A fórmula para uma operadora de celular ter um bom sinal é bem simples: instalar infraestrutura e um monte de antenas por aí. Com essa medida, provavelmente a empresa vai se sair bem nas avaliações da Agência Nacional de Telecomunicações. Outra opção um tanto mais controversa é essa da foto abaixo, adotada pela TIM em Brasília.

Antena móvel da TIM
Antena móvel da TIM

Uma van com uma antena móvel. Até aí, nada de absurdo, não fosse um detalhe: o carro fica permanentemente instalado ao lado do prédio da Anatel em Brasília. Pelo menos os conselheiros do órgão não percebem que o sinal da operadora deixa a desejar, já que ali tudo deve funcionar às mil maravilhas. O flagra foi feito pelo jornalista Ilimar Franco no site do jornal O Globo.

Eu conversei com a assessoria de imprensa da TIM. A operadora informou que possui nove bases móveis no Distrito Federal, em especial na região administrativa de Brasília. Lá há um maior volume de tráfego de dados e voz durante o horário comercial, por isso a van com a antena móvel. A empresa também disse que a van está devidamente licenciada pelos órgãos competentes e possui autorização do órgão que cede o espaço do terreno. Então tá.

Fica a dúvida se outras operadoras também utilizam bases móveis perto de prédios estratégicos, como os da Anatel. Pelo menos aqui em São Paulo, na única visita que fiz à sede da agência, não reparei nada suspeito.

Se você passar por uma van como essa perto de um edifício de governo, não se esqueça de mandar o flagra: thassius arroba tecnoblog ponto net.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.