Início » Telecomunicações » Banda larga da Claro e NET fica fora do ar nesta quarta-feira (25)

Banda larga da Claro e NET fica fora do ar nesta quarta-feira (25)

Clientes de banda larga da Claro e NET relatam dificuldades de acesso nesta quarta-feira (25); saiba como solucionar a falha

Lucas Braga Por

Diversos clientes da Claro e NET apresentam relatos com falhas no serviço de banda larga fixa. Embora não atinja todos os acessos, a indisponibilidade chega a múltiplos estados e pode estar relacionado a uma queda no servidor de DNS da empresa.

Atualização às 21h: a operadora informou a normalização do serviço e enviou ao Tecnoblog a seguinte nota: "A Claro informa que todos os serviços estão funcionando normalmente. Na tarde desta quarta-feira, alguns clientes podem ter sentido instabilidade em função de um ajuste em um provedor. A operadora conta com uma rede moderna e está preparada para atender a demanda."

Segundo o DownDetector, plataforma colaborativa que coleta registros de indisponibilidade, a falha da banda larga da Claro e NET se concentra nas regiões Sudeste e Sul, além de pontos isolados no Distrito Federal e Bahia:

Mapa de calor com indisponibilidade de acessos da banda larga da Claro/NET

Pico de relatos de indisponibilidade no Downdetector

Nos comentários, usuários relatam que o acesso é corrigido ao substituir o DNS por outro, como o do Google, CloudFlare ou OpenDNS. O DNS tem a função de traduzir um endereço (tecnoblog.net) para um IP (104.25.134.33). Se o serviço for instável, o acesso a um site qualquer poderá ficar mais lento ou não funcionar.

Aprenda a trocar o DNS

Existem duas formas de alterar o DNS. A melhor delas é mudar no painel do seu roteador, que irá resolver os problemas em todos os dispositivos da rede.

Caso você não tenha acesso ao painel de administração do roteador, pode fazê-lo diretamente no seu dispositivo.

Qual DNS escolher?

No geral, os servidores do Google, OpenDNS, CloudFlare e GigaDNS costumam ser os mais populares:

  • Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4
  • OpenDNS: 208.67.222.222 e 208.67.220.220
  • CloudFlare: 1.1.1.1 e 1.0.0.1
  • GigaDNS: 189.38.95.95 e 189.38.95.96

No entanto, nem todo DNS apresenta boa performance – vale verificar a performance de cada servidor para a sua banda larga.

Comentários da Comunidade

13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Gabriel de Borba

Aqui em Goiânia caiu!

@ksio89

Olha aí o que eu falei, a operadora irresponsável vai fazer marketing e aumentar velocidade sem ter infraestrutura para isso. A Claro tá se queimando legal com essa decisão, as queixas contra o serviço só se acumulam. Tudo bem que se o DNS do provedor cair cai pra clientes de fibra também, mas esses problemas de lentidão e instabilidade acontecem mais com tecnologia de HFC, que sofre há tempos com o problema de saturação dos nodes.

Fernando Val

O modem da Net daqui de casa não permite alterar as entradas de DNS.

O da TIM permite e já está com CloudFlare primário e Google secundário há tempos. Mas infelizmente o TIM Live está fora há 6 dias em todo meu bairro porque furtaram o cabo e ainda não lançaram cabo novo.

imhotep

Foi só o problema de DNS?
Não senti nenhuma oscilação aqui.
Mas há muito já uso os DNS do Google…então não me afetou nesse sentido.

Felipe

É fibra? É o Huawei hg8245q2? Se sim, o usuário “root” não é o administrativo e sim um com menos privilégios. Procure na internet a senha por “modelo modem (caso o modem seja diferente) senha operadora” que abrirá acesso à todas configurações e a possibilidade de alterar mais configurações.

@ksio89

Em último caso basta fazer um reset pro modem voltar às configurações de fábrica e voltar à funcionar. Depois tente alterar os servidores DNS no próprio Windows, que eu até prefiro por ser mais fácil de reverter caso fique sem conexão após o procedimento.

Hemerson Silva

Tecnologia HFC é coringa, os nodes estão comportando bem a demanda, não esqueça que a Claro é a que mais tem clientes no país.

Hemerson Silva

A vantagem do DOCSIS é a questão de combo, que é imbatível no Combo Multi. Hoje eu uso Claro HFC e o serviço é muito bom, e pelo preço, é disparado o melhor custo benefício. Já tive Vivo FTTH, claro que ter um ping ligeiramente menor para o host mais próximo e ter upload mais alto é algo a ser considerado, mas para mim não seria um diferencial (rotas da Claro são melhores que da Vivo, por exemplo). A Oi até tem essa fibra porém a representatividade no mercado é vergonhosa. Minha região tem DOCSIS 3.1, apesar de meu plano ser em 3.0, (3.1 só no plano de 500mbps).
E 240/20 é mais do que suficiente, muitos clientes querem bilhões de Mbps apenas para se aparecer em testes e ver bater km em downloads, sem ter proveito total disso (claro que é interessante, mas não é essencial). Em breve a Claro atualizará os planos atuais, um plano acima de 300mbps está por vir na cartela do HFC atual, e essa tecnologia está pronta para evoluções. Obviamente que novas cidades estão entrando com FTTH mas onde há HFC você consegue evoluir através dos novos protocolos.
E o problema de saturação do node é aquilo, todas as operadoras tem seus lugares bons e lugares podres, com a Claro não é diferente.

Hemerson Silva

Eu fico com o Combo Multi mesmo, preço imbatível e custo x benefício excelente. Tinha Vivo Fibra aqui FTTH, mas os combos não são atrativos.
Para o usuário comum, 20mbps são muito bem vindos, essa de ficar compartilhando torrent é algo que só existe nessas discussões na internet, a esmagadora maioria não utiliza isso.
Como não sou YouTuber, mais um ponto a favor sobre o que eu disse.
E sobre aumentar upload, conheço bastante do HFC, eu sei que ela não aumentará o upload tão cedo, até porque é da tecnologia (pelo menos em algum dia chegar o DOCSIS 4.0, mas isso é para um futuro não tão perto). O upload do 500mbps fica em 25mbps, o que é baixo em relação ao download, mas completamente usável.
No uso comum, DUVIDO você sentir diferença entre um plano 200/100 ou 300/150 (que eu tive aqui com a Vivo anteriormente) e um plano 240/20 da Claro.

Júnio Andrade

Estou com a claro fibra há 5 dias.
Recém implantada aqui na minha cidade.
Não tive problemas de navegação, mas não consegui usar o TeamViewer.
Tive que mudar pro wi-fi da antiga operadora, que ainda não tirei.

Júnio Andrade

Faria sentido…
Mas porque teria voltado a funcionar instantaneamente ao mudar de rede wi-fi?

Exibir mais comentários
Participe da discussão