Início » Telecomunicações » Banda larga da Claro e NET fica fora do ar nesta quarta-feira (25)

Banda larga da Claro e NET fica fora do ar nesta quarta-feira (25)

Clientes de banda larga da Claro e NET relatam dificuldades de acesso nesta quarta-feira (25); saiba como solucionar a falha

Lucas Braga Por

Diversos clientes da Claro e NET apresentam relatos com falhas no serviço de banda larga fixa. Embora não atinja todos os acessos, a indisponibilidade chega a múltiplos estados e pode estar relacionado a uma queda no servidor de DNS da empresa.

Atualização às 21h: a operadora informou a normalização do serviço e enviou ao Tecnoblog a seguinte nota: “A Claro informa que todos os serviços estão funcionando normalmente. Na tarde desta quarta-feira, alguns clientes podem ter sentido instabilidade em função de um ajuste em um provedor. A operadora conta com uma rede moderna e está preparada para atender a demanda.”

Segundo o DownDetector, plataforma colaborativa que coleta registros de indisponibilidade, a falha da banda larga da Claro e NET se concentra nas regiões Sudeste e Sul, além de pontos isolados no Distrito Federal e Bahia:

Mapa de calor com indisponibilidade de acessos da banda larga da Claro/NET

Pico de relatos de indisponibilidade no Downdetector

Nos comentários, usuários relatam que o acesso é corrigido ao substituir o DNS por outro, como o do Google, CloudFlare ou OpenDNS. O DNS tem a função de traduzir um endereço (tecnoblog.net) para um IP (104.25.134.33). Se o serviço for instável, o acesso a um site qualquer poderá ficar mais lento ou não funcionar.

Aprenda a trocar o DNS

Existem duas formas de alterar o DNS. A melhor delas é mudar no painel do seu roteador, que irá resolver os problemas em todos os dispositivos da rede.

Caso você não tenha acesso ao painel de administração do roteador, pode fazê-lo diretamente no seu dispositivo.

Qual DNS escolher?

No geral, os servidores do Google, OpenDNS, CloudFlare e GigaDNS costumam ser os mais populares:

  • Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4
  • OpenDNS: 208.67.222.222 e 208.67.220.220
  • CloudFlare: 1.1.1.1 e 1.0.0.1
  • GigaDNS: 189.38.95.95 e 189.38.95.96

No entanto, nem todo DNS apresenta boa performance – vale verificar a performance de cada servidor para a sua banda larga.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Gabriel de Borba (@Wellington_Gabriel)

Aqui em Goiânia caiu!

@ksio89

Olha aí o que eu falei, a operadora irresponsável vai fazer marketing e aumentar velocidade sem ter infraestrutura para isso. A Claro tá se queimando legal com essa decisão, as queixas contra o serviço só se acumulam. Tudo bem que se o DNS do provedor cair cai pra clientes de fibra também, mas esses problemas de lentidão e instabilidade acontecem mais com tecnologia de HFC, que sofre há tempos com o problema de saturação dos nodes.

Fernando Val (@fval)

O modem da Net daqui de casa não permite alterar as entradas de DNS.

O da TIM permite e já está com CloudFlare primário e Google secundário há tempos. Mas infelizmente o TIM Live está fora há 6 dias em todo meu bairro porque furtaram o cabo e ainda não lançaram cabo novo.

imhotep (@imhotep)

Foi só o problema de DNS?
Não senti nenhuma oscilação aqui.
Mas há muito já uso os DNS do Google…então não me afetou nesse sentido.

🤷‍♀️ (@xavier)

É fibra? É o Huawei hg8245q2? Se sim, o usuário “root” não é o administrativo e sim um com menos privilégios. Procure na internet a senha por “modelo modem (caso o modem seja diferente) senha operadora” que abrirá acesso à todas configurações e a possibilidade de alterar mais configurações.

🤷‍♀️ (@xavier)

Qual é a marca e modelo? Quais luzes estão acesas?

@ksio89

Em último caso basta fazer um reset pro modem voltar às configurações de fábrica e voltar à funcionar. Depois tente alterar os servidores DNS no próprio Windows, que eu até prefiro por ser mais fácil de reverter caso fique sem conexão após o procedimento.

Hemerson Silva (@Hemerson_Silva)

Tecnologia HFC é coringa, os nodes estão comportando bem a demanda, não esqueça que a Claro é a que mais tem clientes no país.

@ksio89

Internet via cabo da Claro é loteria, tem local que funciona bem mas tem local que é péssima. Nem perca seu tempo com atendente que só vai passar raiva, sugiro anotar protocolo e reclamar na Anatel ou Consumidor.

Pra muitos não estão não, cansei de ver prints do Speedtest de assinantes recebendo velocidade bem abaixo da contratada, além de queixas de alta latência, perda de pacotes e instabilidade na conexão. E justamente por ter mais clientes que esses problemas ocorrem, não adianta aumentar velocidade pra algumas regiões enquanto outras estão com saturação no node.

A Claro não vai investir no DOCSIS 3.1 tão cedo, pelo visto vai morrer nesse 240/20 onde o cliente tem que rezar pro node da sua região não estar saturado e pra não cair no famigerado CGNAT. Quem puder, fuja da Claro HFC e contratem provedor de fibra óptica, internet via fiação de cobre é coisa de museu. Até a Oi fibra, que aumentou upload pra 60Mbps se tornou uma opção mais interessante.

Hemerson Silva (@Hemerson_Silva)

A vantagem do DOCSIS é a questão de combo, que é imbatível no Combo Multi. Hoje eu uso Claro HFC e o serviço é muito bom, e pelo preço, é disparado o melhor custo benefício. Já tive Vivo FTTH, claro que ter um ping ligeiramente menor para o host mais próximo e ter upload mais alto é algo a ser considerado, mas para mim não seria um diferencial (rotas da Claro são melhores que da Vivo, por exemplo). A Oi até tem essa fibra porém a representatividade no mercado é vergonhosa. Minha região tem DOCSIS 3.1, apesar de meu plano ser em 3.0, (3.1 só no plano de 500mbps).
E 240/20 é mais do que suficiente, muitos clientes querem bilhões de Mbps apenas para se aparecer em testes e ver bater km em downloads, sem ter proveito total disso (claro que é interessante, mas não é essencial). Em breve a Claro atualizará os planos atuais, um plano acima de 300mbps está por vir na cartela do HFC atual, e essa tecnologia está pronta para evoluções. Obviamente que novas cidades estão entrando com FTTH mas onde há HFC você consegue evoluir através dos novos protocolos.
E o problema de saturação do node é aquilo, todas as operadoras tem seus lugares bons e lugares podres, com a Claro não é diferente.

@ksio89

Não poderia discordar mais do seu comentário. Cara, 200 ou 240 Mbps de download concordo que são suficientes, mas 20 Mbps de upload é muito pouco. Não é questão de se exibir em benchmark não, é porque é pouco mesmo, não tem o que discutir.

Eu senti mais a diferença agora que estou em casa nessa quarentena, você enviar arquivos pra nuvem e compartilhar torrents a 60Mbps é muito mais rápido.
E pra quem é YouTuber, upload é essencial sim pra enviar vídeos gravados, isso é fato. Até minha mãe comentou como ficou mais rápido enviar vídeos no WhatsApp. Se isso não é tirar proveito de upload mais rápido pra você, então não sei o que é.

E pode esperar deitado a Claro aumentar upload nos planos de HFC, mesmo o de 500Mbps em DOCSIS 3.1 o upload é uma piada, não era nem 50Mbps pelo que me lembre. E com essa crise pode esquecer qualquer investimento nessa tecnologia, o foco agora da empresa é fibra. Eu levanto as mão e dou graças a Deus da Oi ter instalado fibra aqui.

Hemerson Silva (@Hemerson_Silva)

Eu fico com o Combo Multi mesmo, preço imbatível e custo x benefício excelente. Tinha Vivo Fibra aqui FTTH, mas os combos não são atrativos.
Para o usuário comum, 20mbps são muito bem vindos, essa de ficar compartilhando torrent é algo que só existe nessas discussões na internet, a esmagadora maioria não utiliza isso.
Como não sou YouTuber, mais um ponto a favor sobre o que eu disse.
E sobre aumentar upload, conheço bastante do HFC, eu sei que ela não aumentará o upload tão cedo, até porque é da tecnologia (pelo menos em algum dia chegar o DOCSIS 4.0, mas isso é para um futuro não tão perto). O upload do 500mbps fica em 25mbps, o que é baixo em relação ao download, mas completamente usável.
No uso comum, DUVIDO você sentir diferença entre um plano 200/100 ou 300/150 (que eu tive aqui com a Vivo anteriormente) e um plano 240/20 da Claro.

Júnio Andrade (@Junio_Tk2)

Estou com a claro fibra há 5 dias.
Recém implantada aqui na minha cidade.
Não tive problemas de navegação, mas não consegui usar o TeamViewer.
Tive que mudar pro wi-fi da antiga operadora, que ainda não tirei.

🤷‍♀️ (@xavier)

TeamViewer está com problemas nas contas free, foi apenas coincidência não funcionar na rede da Claro.

Júnio Andrade (@Junio_Tk2)

Faria sentido…
Mas porque teria voltado a funcionar instantaneamente ao mudar de rede wi-fi?

Exibir mais comentários