passa para bridge de boa.

Sem contar o upload que é 50% um grande diferencial, sendo que na Net o plano de 120mb oferece somente 10mb.

MaTSuBa ✔

Precisava melhorar o preço para todos!!
Acho que precisava de investimento em tds as cidades e todas operadoras seriam obrigadas a cobrir todo o território brasileiro, se quisesse se instalar no mercado brasileiro! Seria perfeito, né?!

MaTSuBa ✔

Preço bom hein! Aí sim!
Se padronizassem o preço pra todo mundo seria perfeito, né?!

MaTSuBa ✔

Se tiver tv ta bom o preço!
Acho que poderiam padronizar os preços pois é o mesmo serviço, só muda a região!

MaTSuBa ✔

Olooooko, é isso que eu não aceito! Pô que sacanagem...
Isso é abuso!
Fico muito triste de ver isso!
Mas amigo, pesquisa outra operadora ta muito caro isso aí!

MaTSuBa ✔

é apartamento, me aprece que têm armário nos blocos, pq passa poste dentro do condomínio... e no poste não têm aquelas caixas que saí várias fibras, as fibras eles ligam dentro de um armário no bloco... deve ser por isso!

MaTSuBa ✔

Torço muito pra que todo o país seja atendido de forma igual em todos os estados! Assim todos poderão ter uma internet digna por um preço compatível!

Exibir mais comentários