Arquivo Brasil

Internet grátis nos aeroportos dura apenas 15 minutos

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Ao assumir sua posição como chefe da Casa Civil, a ministra Gleisi Hoffman logo mostrou serviço. Em uma reunião com jornalistas, um dos assuntos levantados por ela foi a disponibilidade de internet nos aeroportos brasileiros. Gleisi fez uma promessa: que a internet seria de graça a partir de julho desse ano, período em que muita gente sai de férias e recorre ao transporte aéreo. Pois bem, o Wi-Fi gratuito foi liberado nos aeroportos, mas não do jeito que a gente imaginava.

Quem passa pelos aeroportos de Guarulhos (em São Paulo) ou do Galeão (no Rio de Janeiro) logo percebe as placas da Infraero (empresa estatal que administra os terminais) avisando que ali tem internet de graça. O problema é justamente nos dizeres seguintes: a conexão está limitada a somente 15 minutos. Sim, minha gente, 15 minutos.

Ministra Gleisi prometeu Wi-Fi grátis

Assim que os poucos minutos de conexão decorrem, ela é encerrada e o usuário fica sem acesso às suas informações. Estava baixando um relatório importante? Azar o seu. Queria assistir novamente o comercial dos pôneis malditos no YouTube? Melhor esperar passar na tevê — se o Conar não proibi-lo, é evidente.

Em conversa com o Tecnoblog, uma porta-voz da Infraero explicou que os 15 minutos de conexão gratuita nos aeroportos foi uma determinação da própria ministra Gleisi. À época de suas declarações, não lembro de tomar conhecimento desse detalhe importante, mas é daí que vem o tempo máximo de permanência na conexão grátis.

Por sinal, a internet sem fio de graça não é fornecida pela empresa estatal, mas por três parceiras: Vex, Telefônica e Linktel. Elas são as fornecedoras da tecnologia.

Para utilizar o serviço é necessário fornecer o cartão de embarque num balcão especial para essa finalidade. A Infraero explicou que é feito um controle para que cada passageiro receba apenas um cartão. A empresa ainda afirma que o Wi-Fi é garantido somente nas salas de embarque.

A Infraero relatou ao Tecnoblog que pouco mais de 6,1 mil cartões foram solicitados no período de 20 de julho a 3 de agosto.

Além de Guarulhos e Galeão, o aeroporto de Brasília e o de Congonhas oferecem a internet sem fio.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque