Início » Aplicativos e Software » Como usar a conta comercial do Instagram [Guia para Iniciantes]

Como usar a conta comercial do Instagram [Guia para Iniciantes]

Saiba como usar a conta comercial do Instagram; essa modalidade entrega diversas ferramentas interessantes para empresas

Wagner Pedro Por

Diversas empresas utilizam o Instagram para alcançar mais clientes e divulgar seus produtos. A própria rede social entendeu isso e, em 2016, criou uma modalidade de conta específica para quem deseja fazer negócios. Abaixo, vou te explicar como usar a conta comercial do Instagram.

Aplicativo do Instagram (Imagem: Kate Torline/Unsplash)

Aplicativo do Instagram (Imagem: Kate Torline/Unsplash)

O que é uma conta comercial

Essa modalidade, chamada de “Instagram for Business”, tem um objetivo simples: disponibilizar recursos extras para empresas, lojas, empreendedores, criadores de conteúdo ou qualquer pessoa que queira dar visibilidade a algum serviço ou produto através do Instagram.

Habilitando a conta comercial, a plataforma entrega automaticamente algumas ferramentas que facilitam e melhoram o trabalho desses perfis, como um gerenciador de anúncios e um menu dedicado a métricas, por exemplo.

Como mudar para uma conta comercial

  1. Abra o aplicativo do Instagram — ele está disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS);
  2. Toque em sua foto de perfil no canto inferior direito;
  3. Toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior direito;
  4. Toque em “Configurações” para abrir as opções;Processo para mudar para uma conta comercial no Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)
  5. Toque na opção “Conta”;
  6. Toque em “Mudar para conta profissional”;
  7. Toque no botão “Continuar”;
  8. Escolha a categoria que descreve a conta e depois toque em “Concluir”;
  9. Informe se você é uma empresa ou criador de conteúdo e depois toque em “Avançar” para concluir.

Como reverter a mudança

  1. Toque em sua foto de perfil no canto inferior direito;
  2. Toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior direito;
  3. Toque em “Configurações”;
  4. Toque na opção “Conta”;
  5. Toque em “Mudar de tipo de conta”;
  6. Selecione “Mudar para a conta pessoal”;
  7. Toque em “Reverter” para finalizar.

Benefícios de uma conta comercial

Levando em consideração que essa conta é voltada para empresas, há vários diferenciais interessantes com relação ao perfil pessoal. Por isso, muitas pessoas acabam apostando nessa modalidade mesmo sem ter nenhum tipo de negócio, apenas para aproveitar os benefícios.

Especificação da conta

Quando você cria uma conta comercial no Instagram, é possível escolher a categoria do perfil — serviço local, blog pessoal, músico, artista ou criador de conteúdo, por exemplo. Esse recurso pode ser bastante útil para atrair novos seguidores. Afinal, assim que alguém ver seu perfil pela primeira vez, já saberá do que ele trata.

Métricas

Usando uma conta comercial, você também consegue ter acesso ao Insights. Essa ferramenta disponibiliza dados mais detalhados sobre uma determinada postagem, como o alcance, impressões, visitas ao perfil e muitos mais. Assim, é possível ter uma análise completa daquilo que os seguidores realmente gostaram.

O Insights também fornece dados do público que acessa o perfil, como gênero, idade e localização. Além disso, a ferramenta ainda mostra em quais dias e horários os seguidores costumam ser mais ativos. Dessa forma, você consegue descobrir exatamente qual o melhor momento para postar no Instagram.

Botões de contato

Esse é outro recurso disponível em uma conta comercial. Como o próprio nome sugere, os botões de contato (ou botões de ação), tem o objetivo de incentivar os seguidores a entrar em contato com seu negócio, seja por e-mail, telefone comercial ou até mesmo pelo WhatsApp.

Criador de anúncios

Assim que um perfil comercial é habilitado, o Instagram permite criar anúncios para alavancar as publicações, ganhar novos seguidores e possíveis clientes. O processo pode ser feito tanto no gerenciador de anúncios do Facebook quanto no próprio aplicativo da rede social.

Instagram Checkout

Por mais que não esteja disponível no Brasil, pelo menos por enquanto, o Instagram Checkout só funciona em contas comerciais. Esse recurso permite que empresas vendam diretamente na plataforma, eliminando a necessidade de concluir o processo em um site dedicado. Caso queira saber mais detalhes, confira o artigo que explica como funciona o Instagram Checkout para compras no app.

Pronto, agora você já sabe o que é uma conta comercial no Instagram, como fazer a mudança para essa modalidade e seus principais benefícios com relação ao perfil pessoal.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando