A Microsoft lança hoje em todo o mundo o seu mais recente e aguardado sistema operacional. Ao ser anunciado no ano passado, o Windows 7 já tinha um nome melhor do que o sistema anterior, Vista. Em janeiro desse ano, ele foi disponibilizado em versões beta para usuários selecionados, que enviaram feedback para os programadores da empresa e que, por sua vez, trataram de detectar e reparar várias falhas no código. A cada versão beta liberada para download, o sistema ficava mais estável e polido. E hoje, com a liberação da versão final para consumidores, espera-se que o número de falhas seja bem menor, principalmente para diminuir o tamanho do futuro Service Pack 1.
Cada país, no entanto, tem suas peculiaridades no lançamento. No Brasil, por exemplo, usuários do Windows Vista não terão um desconto imediato para compra do 7 como ocorre nos EUA, embora a Microsoft tenha dito que estaria pensando em liberar esse programa no primeiro trimestre de 2010. Já nos países da Europa, devido a uma disputa judicial envolvendo o monopólio do Internet Explorer, a Microsoft será obrigada a vender seu novo S.O. com uma tela de escolha de navegadores. E no Japão, a rede de lanchonetes Burger King está vendendo uma versão especial do Whooper, sabor Windows 7: ele vem com 7 carnes de hamburger.
Os preços e versões do Windows 7 variam bastante, partindo do Windows 7 Home Basic, custando R$ 329, chegando até o Windows 7 Ultimate, vendido a R$ 699. Steve Ballmer, no entanto, afirma que são apenas 3 versões. O lançamento do sistema será acompanhado também da abertura de lojas personalizadas da Microsoft, com direito a setor de ajuda e resolução de problemas gerenciado pelos chamados “Windows Gurus”. Além disso, a gigante de redmond também convidou seus usuários a darem festas usando o Windows 7 como tema.
Aliado ao lançamento, vários fabricantes de computadores como HP, Dell, Lenovo, Sony e Acer também decidiram usar a data para lançar novos produtos já com o Windows 7 instalado. A expectativa é de que o novo sistema apague a má impressão deixada pelos bugs e problemas de compatibilidade que marcaram o Windows Vista.