Microsoft PC Manager agora promete mais eficiência na “limpeza” do Windows

PC Manager é um utilitário gratuito da Microsoft que otimiza o Windows 10 ou 11; nova versão chega com mais funcionalidades

Emerson Alecrim
Resumo
  • O Microsoft PC Manager é um utilitário gratuito que otimiza desempenho do Windows 10 e 11; a nova versão 3.14.x foca em limpeza de arquivos temporários.
  • Esta versão inclui medição em tempo real das taxas de download e upload da internet, além da opção de personalizar uma barra de ferramentas.
  • O PC Manager oferece funções de verificação de saúde, gerenciamento de processos, limpeza profunda, controle de aplicativos ao iniciar, e pode ser baixado gratuitamente na Microsoft Store.

A Microsoft lançou o PC Manager em 2022 como um utilitário gratuito que, entre outras funções, ajusta o desempenho dos Windows 10 e 11 de várias formas. A ferramenta vem sendo atualizada desde então. A versão mais recente chega com recursos interessantes, como um limpador de arquivos temporários mais eficiente.

Trata-se do PC Manager 3.14.x. Assim como as anteriores, a atual versão foi desenvolvida pela Microsoft da China, mas está disponível para usuários do Windows em diversos países, incluindo o Brasil (apesar de ainda não haver suporte ao idioma português no aplicativo).

As novas funções do PC Manager

Como destaca o Windows Latest, uma das novidades do PC Manager 3.14.x é uma função que mede as taxas de download e upload da sua conexão à internet, em tempo real.

Contudo, essa função só aparece na pequena barra de ferramentas (toolbar) do PC Manager, que fica visível todo o tempo quando habilitada. Para isso, basta ir em Toolbox e ativar a opção “Show toolbar on the desktop”.

Essa barra também pode ser personalizada para incluir atalhos para determinados aplicativos e funções do Windows, como captura de tela e gravação de áudio.

Outra novidade observada pelo Windows Latest é a possibilidade de colocar o PC Manager no painel de widgets do Windows 11.

Mas o incremento mais importante envolve a principal proposta do PC Manager: otimizar o desempenho do sistema operacional. Pois bem, a nova versão da ferramenta promete mais rapidez na limpeza de arquivos temporários, bem como mais eficiência na identificação deles, o que pode resultar em mais espaço de armazenamento liberado e menos processamento.

Ainda nesse sentido, o PC Manager agora pode fazer uma análise mais rápida e eficiente do uso do espaço de armazenamento e, com base nisso, sugerir medidas para melhorar o aproveitamento dessa capacidade, como remover arquivos temporários do sistema e cache de navegadores.

O que mais o PC Manager oferece?

Entre os recursos que já estavam e continuam disponíveis no PC Manager estão:

  • Health check: faz varredura para limpeza de arquivos temporários, cache de navegador, logs do sistema, entre outros. Também indica quais aplicativos iniciam junto com o sistema;
  • Process: mostra quais são os processos ativos, a quantidade de memória RAM consumida por cada um, além um botão para finalizá-los;
  • Deep cleanup: faz uma varredura mais rigorosa no sistema em busca de arquivos que podem ser eliminados para liberar espaço de armazenamento;
  • Startup: permite ativar ou desativar apps que iniciam junto com o sistema operacional;
  • PC boost: faz limpezas no sistema para liberar espaço em disco e memória RAM.

O PC Manager ainda pode acionar o antivírus do Windows, verificar atualizações no Windows Update, bloquear janelas pop-up em aplicativos, entre outras funções.

Como baixar o PC Manager

Se você quiser testar a ferramenta, saiba que o PC Manager pode ser baixado na Microsoft Store, gratuitamente. O utilitário é compatível com o Windows 10 e o Windows 11.

Para quem já tem o PC Manager instalado no computador, a atualização para a última versão é feita automaticamente, bastante abrir o aplicativo para isso ocorrer.

Leia | Como recuperar arquivos apagados da lixeira do PC

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.