Como ver sites e aplicativos em que usei Facebook Login
Saiba onde encontrar os sites e aplicativos que o Login do Facebook foi usado para criar um cadastro
O Login com o Facebook é uma forma de criar um cadastro rapidamente em algum site ou aplicativo sem precisar preencher um formulário. Se sua intenção é excluir o Facebook ou apenas ver em quais sites fez a inscrição com a rede social e tem acesso à sua conta, veja como encontrar os sites e aplicativos nos quais essa forma de login foi usada.
O que é o Facebook Login
Também conhecido como Oauth, o “Login com Facebook” é um recurso que permite que sites e aplicativos implementem esse método de cadastro para facilitar o ingresso de novos usuários.
Assim como o Login com Google, a ferramenta substitui o formulário de cadastro tradicional — o ato de preencher o nome completo, e-mail, data de nascimento e outros dados — para pegar essas informações com o Facebook, a partir de autorização expressa do usuário.
Uma vantagem de usar o login com a rede social é que os acessos ficam centralizados com uma conta, a partir da vinculação com o perfil da rede social. O usuário só precisa se preocupar com a segurança dessa conta do Facebook.
Por outro lado, acaba criando uma dependência da plataforma para fazer o login em outros sites e aplicativos: se excluir o Facebook, o cadastro nesses sites também vai embora.
Por essas e outras, veja em quais sites você já fez usou o Facebook Login.
Ver os sites e apps que usei o Facebook Login
- Acesse sua conta pelo site facebook.com;
- Clique na seta, no canto superior esquerdo, ao lado do botão de notificações;
- Clique em “Configurações e privacidade” e depois em “Configurações”;
- Na coluna da esquerda, selecione a seção “Aplicativos e sites”.
A página estará dividida em três seções: ativos, expirados e removidos.
- Os itens ativos são os sites ou aplicativos que o Facebook Login foi usado recentemente. Eles ainda podem solicitar informações do usuário ao Facebook.
- Os expirados são os que não tiveram acesso nos últimos 90 dias. Eles ainda podem ter as informações sobre o usuário, mas não podem mais solicitar dados adicionais, a menos que o login no site ou app seja feito de novo.
- Já os removidos são aqueles que não estão mais vinculados à conta da rede social, mas ainda podem ter informações sobre o usuário, porém não recentes. Eles também não podem solicitar mais dados ao Facebook.
Ao clicar em “Ver e Editar” em um dos sites da lista, dá para conferir quais informações o Facebook compartilha com eles. É possível desativar os itens que não são obrigatórios para manter a conexão, limitando os dados que são fornecidos.
Contudo, ao fazer isso, alguns recursos do site podem parar de funcionar. Por exemplo: ao remover o acesso do Spotify à lista de amigos, não dará para ver a atividade deles no Spotify.
Para remover um item, basta marcar a caixa de seleção ao lado de cada item e clicar em “Remover”.