Android 15 é lançado oficialmente, mas apenas para celulares Pixel

Google revelou nesta terça-feira a estreia do Android 15, mas apenas para os seus celulares Pixel. Brasil terá que esperar alguns meses pelo sistema operacional

Felipe Freitas

O Google lançou oficialmente nesta terça-feira (15) o Android 15 — mas só para os celulares Google Pixel. O novo sistema operacional foca em novos recursos para aumentar a privacidade do usuário. No Brasil, o Android 15 deve chegar só em 2025, provavelmente com os celulares Galaxy S25.

Alguns recursos do Android já possuem um equivalente na interface de clientes. Por exemplo, o private space, que funciona de modo similar ao Pasta Segura da One UI. Na prática, isso significa que o Android fornecerá uma opção nativa para esconder aplicativos. Só é possível acessar o espaço privado com biometria ou senha.

A ferramenta de detecção de furto, que teve seu beta estreado no Brasil, agora está presente no Android 15 — marcando o lançamento global do recurso. Ainda nessa linha de proteção contra furto e roubo, o Google liberou uma página dedicada para o bloqueio remoto do celular.

Ilustração com um celular protegido e a mensagem de "Possível roubo detectado"
Ferramenta anti-furto é lançado oficialmente com o Android 15 (Imagem: Divulgação/Google)

Android 15 mais rígido contra sideloading

O Android 15 segue permitindo a instalação de apps fora da Play Store (prática chamada de sideloading). Porém, o SO tem novas ferramentas de segurança para impedir o sideloading de aplicativos maliciosos. Entre esses recursos estão bloquear o acesso a permissões sensíveis, como ter privilégios de administrador, atuar como discador ou app de SMS e visualize as notificações.

E por falar em notificações, o Android 15 pode ser capaz de sincronizar as notificações entre dispositivos Android. Assim, se você ver a notificação de um app no tablet e depois usar o celular, este já terá limpado a notificação.

Nova melhoria para os tablets e dobráveis

Barra de tarefas e atalhos de apps para tela dividida agora são nativos do Android (Imagem: Reprodução/Google)
Barra de tarefas e atalhos de apps para tela dividida agora são nativos do Android (Imagem: Reprodução/Google)

Um recurso interessante que chegará nativamente no Android 15 é o atalho para tela dividida para tablets e celulares dobráveis. Desde o Android 14, mas apenas para os Pixel Fold e Pixel 9 Pro Fold, existe um recurso para você criar um atalho que abre dois aplicativos já em tela dividida.

Essa ferramenta economiza tempo para o usuário, que ao invés de abrir a tela de apps abertos recentemente, poderá criar diferentes atalhos para a tela dividida. Isso ajuda quem utiliza o tablet ou dobrável para estudos e trabalho. O atalho fica na barra de tarefas do dispositivo

As fabricantes de dobráveis e tablets podiam criar a própria barra de tarefas e atalhos de tela dividida. A diferença é que agora é um recurso nativo do Android 15.

Outros recursos do Android 15

  • Notificações sensíveis: será necessário usar biometria ou senha para visualizar notificações com essa classificação
  • Interface de janela para tablets
  • Nova definição de carregamento rápido
  • Maior controle de câmera para aplicativos de terceiros: isso permite que desenvolvedores tenham mais opções de como seus apps utilizarão as câmeras dos celulares, como controlar a intensidade do flash.

Android 15 vai demorar no Brasil

Se você espera o Android 15 no Brasil, infelizmente terá que esperar por um bom tempo. A Samsung, maior fabricante Android do país, só lançará a One UI 7, baseada no sistema operacional do Google em 2025 — é especulado que o lançamento será em conjunto com a linha Galaxy S25.

Porém, se você é um dos poucos brasileiros que tem um Google Pixel a atualização já deve estar preparada para o seu celular. Claro, se ele for um Pixel 6 ou superior, modelos compatíveis com o Android 15.

Com informações: Android Authority e Android Headlines

Leia | Como colocar um GIF na tela de bloqueio do Android

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.