Não é segredo para ninguém que Steve Jobs — e consequentemente, a Apple — sempre nutriu imensa admiração pelo design elegante e limpo dos produtos da empresa Braun, tanto que diversas referências de produtos feitos pela companhia alemã nos anos 60 podem ser vistos no iPod, iMac ou Mac Pro. A Braun nunca se manifestou negativamente por conta de servir de inspiração, mas alguém na Europa Central não gostou muito da ideia de ter suas ideias surrupiadas pela empresa da maçã.
O governo suíço, quem diria, pode estar prestes a arrumar confusão com a Apple. O departamento federal de ferrovias da Suíça está acusando a empresa da maçã de usar o tradicional desenho de seus relógios no iPad, sem a devida autorização.
O relógio, criado por um designer chamado Hans Hilfiker em 1944, é considerado um ícone do serviço ferroviário e da própria Suíça, tem seus direitos autorais registrados em nome do governo local. De acordo com o jornal Blick (link traduzido com o Google), o “departamento de ferrovias já entrou em contato com a Apple para buscar um acordo jurídico e financeiro para o caso”.
“Isso é falta de educação”, afirmou o diretor do serviço de ferrovias Thomas Ferger (no que parece ser a ofensa mais grave capaz de ser proferida por um habitante do país). “Aparentemente eles não consideraram necessário pedir autorização (para usar o desenho)”, completa.
Até o momento a empresa da maçã não retornou nenhum dos contatos realizados pelo governo da Suíça e pela Mondaine, fabricantes de relógio que tem licença para produzir réplicas do icônico relógio.
Com informações: MacRumors