Está permitido enviar fotos via Bluetooth usando um Lumia
Nokia libera função em atualização para Windows Phone.
A nova geração de smartphones Lumia não deve atrapalhar atualizações previstas para os Lumias vendidos no mercado atualmente. Bluetooth e tela inicial de acordo com o que propõe o Windows Phone 8 estão entre os recursos que a Nokia Brasil promete liberar para os aparelhos em breve, embora a fabricante não diga quando.
Não nos está claro o que a companhia quer dizer quando anuncia a compatibilidade com Bluetooth, algo que o Windows Phone normalmente não tem. O blog oficial da companhia fala em “Bluetooth para enviar arquivos de mídia do seu Nokia Lumia para qualquer outro telefone”. Arquivos de áudio? Vídeo? Documentos do Office, como questiona o site Windows Phone Brasil?
A fabricante finlandesa vai atualizar o aplicativo de compartilhamento de contatos e também vai adaptar a tela inicial para que fique mais parecida com o Windows Phone 8. Nada mal para um aparelho que, vale lembrar, está em vias de completar um ano de idade.
Aparelhos Lumia 900, Lumia 800 e Lumia 710 recebem a atualização de software nas próximas semanas. Será gradual, de acordo com a fabricante, e depende do canal de distribuição e da operadora na qual o aparelho foi registrado.
Lembro-me de ter trocado algumas ideias com um executivo de produtos na Nokia em que o assunto principal foi a chegada do Windows Phone 8. Por que comprar um Lumia atual que não receberá a atualização de plataforma com boas novidades. Além da constante desse mundo da tecnologia em que tudo precisa andar para frente, o executivo disse que os aparelhos atuais continuam atendendo aquilo que se propõe a fazer. Para consumidores tradicionais, não os supertecnológicos que leem este site, os Lumias continuam valendo a pena, na visão do profissional.
Queria ver outros fabricantes com este acompanhamento pós-venda. A Apple (sim, lá vem ele falar da Apple) garante atualizações contínuas nos smartphones, mesmo depois de velhos. A Microsoft diz em defesa própria que muitos recursos simplesmente não são compatíveis com o hardware atualmente disponível em celulares com Windows. Pena.
Pauta gentilmente sugerida pelo leitor Marco Antonio Queiroz. Valeu, Marco! Mande você também.