Início » Aplicativos e Software » Instagram libera Direct (DMs) na versão web para alguns usuários

Instagram libera Direct (DMs) na versão web para alguns usuários

Instagram Direct na web para desktop permite ver mensagens e iniciar novas conversas; recurso será distribuído aos poucos

Felipe Ventura Por

Já não era sem tempo: após quase um ano de testes internos, o Instagram agora permite que alguns usuários acessem as DMs do Direct através do navegador web para desktop. É possível ver suas mensagens, iniciar novas conversas individuais ou em grupo, dar duplo clique para curtir e mais. A empresa diz que o recurso será distribuído aos poucos para “garantir que funcione bem”.

Instagram Direct na web

Adam Mosseri, CEO do Instagram, avisou nesta terça-feira (13) através do Twitter que “começamos a testar o Direct na Web para computadores; é apenas para uma pequena porcentagem de pessoas no momento – precisamos garantir que funcione bem – mas esperamos levar isso a todos em breve”.

Segundo o TechCrunch, o Instagram Direct na web exibe notificações quando chegarem novas mensagens, mostra toda a caixa de entrada, permite iniciar novas conversas individuais ou em grupo, dá a opção de enviar fotos (não de salvá-las) e deixa clicar duas vezes para curtir. Também é possível compartilhar posts do feed em uma DM.

Em fevereiro de 2019, a desenvolvedora Jane Manchun Wong revelou que o Instagram estava testando uma versão web do Direct; na época, somente alguns funcionários tinham acesso à ferramenta. Então, em outubro, ela descobriu mais pistas de que o Direct na web seria lançado. Demorou, mas enfim chegou está chegando.

instagram dm web desktop

Instagram Direct pode dificultar integração com WhatsApp

No entanto, ficou uma dúvida no ar: Mark Zuckerberg prometeu que as mensagens do Instagram, Messenger e WhatsApp seriam criptografadas de ponta a ponta e interoperáveis. Ou seja, você poderia usar o Instagram para mandar um alô a um contato do WhatsApp sem trocar de aplicativo.

Alex Stamos, ex-chefe de segurança do Facebook, nota que o Instagram Direct na web dificulta essa tarefa: ele não é um espelho das suas mensagens no celular como o WhatsApp Web; o site funciona independentemente do aplicativo para iPhone e Android.

“Isso vai contra o objetivo anunciado de compatibilidade criptografada de ponta a ponta entre Facebook, Instagram e WhatsApp”, explica Stamos no Twitter. “Ninguém criou um mensageiro confiável na web com esse tipo de criptografia, e eu estava esperando que eles removeriam suporte à versão web do FB Messenger.”

Vale notar que, segundo um desenvolvedor do Facebook, o Messenger pode levar anos para ter criptografia por padrão: “a adição de criptografia de ponta a ponta a um sistema existente é incrivelmente desafiadora e envolve repensar fundamentalmente quase tudo”.

Com informações: TechCrunch.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Willyam Calheiros (@pedrowillyam)

A última pá de cal foi jogada no app do Instagram para Windows.

LekyChan (@LekyChan)

Me admira uma função dessas, tão basica, ainda não ter no instagram que é um site grande.