Isso mesmo, Oi e TIM.

Quando a Anatel realizou o leilão das frequências de operação 3G, todas as operadoras assumiram um compromisso de evolução da cobertura a longo prazo. Cada operadora deveria cumprir uma lista de cidades para serem cobertas, cada qual com seu prazo. Claro e Vivo conseguiram fazer o serviço numa boa, mas Oi e TIM não cumpriram as metas de expansão.

Até abril de 2012, todas as operadoras deveriam ter cobertura em todos os municípios maiores que 200 mil habitantes. A situação apertou de verdade em abril de 2013, quando todas as operadoras deveriam cobrir 100% dos municípios maiores que 100 mil habitantes, 50% dos municípios com população entre 30 e 100 mil habitantes e 15% dos municípios com população menor que 30 mil habitantes.

A TIM cumpriu a meta de cobrir 50% dos municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes, mas falhou na meta de atender os 15% de municípios com menos de 30 mil habitantes: a operadora ficou devendo a cobertura em 410 localidades. Já a Oi deixou de cobrir 11 cidades com população entre 30 e 100 mil habitantes, bem como 415 localidades com população inferior a 30 mil habitantes.

Todas as metas impostas pela Anatel de expansão de cobertura 3G
Todas as metas impostas pela Anatel de expansão de cobertura 3G

Enquanto isso, as outras operadoras estão se dando muito bem: a Claro fechou outubro com 1.579 municípios cobertos com sua rede 3G, e a Vivo lidera a cobertura com 3.132 municípios. Em relação ao 4G, a Vivo também dispara no número de cidades cobertas: até o momento, são 69 cidades com LTE da operadora, contra 23 cidades da Claro e apenas 8 da Oi e TIM.

É fácil descobrir o motivo da lenta expansão da Oi e TIM: ambas as operadoras estão com dívidas muito altas, sendo que a TIM se encontra em uma crise de identidade sobre quem será seu real dono daqui pra frente. O mais curioso de tudo isso é que a Oi é a operadora com a maior capacidade de expansão de rede, uma vez que 75% do seu backhaul é ligado em fibra ótica. Só para efeito de comparação, a Vivo, que tem a maior cobertura 3G e 4G, tem apenas 13% do seu backhaul em fibra ótica.

Com informações: Teleco, Teletime

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados