Veja como pode ser a nova Central de Programas do Ubuntu
Empenhada em tornar o Ubuntu cada vez mais atrativo tanto para o usuário comum quanto para empresas, a Canonical vem fazendo um trabalho constante de redesign de suas ferramentas e programas para torná-los mais bonitos e, principalmente, mais simples de usar (algo que, diga-se de passagem, faz muita falta em vários projetos livres). A bola da vez para o Ubuntu 11.10 é a Central de Programas, que ainda está em desenvolvimento mas já mostra melhorias visíveis.
Para mostrar as mudanças que vem acontecendo, um redator do OMG! Ubuntu puxou o último código em desenvolvimento da Central de Programas e postou algumas imagens de como as coisas estão atualmente. É importante lembrar que essas imagens mostram um programa ainda em desenvolvimento, e obviamente muita coisa pode mudar entre essa versão e a definitiva, que deve sair em outubro desse ano.
Logo ao abrir o programa, já notamos uma boa diferença no visual. Embora esse bloco laranja quase no topo pareça meio feio, perceba que essa área é rotativa e mostrará banners com programas em destaque e anúncios da Canonical
Um zoom no aplicativo mostra melhor o cuidado que vem sendo tomado com a aparência do sistema. Além de se integrar melhor ao Unity, é notável perceber que aos poucos a Canonical vai aprendendo o que a Apple já sabe há anos: um sistema que funciona é importante, mas apresentação também é vital.
Outra mudança interessante (e ótima para ambientes empresariais) é uma tela com o histórico de atualizações e novas instalações realizadas. Ótimo para saber se está tudo correndo nos conformes:
Apenas para comparação, veja como é hoje a Central de Programas no Ubuntu 11.04
Interessante, não?