DSLR ou Mirrorless; qual a diferença?
DSLR ou Mirrorless? Anos de experiência e solidez versus seguir a leveza de algo novo. Confira o comparativo e acerte na escolha
Profissional ou amante de fotografia, não importa, uma pergunta sempre assombra sua mente: DSLR ou Mirrorless, qual câmera escolher? Investir em um novo equipamento é garantia de captura de melhores imagens?
Você já viu por aqui o que é uma câmera DSLR e uma Mirrorless. A verdade é que ambas possuem sistemas de alta performance e pontos positivos fortes a considerar. Mas relaxa, que hoje tem um resuminho bacana pra você decidir em qual e se vale a pena investir em um novo equipamento.
DSLR ou Mirrorless, qual câmera escolher?
Primeiramente é preciso entender e reconhecer suas reais necessidades fotográficas. Qualidade e versatilidade estão certamente no topo da lista. Tenha certeza de existem muitas DSLRs e câmeras Mirrorless que se adequam a praticamente qualquer tipo de fotógrafo. Ter consciência se seu foco é profissional ou lazer e viagens ajuda muito. Planejar e conhecer a sua rotina já é metade do caminho.
Adquirir uma câmera DSLR ou uma Mirrorless costumava ser uma pergunta mais simples. A resposta praticamente se resumia entre dividir o mundo entre quem era profissional – ou pensava em se tornar um. Daí quem queria uma câmera que produzisse imagens com a melhor qualidade possível, adquiria uma DSLR. Se era um consumidor mais preocupado com o peso e do que necessariamente com a qualidade da imagem, a Mirrorless era perfeita.
Contudo, o mercado evoluiu tanto que hoje essa análise não funciona bem e talvez no passado tenha sido um tanto limitada. A diferença entre os dois tipos de câmera começa com indícios já pelo nome.
DSLR significa Digital Single Lens Reflex. Simplificando, isso quer dizer que depois que a luz passa pela lente, ela atinge um espelho angulado a 45 graus. A luz dispara para cima e para dentro de um visor que, quando você olha para ela, mostra exatamente o que a lente está vendo naquele momento. Um verdadeiro caminho óptico.
Já em uma câmera Mirrorless – surpresa! – não tem espelho. Em vez disso, a luz passa pelas lentes, diretamente no sensor, onde é processado e, quase simultaneamente, exibido no monitor na parte traseira da câmera ou em um monitor muito pequeno – um visor eletrônico (EVF) na parte superior. Quando você pressiona o botão do obturador, a câmera grava o que está no sensor naquele momento.
A retirada do espelho tradicional nas Mirrorless, no entanto, leva a várias vantagens. As câmeras sem espelho não precisam de um visor óptico complicado ou de um espelho grande para refletir a luz, o que significa que podem ser muito menores e mais leves. Alguns trabalhos, como o foco automático, podem ser realizados no próprio sensor, levando a tempos de leitura muito rápidos, o que podemos dizer que algumas câmeras sem espelho são capazes de obter desempenho ‘sobrenatural’.
Também estamos vendo mais e mais câmeras sem espelho com sensores de quadro inteiro; portanto, no final, não há diferença discernível entre a saída de uma câmera Mirrorless e a de uma DSLR tradicional.
Se você está confuso em como avaliar tantos detalhes, siga o nosso comparativo:
DSRL | Mirrorless | |
Usuários iniciantes | A experiência pode ser frustrante para totalmente iniciantes e o usuário ficar refém do modo automático. Pode acabar investindo muito e fazendo uso de poucos recursos. | Indicada para iniciantes. |
Usuários profissionais | Indicada para profissionais. | Indicada para profissionais. |
Qualidade de imagem | Resultado em alta qualidade. | Resultado em alta qualidade. |
Presença de pentamirror | Presente nas câmeras mais baratas. | — |
Presença de pentaprisma = melhores resultados | Presente somente nas câmeras mais caras (mais pesadas). | — |
Viewfinder | — | Na ausência do espelho, é onde se formará a imagem. |
Praticidade na troca de lentes |
Deve ser feita com os devidos cuidados, com uso do borrifador de ar. O espelho protege de poeira e danos maiores. |
Deve ser feita com o dobro de cuidado e, se possível, nunca sem o borrifador de ar.
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Peso | Mais pesadas, média de 650g. | Mais leves, média de 200g. |
Espelho | Presente | — |
Sistemas de lentes intercambiáveis | Sim. | Sim. |
Bateria | Dura mais tempo por estar em corpos que abrigam baterias maiores. Podem fazer mais de 1200 fotos por bateria. |
Baterias menores, durabilidade menor. Somente algumas Sonys fazem 700 fotos por bateria. A maioria faz uma média de 400 fotos.
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Luz | A luz dispara para cima e para dentro de um visor que, quando você olha para ele, mostra exatamente o que a lente está vendo naquele momento. |
A luz passa pelas lentes diretamente no sensor, onde é processado e, quase simultaneamente, exibido no monitor na parte traseira da câmera ou em um monitor muito pequeno – um visor eletrônico (EVF) na parte superior.
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Tamanho | São maiores e volumosas, embora isso possa ajudar ao fotografar com grandes lentes telefoto, ajudando a equilibrar o peso. |
Geralmente são menores, mas em alguns casos as lentes podem ser tão grandes quanto as das DSLRs. Contudo, câmeras sem espelho são tão grandes quanto DSLRs de nível equivalente.
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Lentes | Grande variedade. A Canon tem aproximadamente 150 lentes. |
Número mais restrito. A Sony tem aproximadamente 80 lentes – mais caras, porém, é possível adaptar com lentes DSLR.
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Visão real da cena fotografada | Somente olhando no visor traseiro. |
Pelo visor visor de captura é possível ver a imagem com clareza, sem interferência do Sol, por exemplo, como ocorre no visor digital traseiro.
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Visão da foto na tela | Com ajustes mais complexos, o resultado visto no momento do clique pode ser bem diferente do resultado no visor traseiro. Exige maior entendimento de fotômetro, iluminação e demais ajustes. |
Visão real, independente de onde for observada a cena para captura da imagem. O que você vê é a foto.
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Privacidade | O famoso som de “clique” sempre estará presente no dia a dia de trabalho. |
Tem a opção de silenciar, aumentando a discrição.
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Vídeo | Oferecem recursos de vídeo, mas o foco é a fotografia. |
Quase todas filmam em 4K, com opção, até de câmera lenta e vários outros recursos.
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Velocidade | Podem fazer uma média de 5 fotos por segundo. | Podem fazer mais de 10 fotos por segundo. |
Pois é, agora basta cruzar esta tabela com suas prioridades e seguir por aí recortando o mundo.
Com informações: Tom’s Guide.