Celular Seguro: governo lança programa de recuperação de aparelhos roubados
Projeto Celular Seguro ficará mais completo a partir de ação realizada no Piauí.
Projeto Celular Seguro ficará mais completo a partir de ação realizada no Piauí.
O governo brasileiro apresentou hoje o projeto do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, que tem por objetivo ampliar a eficácia do já conhecido Programa Celular Seguro, de combate a aparelhos roubados. A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) repete a experiência exitosa do Piauí.
Por lá, uma ação do governo estadual resultou na devolução de smartphones roubados ou furtados. Isso ocorre a partir de um trabalho com as operadoras de telefonia, que enviam mensagens sempre que os aparelhos se conectam à rede. O SMS traz o alerta de que aquele telefone é fruto de ação criminosa.
As pessoas que devolvem os aparelhos roubados ou furtados não são responsabilizadas. Já os smartphones recuperados pela polícia seguem o curso normal de sanções na Justiça.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fez o anúncio do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares nesta quinta-feira (dia 1º/08) durante uma solenidade em Brasília. Foram anunciadas três fases de projeto:
A pasta informou que os seguintes estados fazem parte do primeiro grupo de trabalho para o processo de turbinar o Celular Seguro:
Apesar da solenidade desta quinta-feira, o ministério não informou o cronograma de execução das três fases do projeto.
Leia | Celular roubado? Saiba como recuperar conta do Telegram