Motorola vai lançar smartphones com Android puro

Fabricante quer produzir aparelhos "do tamanho certo"

Rafael Silva
• Atualizado há 9 meses

Desde que foi anunciada oficialmente, a compra da Motorola pelo Google trouxe junto o rumor de que em breve um aparelho com Android puro seria lançado pela fabricante. Hoje, mais de um ano e meio após a compra, esse rumor voltou praticamente confirmado. Segundo Jim Wicks, líder de design da Motorola, a fabricante vai lançar esse ano aparelhos com “uma versão não-adulterada do Android”.

A noticia chega também com um fator que deve agradar quem não gosta do atual mercado de smartphones Android, cheio de aparelhos cada vez maiores e mais perto de serem tablets. Wicks disse, durante uma conferência, que sabe que “existem pessoas que gostam de uma tela grande, mas também existem pessoas que querem aparelhos que são ‘do tamanho certo’”.

motorola-hq

Vale lembrar que antes mesmo de ser comprada pelo Google, a Motorola chegou a fazer um dispositivo móvel com a experiência pura do Android: o tablet Xoom. Quando foi lançado, ele serviu como referencia para o Android 3.0 Honeycomb.

A expectativa de Wicks é que os aparelhos sejam lançados a partir da segunda metade do ano. Ele diz que a empresa está trabalhando no que chama de “a nova geração de smartphones” há pelo menos oito meses. E como a própria Motorola já disse antes, eles serão menos numerosos e mais focados em entregar uma boa experiência do Android.

Atualmente, a única linha de smartphones com a experiência pura do Android é a linha Nexus. Mas com sua própria fabricante no bolso, é natural que o Google recorra a ela em vez de fazer acordos de fabricação com outras potenciais concorrentes. Resta saber o que as operadoras acham da ideia de lançar um aparelho sem modificações. Essa vai ser uma barreira difícil de pular.

Com informações: PC Mag

Relacionados

Escrito por

Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.