Google Fotos ganha seção Memórias parecida com Instagram Stories

Google Fotos para iPhone e Android reúne fotos e vídeos antigos em seção Memórias; você decide se compartilha ou não

Felipe Ventura
• Atualizado há 3 anos
Google Fotos - memórias

O Google Fotos adotou um recurso que lembra os stories do Instagram e Snapchat: o aplicativo para iPhone e Android está recebendo a nova seção Memórias, que reúne fotos e vídeos de um determinado período (um ano atrás, dois anos atrás) e os exibe em tela cheia no celular. Essas coleções são geradas automaticamente e ficam disponíveis apenas para você — mas é possível compartilhá-las.

A seção Memórias começou a aparecer para usuários do Google Fotos nesta semana. Ela fica na parte superior da galeria, no formato de ícones redondos que você conhece do Facebook e Instagram Stories. O app usa aprendizado de máquina para reunir fotos e vídeos de anos anteriores: dessa forma, ele dá prioridade para imagens de maior qualidade e desconsidera itens duplicados.

“Embora você reconheça esse formato de stories das redes sociais, essas memórias são suas mídias pessoais, apresentadas em particular para você”, explica o Google. As fotos e vídeos não serão exibidas para seus amigos a menos que você toque no botão Compartilhar e escolha os contatos que terão acesso à coleção.

É possível que o Google Fotos resgate alguma lembrança que você não queira reviver, como um ente querido que faleceu ou um ex-namorado(a). Por isso, há a opção de ocultar certos períodos ou pessoas (graças ao reconhecimento facial). O aplicativo também permite desativar completamente esse recurso.

Google Fotos - memórias

O Google não teve muito sucesso em redes sociais, então não teve muitos lugares onde usar os stories. No entanto, a empresa não ficou de fora dessa: o YouTube tem Histórias nos aplicativos para Android e iOS; e tornou a busca mais visual com o AMP Stories.

O Google Fotos também promete que, nos próximos meses, ficará mais fácil enviar fotos para seus amigos ou familiares: as imagens “serão adicionadas a uma conversa particular em andamento”. Espero que seja algo menos bagunçado que a atual aba Compartilhar; eu tenho uns 20 álbuns compartilhados com minha mãe, e seria bacana centralizar isso.

Com informações: Google.

Leia | Como recuperar fotos e vídeos apagados do Instagram Stories, Feed ou Reels

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.